Ouvidoria na Pandemia

10/15/2021

 

Em razão da pandemia, muitos dos projetos previstos para este exercício de 2020, restaram prejudicados. Não obstante e, por causa da situação de emergência de saúde pública de importância internacional, e a necessidade de atendimento remoto ao usuário, a Ouvidoria perscrutou o aprimoramento de sua função institucional, ampliando os canais de comunicação e a acessibilidade em número de atendimentos.

 

Neste contexto e, não obstante o aumento significativo do fluxo de demandas, os canais de comunicação utilizados na prestação do serviço de ouvidoria e de teleatendimento, no modo remoto, mostraram-se exitosos, como aponta o relatório de atividades anexo, onde observamos, ainda, a melhora no tempo médio de resposta (indicador estratégico n. 2 – média anual: 4,21 dias), mantendo satisfatória a avaliação de seus serviços (média anual: 97%). Como resultado desse desempenho, a Ouvidoria Regional Eleitoral de Goiás, foi escolhida pelo Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral – COJE, como destaque de atendimento, dentre 11 Ouvidorias de médio porte, em 2020.

 

Importante registrar, em 2020, a criação do Tele-respostas, mais um canal de comunicação dos cidadãos com a Justiça Eleitoral, gerenciado pela ORE. Seu funcionamento acontece via wattsapp, contendo respostas automáticas às perguntas mais frequentes dos usuários. Ressalte-se que, o sucesso do mencionado canal foi tamanho, que despertou interesse de outras unidades do Tribunal, bem como, de outros Regionais e do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que se inspiraram nesta boa prática, para criação de canais semelhantes.

 

Finalmente, destacamos a participação da ORE, junto à Secretaria de Tecnologia da Informação – STI e Vice Presidência e Corregedoria – VPCRE, deste Regional, na gestão do Sistema Pardal; a realização do Webinário “Aspectos do enfrentamento à desinformação”, tema relevante para o momento atual; a realização da campanha “Fala Ouvidoria”, com a prestação de informações importantes sobre as Eleições 2020, através das redes sociais oficiais do TRE/GO; o planejamento, organização e execução da “Força Tarefa do Teleatendimento – Eleições 2020”, entre outras atuações, como auxiliar da gestão institucional.

Ouvidoria Regional Eleitoral