1º Sarau Cultural celebra os 90 anos da Justiça Eleitoral

Foi com música, literatura e poesia que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) comemorou os 90 anos da Justiça Eleitoral na última sexta-feira (19).

 

Celebrando o aniversário da instalação da Justiça Eleitoral em Goiás, ocorrido em 20 de agosto de 1932, a Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO organizou o 1º Sarau Cultural de literatura e música nos jardins de sua sede, na Praça Cívica.

 

O evento contou com exposições da Academia Goiana de Letras, apresentação musical, recitais poéticos, lançamento e exibição de obras literárias.

 

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Itaney Francisco Campos, abriu o evento agradecendo a presença dos convidados, entre autoridades, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, advogados, escritores, músicos, representantes de entidades culturais, servidores do Judiciário e familiares.

 

“Festejar os 90 anos da Justiça Eleitoral é festejar a democracia, que é o governo do povo, pelo povo e para o povo”, declarou o presidente Itaney, ao relatar a evolução do processo eleitoral implementado pela Justiça especializada no Brasil. “O tempo de atuação da Justiça Eleitoral implica em valorizar e assegurar a soberania da vontade popular. É muito justo que estejamos aqui a comemorar, e em conjunto com intelectuais e artistas deste estado, que são o termômetro da sensibilidade e do humanismo do povo goiano”, destacou o desembargador.

O juiz-membro, ouvidor regional e presidente da Comissão de Memória e Cultura do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, enfatizou, em seu pronunciamento, a importância da gestão da memória para a construção da história da instituição, como pilar da democracia. “A realização deste Primeiro Sarau Cultural – Literatura e Música não tem como objetivo apenas celebrar, mas sobretudo relembrar e compreender o importante papel da Justiça Eleitoral e a sua identidade com o estado de Goiás”, afirmou o magistrado, que ainda agradeceu aos integrantes da Comissão, composta pelo juiz eleitoral Abílio Wolney Aires Neto e servidores do Tribunal,  à Coordenadoria de Gestão da Informação, capitaneada por Flávia Dayrell, à arquivista Andréia Araújo e ao historiador Filipe Petres, pela realização do evento.

 

O integrante do Tribunal Pleno da Justiça Eleitoral Goiana e presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário Estadual, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, lançou durante o sarau sua primeira obra literária, o livro “Sobre Deuses e Homens”. O magistrado expressou seu contentamento em ter sua obra apresentada em uma importante celebração da história da democracia brasileira. Com um discurso permeado pelo bom humor e a modéstia, Veiga Braga agradeceu aos incentivadores de sua produção, que considera, “fruto de saudável imprudência, minha e de meus confrades”. “Assomo neste púlpito e nesta tribuna com a insegurança de um estreante”, declarou o desembargador-escritor.  

 

O evento contou também com o pronunciamento de José Ubirajara Galli Vieira, presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), que manifestou distinta satisfação em participar da comemoração e apresentou as exposições selecionadas pela academia para o sarau: Varal de Poesia “Liberdade Enclausurada”, de autoria dos acadêmicos Nars Chaul e Edival Lourenço e ainda a de exemplares da Revista da AGL, editados desde o início da década de 1960, que serão doados ao TRE-GO para comporem o acervo do Museu da Justiça Eleitoral Goiana.

 

Ubirajara Galli destacou ainda a curadoria da AGL para o recital poético do encontro, com especial homenagem à acadêmica Lêda Selma, que dá nome ao ano cultural 2022.

 

O assessor cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), escritor Gabriel Nascente, cumprimentou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga “em cuja esteira da magistratura tem-se revelado como um autêntico cientista dos labirintos jurídicos”, pelo lançamento de sua primeira obra literária. “A ousadia de evadir-se das barbas do ócio é o perfil natural daqueles que optam por amar e exercer a arte da escrita”, avaliou o poeta.

 

Recital poético

 

O membro da AGL, Miguel Jorge, anunciado por sua filha, Milena Jorge, Secretária de Gestão de Pessoas do TRE-GO, deu início ao recital poético, declamando os poemas  “A hora mais escura”, de autoria de Maria Helena Chein; “Poema a um amor instantâneo ou arte de amar o desencontro”, de autoria de Ubirajara Galli e “Bruno uiva na mata”, de autoria de Itaney Campos.

 

Em seguida, o presidente Itaney Campos, ocupante da cadeira nº 37 da AGL, declamou o poemas “A cidade e a campina”, de sua própria autoria.

 

A Coordenadora de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE-GO, Christine Resplande, interpretou o poema “Inteireza das metades”, de autoria da escritora Lêda Selma.

