Dados históricos de construção dos prédios da Justiça Eleitoral

10/05/2021

 

O Edifício Sede do TRE-GO faz parte do conjunto urbanístico e arquitetônico de 22 edificações que compõem a Praça Cívica e seu entorno – principal elemento do traçado urbano original de Goiânia – tombados pelo IPHAN no ano de 2003. Conforme dossiê de tombamento elaborado por este Instituto, os bens que compuseram o tombamento federal foram selecionados por meio de equipe formada por representantes de instituições governamentais, educacionais, da sociedade e consultores do IPHAN.

 

A Praça Cívica, marco urbano em que o TRE está inserido, teve sua construção iniciada em 1933 e inaugurada em 5 de julho de 1942 (IPHAN, 2002). Na praça, constituiu-se o centro administrativo da cidade, abrigando vários edifícios institucionais, entre eles o do Juízo Eleitoral, atual Justiça Eleitoral. Os prédios seguiram o estilo art decó, sob o signo da modernidade que o mesmo representava para as lideranças do período. Foi o estilo adotado pelo governo, trazido da Europa e dos Estados Unidos, adquirindo características locais, com o fim de desvincular as novas construções das representações dos antigos casarões das cidades do interior como Pirenópolis ou Goiás.

 

Com o art decó vieram uma gama de novos materiais e processos construtivos ainda não utilizados no Centro Oeste. Foi introduzido o tijolo de barro cozido, o concreto, a caiação foi substituída por revestimentos em pó de pedra, além de novos materiais de acabamento tais como os tijolos de vidro, metais, novas tonalidades de tinta, entre outros materiais.

 

O prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral foi projetado e construído seguindo estas premissas. A autoria do projeto é da Superintendência de Obras do Estado, a execução da obra foi realizada por três empresas de engenharia: inicialmente a Companhia P. Antunes Ribeiro; a partir de dezembro de 1934 a Coimbra Bueno e Pena Chaves Ltda encarrega-se dos trabalhos, sendo concluídos em 1937 pela empresa Coimbra Bueno e Cia. O prédio, que conta com piso térreo e pavimento superior, área construída de 623,54 metros quadrados, mantém parte de suas características originais, mantendo-se fachadas, volumetria, esquadrias, escadas. Passou por adaptações de acessibilidade (elevador, rampa), substituição de forro, esquadrias internas com o fim de permitir a mobilidade de seus usuários e o uso funcional dos espaços. Abriga uma biblioteca e o Memorial da Justiça Eleitoral, abertos para uso e visitação.

 

Na década de 1990, foi projetada e construída a ampliação das instalações para melhor abrigar a administração da Justiça Eleitoral, além de reforma no Edifício Sede. Foi executado no mesmo lote, entorno do prédio sede, o Anexo I que conta com piso térreo, seis pavimentos tipo e subsolo, resultando em uma área construída de 5837,90 metros quadrados, implantados em uma área de lote 2117,95 metros quadrados. O Anexo I abriga as secretarias, estacionamento no subsolo, salas administrativas e gabinetes da presidência e vice-presidência do Tribunal, auditório, plenário e áreas de apoio.

 

O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela arquiteta Lícia Camilher Machado Brandão, o projeto estrutural, pelos engenheiros civis Sebastião Muniz e Luciana Chein Muniz, a sondagem e projeto de fundações, pelo engenheiro civil Paulo César Maia, os projetos de instalações hidrossanitárias e de incêndio, pelos engenheiros civis Bartolomeu Muniz e Roger Pacheco. A obra foi executada pela construtora Eletroenge Engenharia e Construções Ltda, iniciada no ano de 1996 e o prédio inaugurado no ano de 1998, passando, nos últimos 10 anos, por reforma de espaços internos tais como auditório, plenário, adaptações de acessibilidade, modificações de leiaute dos ambientes, revitalização de fachadas, de áreas externas de circulação e estacionamento.

 

Seção de Obras e Projetos