Presidente do TRE-GO visita Instituto Cultural Bernardo Élis

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, visitou nesta quinta-feira (6) o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE), com o objetivo de valorizar a cultura e memória goiana e estudar a possibilidade de parcerias com projetos do Tribunal como o Memorial da Justiça Eleitoral e o Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral.

Bernardo Élis Fleury de Campos Curado, nascido em Corumbá de Goiás em 1915, foi advogado, professor e escritor, e é o único goiano membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

 

O instituto, presidido por Nilson Gomes Jaime, contempla exposição permanente com todo o acervo do imortal da ABL, como livros, objetos pessoais, obras de arte e documentos. Dentre estes, destaca-se o título eleitoral do escritor, emitido em 1957.

 

Acompanhado pelo secretário judiciário Leonardo Sapiência e pela chefe de gabinete Denia Brito, o presidente Itaney Campos destacou a importância do centro de memória para a cultura do estado: “Como associado do instituto, vim aplaudir a atuação do presidente Nilson Jaime nesta casa que apresenta um acervo muito rico, muito interessante, que merece ser divulgado para que a sociedade goiana conheça com mais amplitude a produção literária e todo o legado deste grande imortal da ABL. Gostaria de estabelecer uma parceria do Tribunal com o ICEBE no sentido de propiciar maior visibilidade ao instituto, ampliar o interesse pela cultura e o interesse pela produção cultural goiana”.

“Agradeço muito a presença e o apoio do desembargador Itaney e sua equipe. O ex-presidente Bento Fleury fez um excelente trabalho durante a pandemia, estabelecendo canais com a sociedade, através dos 28 colóquios virtuais e diversas outras atividades que foram desenvolvidas. Pretendemos agora abrir essa casa para a comunidade, para as escolas, para os intelectuais, para o público em geral. E iniciaremos, já no próximo dia 18, um projeto denominado Formadores de Leitura, que pretende incentivar o hábito e o interesse pela leitura”, declarou Nilson Gomes, enfatizando a importância das parcerias com o TRE-GO nas muitas ações que serão executadas nos próximos anos.

 

Na oportunidade, o presidente Itaney, escritor ocupante da 37ª cadeira da Academia Goiana de Letras, doou livros de sua autoria para compor o acervo do centro de memória.

Localizado à Rua C-237, no Jardim América, em Goiânia, o ICEBE estará aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

 

Visitantes podem conhecer a biblioteca e objetos pessoais que fizeram parte da história de vida do romancista goiano, como fardão e o espadachim da Academia Brasileira de Letras que Bernardo Élis vestiu em sua posse, em 1975.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social