 

Os poemas e a forma como foram declamados emocionaram os convidados do sarau.

 

Lançamento e exposição de obras literárias

 

O livro “Sobre Deuses e Homens”, escrito pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, é uma seleção de artigos e crônicas publicados nos principais jornais de Goiânia, organizado pelo jornalista Bruno Rocha e ilustrado por Wendel Reis, também responsável pela arte e design. O escritor e jornalista Hélio Rocha assinou o texto da “orelha”. Geraldo Coelho Vaz, escritor que assinou a apresentação do livro assim define a obra de 182 páginas: “Temas valorizados pelo inconformismo com a situação de seu tempo, dos fatos históricos registrados pelas mãos e mentes do escritor, propondo visões novas, numa linguagem precisa, espontânea que agrada o leitor”.

 

Durante o sarau, o presidente- Itaney Francisco Campos expôs as seguintes obras de sua autoria: “Antônio Theodoro da Silva Neiva, um Escorço Biográfico”, “Sobre Partilha da Tarde”, “Avenida Araguaia”, “Iluminuras do Signo” e Notícias Históricas do Bairro de Campinas”

 

Foram expostas ainda obras literárias de servidores e colaboradores do Regional. Em ordem alfabética de títulos, foram apresentados os seguintes livros:

 

– “Arma Zen”, obra escrita por Jairo Rabelo;

– “Aventuras de Raphael”, obra de autoria de Camila dos Reis Rozendo Costa;

– “A estratégia mais importante da vida”, obra escrita por Vítor Cruz.

– “Fragmentos entre Palavras”, uma coletânea de escritos de servidores, com organização de Antônio Celso Ramos Jubé;

– “Governança eleitoral: Uma comparação entre os modelos de Justiça Eleitoral no Brasil e na Argentina”, obra de autoria de Alexandre Francisco de Azevedo.

– “Sala de espelhos – Poetas e Poemas”, uma antologia de poemas de vários autores, com organização de Christine Resplande;

– “Tatúlio em Tá tudo bem Agora”, obra escrita por Renato Oliveira e Marcelo Correia, com ilustração de Luana Chinaglia.

 

Apresentação musical

 

A Secretaria Municipal de Cultura brindou o sarau com a apresentação de um grupo de choro comandado pelo músico João Garoto no violão, com a participação do cavaquista Enéias Áquila, José Vinícius na flauta transversal e Tiago Marinho no pandeiro. Os músicos encantaram os presentes com a execução de obras clássicas do gênero musical brasileiro.

 

Convidados

 

Entre os convidados que prestigiaram o sarau estavam a esposa do presidente Itaney Campos, Leila Regina da Costa; a vice-presidente do TRE-GO, desembargadora Amélia Martins de Araújo; o presidente do TJGO, desembargador Carlos França; o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; as desembargadoras Nelma Branco Ferreira Perilo e Ana Cristina Ribeiro Peternella França; os desembargadores Edison Miguel, José Carlos de Oliveira, Wilson Safatle Faiad, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e o ex-presidente do TJGO, Paulo Teles (aposentado); os procuradores do Ministério Público, Benedito Torres, José Eduardo Veiga Braga, Pedro Tavares Filho e Agnaldo Bezerra Tocantins; como também os juízes Mark Yishida, Sival Guerra Pires, Adriano Linhares, José Ricardo Machado, Paulo César Alves das Neves, Wiliam Costa Melo, Abílio Wolney Aires Neto, Wilson Dias e Adenir Teixeira Peres Júnior.

 

Registraram presença ainda o secretário Estadual da Indústria e Comércio, Joel Santana Braga, na ocasião representando o governador Ronaldo Caiado; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGH) e promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Jales Guedes Coelho Mendonça, os membros da AGL Lêda Selma, Geraldo Coelho Vaz; os jornalistas Hélio Rocha e Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI); o presidente do sindicato dos advogados, Alexandre Ramos Caiado; a representante da Ordem dos Advogados Seccional Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki; os advogados Anna Vitória Caiado e Alexandre Alencastro Veiga Hsiung, bem como demais autoridades e representantes da cultura de Goiás, servidores do Judiciário e familiares.

 

Memorial da Justiça Eleitoral Goiana

 

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurado em de maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal instalado no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

 

Inaugurado em 2021, o  Memorial Virtual da Justiça Eleitoral tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, estudantes e público em geral.

 

A Comissão de Gestão de Memória do TRE-GO segue com seu objetivo estratégico de resgatar e valorizar a Memória da Justiça Eleitoral Goiana, em seu passado, presente e futuro.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social