Aberta a I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano

A abertura da I Semana da Memória do Poder Judiciário foi realizada na manhã de hoje (18) no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com a assinatura de termo de cooperação técnica entre os presidentes do TJGO, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e representante do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18).

 

O presidente do TRE-GO e da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos, discursou sobre a importância da atuação conjunta dos tribunais na preservação da memória do Judiciário: “A finalidade da memória é propiciar o aprendizado, o reconhecimento e a identificação entre a instituição e aqueles que dela participam, produziram e produzem a sua história”.

Ele acrescentou a significância do mês de maio para a memória do Poder Judiciário e para a história socio evolutiva do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Segundo o desembargador, “o país que não cultiva a sua memória está condenado a repetir os seus erros do passado. É com o conhecimento do passado que se compreende o presente e se pode construir as bases para o futuro”.

 

Na ocasião, o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, entregou o prêmio “Selo Histórico do TJGO” a William Rabelo Mendes, vencedor do concurso que selecionou o design do selo histórico de 150 anos do tribunal. O encontro contou ainda com a palestra “A importância da Política de Memória no âmbito do Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História e Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo.

 

Compuseram a mesa de abertura, além de Carlos França (TJGO) e Itaney Francisco Campos (TRE-GO), Elvécio Moura dos Santos, desembargador federal do trabalho representante do TRT-18; Dra. Juliana Prudente, Procuradora Geral do Estado de Goiás, representante do Governador Ronaldo Caiado; Domilson Rabelo da Silva Júnior, defensor público geral do Estado de Goiás; Eduardo Alves Cardoso Junior, Diretor Tesoureiro da OAB/GO, Marcio Antônio de Souza Moraes Júnior, presidente da Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás; Vicente Lopes da Rocha, diretor da Escola Judiciaria Eleitoral de Goiás, e Raíssa Coutinho, Secretária Municipal de Cultura da cidade de Goiás.

 

O segundo dia de celebrações da I Semana da Memória do Poder Judiciário será conduzido pelo TRE-GO. No dia 19, às 9h da manhã, no Plenário do TRE-GO Desembargador Geraldo Salvador de Moura, a professora da USP Monica Dantas ministrará a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordará a “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais vão dirigir o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

 

No dia 20 de maio, às 15h, o Tribunal Regional do Trabalho, fará o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18” no Auditório dos Goyazes. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

 

No mesmo dia ocorrerá também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula contém, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. Essas informações estão sendo coletadas por meio de formulário eletrônico. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social