Aberta a III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano

Parceria entre o TRE-GO, TRT-18 e TJGO celebra a preservação do patrimônio histórico-cultural do Judiciário

Teve início, na manhã desta quarta-feira (15), a III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, no Auditório de Goyazes do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). O evento é fruto da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), a Justiça do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

 

A abertura foi feita pelo presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral goiana, o juiz-ouvidor Márcio Moraes Júnior, pelo coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-18, desembargador Elvécio Moura, e pela juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lídia de Assis. Os dirigentes dos tribunais, desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga (TRE-GO), Geraldo Rodrigues (TRT-18) e Carlos França (TJGO), não puderam comparecer ao evento, mediante compromissos prévios.

 

O coral do TRT-18, “Labor em Canto”, iniciou a solenidade entoando o Hino Nacional Brasileiro e os harmoniosos covers das músicas “La Belle de Jour”, de Alceu Valença e “A Flor e o Beija-Flor”, de Marília Mendonça e Henrique e Juliano.

 

Após prestar solidariedade às pessoas que enfrentam a crise climática que acomete o estado do Rio Grande do Sul, Márcio Moraes Júnior, exaltou a união dos três tribunais, reconhecendo o trabalho árduo que tais instituições promovem para oferecer inovações e praticidade à sociedade. “A Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral em Goiás […] desenvolveu diversas atividades com uma missão cada vez mais ampla: a preservação, a valorização e o acesso a documentos e informações produzidos ao longo dos anos pelo TRE-GO no desempenho de um papel essencial na promoção da transparência e da memória institucional e na contribuição para a formatação da identidade da Justiça Eleitoral de Goiás”, declarou o decano desta Corte.

 

Em seguida, o desembargador Elvécio Moura frisou o compromisso do estado com a preservação da memória e dos valores humanos no contexto nacional e celebrou a parceira, não somente para a consolidação desta Semana, mas também para sediar a quinta edição do Encontro Nacional da Memória no próximo ano. “Essa escolha não apenas nos enche de orgulho, mas também reflete a confiança depositada nos representantes dos Tribunais goianos […]”, discursou o desembargador.

 

Lídia de Assis reforçou o comprometimento com a preservação da memória e da construção de um judiciário eficiente e mais acessível. A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás evidenciou a missão do encontro: “A III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano nos convoca a revisitar o passado, não por mera nostalgia, mas com o propósito determinado de extrair lições valiosas das experiências pretéritas, aprimorando nossa atuação diária”.

 

Para concluir a programação do dia, o juiz Carlos Böttcher, atuante no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, proferiu palestra sobre a “Preservação do Patrimônio Histórico do Judiciário”.

 

Presenças

 

Compareceram à abertura da III Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência; a ouvidora geral do TRT-18, desembargadora Kathia de Albuquerque, os desembargadores da Justiça do Trabalho, Mário Bottazzo e Wellington Peixoto; a vice-coordenadora do Comitê de Documentação e Memória, juíza Fabíola Martins; a diretora-geral adjunta do TRT-18, Célvora Marra; Dr. Nars Chaul, membro da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Alpiniano Lopes; a conselheira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), Andressa Rodrigues; Rodrigo Rodrigues, representante da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás; o presidente da Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (ASJUSTEGO), Joelson Lisbôa; Eneida Martins, representante da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (AMATRA 18); e a Dra. Heloísa Helena Costa, professora e museóloga da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Programação

 

A terceira edição da Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano acontece entre os dias 15 e 17 de maio e aborda a “Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Judiciário”.

 

O segundo dia do encontro será realizado na sede do TRE-GO, com abertura do presidente da Comissão de Gestão de Memória e Cultura da Corte Eleitoral, o juiz Márcio Moraes Júnior. Na sequência, a professora Heloísa Helena Costa, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, palestrará. Ao final do evento, haverá um painel de discussão sobre a integração entre Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia com profissionais dos tribunais e instituições convidadas.

 

O encerramento da Semana da Memória acontecerá no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, no centro histórico da cidade de Goiás, capitaneado pelo desembargador Itaney Campos, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO. Na ocasião, o TRE-GO lançará o livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937)” com a presença dos organizadores Paulo Ricchi, da Universidade de São Paulo e Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas.

 

Confira a programação completa.

 

Acesse as fotos  do evento.

Secretaria de Comunicação Social e Cerimonial (SECOM)