Anexo II

10/05/2021

 

O Desembargador Edifício Messias de Souza Costa – Anexo II, compõe juntamente com o Edifício Sede, Anexo I e os Cartórios Eleitorais, a estrutura física do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em Goiânia. O prédio foi concebido para abrigo prioritário das áreas de depósito e manutenção de urnas, almoxarifado, arquivo permanente e unidades administrativas correlatas.

 

Os espaços de armazenagem localizavam-se, inicialmente, em depósito localizado no Setor Norte Ferroviário; condição que gerava limitações de acesso às instalações e mobilidade entre demais unidades do Tribunal. Por conseqüência, surgiu a demanda de construção de área que abrigasse os ambientes citados, motivando a elaboração de projetos e seleção de empresa especializada para execução da obra.

 

Situado na Rua 25 A, esquina com Rua 17 A, no Setor Aeroporto, o Anexo II, denominação usual entre servidores, dispõe de uma área construída de 2.243,50 metros quadrados, implantados em lote de 6.171,47 metros quadrados.

 

O projeto arquitetônico é de autoria da arquiteta Letícia Marques de Castro a qual adotou um partido arquitetônico de volumetria única, associado à área de abrigo para veículos, com cobertura em estrutura metálica que se contrapõe a rigidez do bloco principal. O prédio possui pé direito triplo, nas áreas de armazenagem, permitindo a ampliação da capacidade de guarda de urnas e materiais de consumo.

 

O programa de necessidades inicialmente englobava: espaços de arquivo judicial e administrativo, almoxarifado, depósito de urnas, sala de testes e manutenção de urnas, duas salas de treinamento para cursos de curta duração, ambientes da Escola Judiciária e da Seção de Obras e Projetos, salas administrativas vinculadas aos espaços de guarda de materiais, espaço para veículos oficiais de maior porte (caminhões), além de áreas de apoio (copa, recepção, sanitários, áreas de convivência) e áreas técnicas (sala de baterias, salas de equipamentos).

 

Os responsáveis técnicos pelos projetos complementares foram os engenheiros Cristina Silva, autora do projeto de instalações elétricas, telefonia e dados, Marcelus Isaac, responsável pelo dimensionamento das instalações hidráulicas e de prevenção e combate a incêndio, Eduardo Albernaz, pela concepção e cálculo estrutural, e Luiz Henrique Otto, autor das instalações de ar condicionado. Os projetistas faziam parte da equipe técnica do Consenso Engenharia, Serviços e Obras Ltda, contratada pelo Tribunal para planejamento da edificação.

 

As obras de construção do edifício tiveram início em 2007, sendo os trabalhos conduzidos pela Mape Construções Ltda, e inaugurado em abril de 2009, na gestão da Desembargadora Beatriz Figueiredo Franco. Na ocasião, o prédio atendia às necessidades das atividades desenvolvidas e de funcionalidade, assim como contemplava os critérios de acessibilidade, conforme norma técnica em vigor.

 

Ao longo dos anos, o imóvel passou por ajustes quanto ao uso, requerendo o remanejamento de unidades administrativas – unidades do setor de informática e diretamente ligadas à manutenção de urnas – e ampliação de determinados ambientes. Para tanto, em 2016, foi ampliado o espaço de armazenagem de urnas de modo a concentrar a guarda dos equipamentos de todo o Estado. Foram utilizados porta – pallets os quais ocuparam o espaço vertical (pé-direito) previsto originalmente, além de executada a revisão do layout da sala de manutenção de urnas.

 

Em 2017, foi construída guarita ao lado do acesso de veículos, a fim de permitir melhor controle de acesso e segurança da edificação. Em 2019, houve a ampliação dos espaços de arquivo, das salas administrativas, adequação da recepção e de áreas externas. Os projetos das alterações da proposta original, executadas após ocupação do prédio, foram desenvolvidos pela equipe técnica do Tribunal. As intervenções não implicaram em acréscimo de área construída, mantendo-se a configuração de fachadas, volumetria e área de ocupação do imóvel.

 

Seção de Obras e Projetos

Crédito: Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória