Cidade de Goiás sedia encerramento da III Semana da Memória

Solenidade marca o lançamento de livro sobre o início da Justiça Eleitoral no estado

O encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano aconteceu na manhã de hoje (17), no Centro de Memória e Cultura Desembargador Maximiano da Mata Teixeira na cidade de Goiás, com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

 

 

O desembargador Itaney Campos, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO e ex-presidente do TRE-GO, abriu a solenidade discursando sobre a valorização do patrimônio imaterial. Ao rememorar o jurista que nomeia o centro de memória do Poder Judiciário na antiga capital do estado, Campos celebrou a união entre as instituições na missão de preservação da memória institucional. “(…) que haja por parte dessas instituições do Poder judiciário o cultivo, a valorização, a preservação da memória institucional, que na verdade é um mecanismo de promoção da cidadania, e nessa perspectiva, a instalação, a valorização dos locais de memória também se integram nesse mesmo movimento no sentido de que a sociedade conheça, reconheça o seu passado e construa o seu futuro sob essa perspectiva”, afirmou o desembargador.

 

 

“A cidade de Goiás, com seu rico patrimônio histórico, nos lembra diariamente da importância de manter viva a nossa história. As pedras de suas ruas e os muros de suas casas contam histórias que moldaram a identidade de nossa sociedade (…) neste lugar, onde a história ecoa em cada canto, reafirmamos nosso compromisso com a preservação da memória do Poder Judiciário”, proferiu o presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral goiana, o juiz-ouvidor Márcio Moraes Júnior.

 

 

Ao exaltar a obra “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás”, lançada na solenidade, como símbolo material da preservação da memória institucional, o jurista reforçou a parceria dos tribunais, a fim de garantir “que as lições do passado iluminem nosso caminho rumo a um futuro de justiça e equidade para todos”.

 

 

O representante do Regional Trabalhista, desembargador Elvécio Moura, e o integrante da Comissão Permanente da Memória e Cultura do Tribunal de Justiça, professor Nars Chaul, também se pronunciaram quanto à importância da conservação da memória.

 

 

Produções

 

A terceira edição da Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano foi concluída com a apresentação de produções historiográficas dos três tribunais. A Justiça Eleitoral contribuiu com o lançamento do livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás”, feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Apresentado pelos organizadores da obra, o cientista social e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Ricci, e a cientista social Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a obra discorre sobre o desenvolvimento da Justiça Eleitoral entre os anos de 1932 e 1937. “De certa forma, o desafio dessa obra é que se inicia com uma inspiração de um projeto que a gente começava a desenvolver pelo Tribunal Superior Eleitoral, de resgatar a história da primeira fase do Tribunal Superior Eleitoral. O desafio foi trazer uma reflexão pra organização do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, pensando inclusive na reflexão com o que acontecia na Justiça Eleitoral em âmbito nacional”, pontuou a professora quanto ao processo de produção e seus desafios.

 

A edição física compõe o acervo da Biblioteca Valdo Teixeira, na sede do TRE-GO, e de bibliotecas institucionais e públicas do Estado de Goiás. Além disso, sua versão digital está disponível gratuitamente nas plataformas da UFG e no Memorial Virtual da Justiça Eleitoral de Goiás.

 

Presenças

 

Estiveram presentes na solenidade de encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; as secretárias Flávia Dayrell e Thais Cedro; a dirigente da Seção de Gestão da Memória do TRT-18, Ariony de Castro; a diretora do Centro de Memória do TJGO, Laylla Nayanne Dias; o professor e co-organizador do livro, Paulo Ricchi; servidores e colaboradores das três entidades do Judiciário.

 

 

Confira as fotos do evento.

Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial (SECOM)