Visitas Guiadas

As visitas mediadas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás em 2025 têm como objetivo promover reflexão, conexão e aprendizado sobre a história e o papel do Poder Judiciário Eleitoral na sociedade brasileira.

O tour acontece no edifício histórico do TRE-GO e inclui três salas com exposição permanente, que integram a expografia “Entre o pensar e o poder”, inaugurada em 5 de maio de 2025. A visita também contempla a exposição temporária no Espaço Cultural Carmo Bernardes, localizado no hall do edifício anexo à sede do TRE-GO.

Essas ações reforçam o compromisso institucional com a preservação da memória e com a educação cidadã.

Visita guiada - 10/12 - COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LOBO

O TRE-GO promoveu um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reunindo estudantes do Colégio Estadual José Lobo, acompanhados por cães de suporte, em uma programação voltada à inclusão e à acessibilidade. A atividade incluiu visita ao Memorial da Justiça Eleitoral e à Biblioteca Valdo Teixeira, além da entrega de presentes às crianças da escola, atividades que reforçaram a importância da participação plena das pessoas com deficiência na democracia e no exercício da cidadania.

Visita guiada - 02/12 - FACUNICAMPS

Estudantes do curso de Direito da FacUnicamps visitaram a sede do TRE-GO em iniciativa da EJE-GO com apoio da SEGEM. A turma conheceu a Biblioteca Valdo Teixeira e o Memorial da Justiça Eleitoral, explorando parte importante da memória institucional. Também assistiram a uma palestra com Thales Perrone sobre segurança da urna eletrônica e desinformação, esclarecendo dúvidas sobre o processo eleitoral. A atividade aproximou os alunos do funcionamento da Justiça Eleitoral e reforçou seu papel fundamental para a democracia.

Visita guiada - 18/11 - UFG / ESCOLA INTERAMERICA

Alunos da Escola Interamérica, em grupo de 17 crianças, visitaram o Centro de Memória Desembargador Geraldo Crispim Borges e a Biblioteca Valdo Teixeira no TRE-GO, em ação organizada pela Kompass Go Experiências Pedagógicas. Acompanhados pelo historiador Filipe Petres e pela colaboradora Ingrid Chaves, conheceram parte do acervo histórico da Justiça Eleitoral e ampliaram sua compreensão sobre a importância da instituição para a cidadania.

Visita guiada - 11/11 - UFG / ESCOLA ENSINO VIVO

Fala Sério, Aqui Tem Museu” no TRE-GO, alunos da Escola Ensino Vivo conhecem o Centro de Memória do TRE-GO, onde fizeram uma visita guiada ao Centro de Memória Desembargador Geraldo Crispim Borges e à Biblioteca Valdo Teixeira; foram conduzidos pela museóloga Victoria Lôbo e pelo historiador Filipe Petres; e puderam conhecer parte do acervo histórico da Justiça Eleitoral goiana, aprofundando sua compreensão sobre memória institucional, cidadania e o papel democrático da Justiça Eleitoral.

Visita guiada - 11/11 - UFG / UNIFASAM

Alunos do curso de Direito da UNIFASAM, são 50 participantes, visitaram a sede do TRE-GO por meio de uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE/GO) e da Seção de Gestão da Memória (SEGEM), onde fizeram uma visita guiada à Biblioteca Valdo Teixeira e ao Memorial da Justiça Eleitoral Desembargador Geraldo Crispim Borges; assistiram a uma palestra ministrada por Thales Perrone sobre desinformação e fake news no processo eleitoral; e vivenciaram em primeira mão a memória institucional e a importância da Justiça Eleitoral para a democracia e a cidadania.

Visita guiada - 16/10 - UFG

Alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG), integrantes do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Pedro Nascimento, participaram de uma visita guiada ao TRE-GO, onde conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral, assistiram a uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro e acompanharam uma sessão do Pleno, vivenciando na prática o funcionamento da Justiça Eleitoral e fortalecendo sua formação cidadã e jurídica.

Visita guiada - 08/10 - UFG / UNIGOIÁS

Estudantes da UFG e da UniGoiás participaram de uma visita guiada ao TRE-GO, onde conheceram a Biblioteca Valdo Teixeira, o Memorial da Justiça Eleitoral e assistiram a uma palestra sobre o sistema eleitoral, fortalecendo o aprendizado cívico e a valorização da memória institucional.