Cápsula do Tempo da JE é lacrada no encerramento I Semana da Memória

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18) concluiu nesta sexta-feira (20), no Auditório dos Goyazes, as celebrações da I Semana da Memória do Poder Judiciário, realizada em parceria entre o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Corte do Trabalho.

 

A abertura do último dia do evento foi composta pelo presidente do TRT-18 desembargador Daniel Viana Júnior, pelo desembargador Itaney Francisco Campos, presidente do TRE-GO e pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representante da presidência do TJGO.

 
Cápsula do Tempo

Durante o evento, o Dr. Márcio Moraes Júnior, juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral e presidente da Comissão de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, discursou no fechamento da Cápsula do Tempo do TRE-GO. Ele reiterou a relevância da I Semana da Memória do Poder Judiciário para a constituição da história das três intuições envolvidas na elaboração do evento. O juiz-eleitoral do TRE-GO, que também cumula a função de Ouvidor Regional Eleitoral, deu destaque ao caráter seguro, transparente, tecnológico e de preocupação popular da Justiça Eleitoral, mencionando a resposta de Kauan Vitor Rodrigues de Oliveira, de 17 anos, à enquete Cápsula do Tempo.

 

Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula contém, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

 

No encontro ocorreu a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18”. A obra, idealizada e organizada pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. O título tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

 

Evento

A I Semana da Memória do Poder Judiciário foi aberta na manhã de quarta-feira (18) no auditório do TJGO, com a assinatura de termo de cooperação técnica entre os presidentes do TRE-GO e TJGO e representante do TRT-18. Na ocasião, houve ainda uma palestra sobre a importância da política de memória e a entrega do Selo Histórico do TJGO.

 

O segundo dia de celebrações foi conduzido pelo O TRE-GO no dia 19 no Plenário Desembargador Geraldo Salvador de Moura. O encontro teve início com a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”, ministrada pela professora associada do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) Monica Dantas. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordou a memória do judiciário goiano de uma perspectiva histórica e psicanalítica. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais dirigiram o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social