Democracia é tema de palestra da II Semana da Memória do Poder Judiciário

Aconteceu nesta manhã (18), no Auditório Geraldo Salvador de Moura do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o segundo dia de eventos da II Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano. O encontro é realizado em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Regional Eleitoral.

 

“A preservação da memória é uma responsabilidade social, um potente instrumento de proteção das conquistas democráticas contra abusos de poder para a construção de uma sociedade justa e igualitária”, afirmou o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos, ao abrir o evento, enfatizando a importância da preservação da memória para a manutenção da democracia. “Por meio dos registros e das narrativas perpetuadas, podemos compreender as raízes e as causas dos abismos e das conquistas que marcaram o nosso tempo”, declarou.

 

O presidente Itaney Campos também registrou a importância do Memorial da Justiça Eleitoral goiana: “Seu acervo reflete o nosso senso de futuro. É fruto de acurada pesquisa crítica da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás e de todos que laboram para o seu desenvolvimento. Temos também preciosas doações por parte da sociedade que, consciente de que a preservação da memória é um exercício de cidadania e responsabilidade compartilhada, apoia iniciativas de fomento e valorização da história”.

 

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, integrante do Tribunal Pleno da Corte Eleitoral e presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, proferiu discurso poético no qual convidou os presentes para participarem do encerramento da Semana da Memória na Cidade de Goiás na sexta-feira (19): “Lá estaremos amanhã, em peregrinação para completar esse ciclo de eventos para a construção de um enredo histórico do nosso passado e a identidade do nosso povo. Lá caminharemos neste projeto que não é nosso, não é do Judiciário, é da sociedade.”

 

O juiz-ouvidor do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura da Justiça Eleitoral de Goiás, destacou, em seu pronunciamento, a parceria entre os tribunais: “Essa união em muito enriquece as três instituições que, em conjunto, contribuem com suas ações para o fortalecimento da cultura e da memória do poder Judiciário em Goiás.”

 

Márcio Antônio informou aos presentes que o TRE-GO recebeu, na última semana, o Prêmio Nacional do Poder Judiciário na Categoria Especial “Gestão de Memória: recursos humanos”, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio foi entregue ao juiz pelas mãos da Ministra Rosa Weber, durante o III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, sediado em Porto Alegre (RS). “Essa premiação nos indica que estamos no caminho. Ela foi reconhecida, especialmente, pela valorização dos trabalhos dos profissionais das áreas de ciências da informação, arquivologia, biblioteconomia, história e museologia”, ressaltou, acrescentando que “temos muito o que comemorar em Goiás porque seguimos na vanguarda das ações e atividades estipuladas como norte pelo CNJ”.

 

Memória e Democracia

 

Após os discursos de abertura, o professor da Universidade de São Paulo, Dr. Paolo Ricci, proferiu palestra sobre o tema: “A Justiça e a Democracia brasileira precisam de quanta memória?”. O professor parabenizou o Judiciário goiano pela promoção de encontros como a Semana da Memória: “Eu desejo, de fato, de coração, que todas as iniciativas desse evento que estão sendo organizadas não apenas nesse ano, mas também no ano passado e nos últimos anos, cheguem ao público em geral e aos pesquisadores e aos nossos filhos, que estão fazendo pesquisa em nível de graduação, mestrado e doutorado. É através dessas pesquisas que nós podemos garantir que não se faça apenas história, mas que a história ilumine a nossa memória.”

 

Painel de Discussão

 

A última etapa do evento foi um painel de integração entre profissionais de Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia dos três tribunais participantes da Semana da Memória, mediado pela coordenadora de Gestão da Informação do TRE-GO, Flávia de Castro Dayrell.

 

“Precisamos dessa nossa história, de ver a nossa trajetória ser divulgada para a geração atual e projetada para a geração futura. De contribuir para a construção da cidadania, de informar a juventude brasileira, sobretudo, do papel da Justiça Eleitoral, como promotora da cidadania e defensora da democracia”, frisou Flávia, na abertura da roda de discussão.

 

Participaram do painel os seguintes profissionais: Anderson Abreu de Macedo, Diretor de Gestão Documental, do TRT-18; Carla Celene Ribas da Silva, museóloga do TJGO; Vanessa Ferreira de Almeida Rezende, museóloga do TRE-GO; Viviane Fraga de Oliveira, bibliotecária do TRE-GO;  Laylla Nayane Dias Lopes Vilarinho, historiadora do TJGO; Filipe Petres Dellon Silva, historiador do TRE-GO; Lara Lins, arquivista do TJGO e Andreia Araújo Lima, arquivista do TRE-GO.

 

 

Presenças

 

Representando o TRE-GO, participaram do segundo dia da Semana os juízes Adenir Teixeira Peres Júnior e Laudo Natel, os secretários Leonardo Sapiência Santos, Fernanda Souza Lucas, Milena Jorge Gonçalves e Frank Wendell Ribeiro, coordenadores, assessores e demais servidores.

 

Prestigiaram o evento o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jalles Guedes; o presidente do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe), Nilson Jaime; a secretária-adjunta da educação do estado de Goiás, Helena da Costa Bezerra; o poeta Gabriel Nascente, assessor cultural do TJGO e a chefe de gestão da memória do TRT-18,  Ariony Chaves.  

 

 

Próximo evento

 

O encerramento da Semana da Memória acontecerá no centro histórico da Cidade de Goiás, capitaneado pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO. Nesta ocasião, o TRE-GO apresentará o Programa de História Oral do Memorial Virtual da Justiça Eleitoral goiana, de autoria da Comissão de Gestão de Memória e Cultura do TRE-GO, com produção da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM).

 

Confira a íntegra do evento no canal do TRE-GO no YouTube.

Veja as fotos no drive.

Confira a programação completa do evento.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social