TRE-GO lança projeto Cápsula do Tempo da Justiça Eleitoral de Goiás

Em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral, a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás idealizou o projeto “Cápsula do Tempo da Justiça Eleitoral de Goiás”. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula conterá, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. Essas informações serão recebidas por formulário eletrônico ou fichas preenchidas manualmente, entregues presencialmente.

 

A urna de lona utilizada como Cápsula do Tempo, cujo modelo foi utilizado pela Justiça Eleitoral a partir de 1960, será lacrada com cadeado e ficará exposta no Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. No expositor, será também exibida a chave para a abertura da cápsula do tempo, que terá uma cópia em posse da Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória (SEBAM).

 

A Cápsula do Tempo será lacrada no dia 20 de maio de 2022, por ocasião do encerramento da I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, evento idealizado e realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). A previsão é que ela seja aberta na comemoração do Centenário da Justiça Eleitoral, em 2032.

 

A I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano será realizada de 18 a 20 de maio de 2022 e contará com a participação de ilustres palestrantes que tratarão de temas variados. O juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Carlos Alexandre Böttcher, falará sobre a importância da política de memória no Poder Judiciário. Mônica Duarte Dantas, docente da área de história da Universidade de São Paulo (USP), discorrerá sobre o Poder Judiciário e política no período do Império no Brasil. Yordanna Lara Pereira Rêgo, mestre e doutora em história pela Universidade Federal de Goiás, mencionará os caminhos institucionais no presente e perspectivas de preservação de documentos. O evento contará, ainda, com um painel entre os historiadores e arquivistas dos três tribunais denominado “Conhecendo os espaços de Memória do Judiciário Goiano”.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social