Unidades de Memória Institucional

04/10/2022

 

Inicialmente inaugurado como Centro Histórico da Justiça Eleitoral de Goiás, em 5 de maio de 2011, em 20 de julho de 2022, passou a ser denominado Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás Desembargador Geraldo Crispim Borges.

 

Instalado na sala do antigo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o espaço e a gestão da memória institucional tem como objetivo recuperar, proteger, conservar, preservar e valorizar sua história, bem como, contribuir para a formação da cidadania e a disseminação de conhecimento técnico no estado.

 

O acervo conta com diversos documentos e itens com significado histórico e mantém mobiliário original do Tribunal Pleno, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de objetos e registros que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

 

Um pouco da história da Justiça Eleitoral de Goiás foi descrita na Revista dos 60 anos da Justiça Eleitoral, fruto do Projeto Memória de 2005, de responsabilidade de uma comissão composta instituída pelo TRE-GO, composta pelas servidoras Mara Rocha da Costa Rassi, Margarida Nonato Oliveira e Mary Denize Martins.

 

Com a edição da Resolução CNJ nº 316, de 22 de abril de 2020, que instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário, a gestão da memória tornou-se assunto mais amplamente discutido. A Resolução CNJ n° 324, de 30 de junho de 2020, definiu diretrizes e normas de gestão de memória e de gestão documental, que culminou na instituição neste Tribunal de uma Comissão de Gestão da Memória composta por diversas áreas do conhecimento.

 

No ano de 2021, em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, o TRE-GO lançou o Memorial Virtual, criado pela Portaria PRES n° 111/2021, disponibilizando para a comunidade o acesso digital ao acervo e história da Justiça Eleitoral em Goiás, assim como, exposições, fotografias, galerias, publicações, mapas das Zonas Eleitorais e outras informações.

 

Em abril de 2022 foi inaugurada a expansão do Centro de Memória que passou a ocupar mais três salas do Edifício Sede, destinadas a exposições variadas, dentre elas a história das urnas de votação, títulos eleitorais antigos e exposições temporárias.

 

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás e o Memorial Virtual integram a estrutura da Secretaria Judiciária (SJD), vinculados à Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SEBAM) da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI).

 

O Centro de Memória recebe visitantes, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, por meio de visitação presencial guiada, com prévio agendamento pelo endereço eletrônico memorial-lista@tre-go.jus.br

 

Sessão de Biblioteca, Arquivo e Memória

Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória