Programa Eleitor do Futuro

Relatório: O Eleitor do Futuro em 2006

Neste período, implementamos o Programa Eleitor do Futuro em cinco escolas do Estado, sendo quatro em Goiânia e uma em Anápolis, quais sejam:

 

  1. Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho — Setor Finsocial;

  2. Colégio Estadual Edmundo Rocha — Vila Mutirão;

  3. Escola Centro Integrado SESI/SENAI — Vila Canaã;

  4. Escola Centro Integrado SESI — Jardim Planalto;

  5. Colégio Estadual José Ludovico Teixeira — Anápolis/GO.

O Programa Eleitor do Futuro é um dos projetos encampados pela escola, que tem por objetivo e como grande desafio, fazer a inclusão social e política dos jovens entre 10 e 15 anos, além de estimular o desenvolvimento e a consciência política dessas crianças e adolescentes, preparando-os para o exercício do voto.

 

Por meio de palestras e eventos interativos junto aos alunos da rede pública, conveniada e privada de ensino, os futuros eleitores são informados sobre os seus direitos e deveres como cidadãos e sobre o papel responsável de cada um na formação de uma sociedade justa e democrática.

 

A Comissão Executiva do Programa elaborou uma cartilha educativa, contendo informações úteis sobre o exercício dos direitos de cidadania, denominada “A Nave da Cidadania”, que foi distribuída nas escolas e trabalhada pelos professores com seus alunos em sala de aula.

 

O Programa se desenvolveu, inicialmente, com visita às escolas para seu lançamento e, posteriormente, com a realização de duas outras palestras em datas diversas, abordando temas sobre cidadania, democracia, solidariedade e a importância do voto consciente para a construção de um país melhor para todos.

 

Excepcionalmente, trouxemos os alunos do colégio Edmundo Rocha, da Vila Mutirão, ao Tribunal, onde receberam os ricos depoimentos e ensinamentos do Dr. Hélio Telho Correa Filho, Procurador Regional Eleitoral, do Dr. Urbano Leal Berquó, Juiz Membro da Corte, e do então Presidente do TRE, Des. Elcy Santos de Melo.

 

E, para que as crianças pudessem compreender melhor o processo eleitoral, a equipe, contando com o valioso apoio da Secretaria da Tecnologia da Informação, preparou e realizou eleições das políticas públicas prioritárias, representadas pelos partidos políticos a seguir discriminados:

 

– Partido da Educação, da Profissionalização e da Cultura;

– Partido da Vida e da Saúde;

– Partido da Liberdade, do Respeito e da Dignidade;

– Partido da Segurança Pública e do Combate à Violência;

– Partido do Esporte e do Lazer.

 

Os candidatos representantes de cada um desses partidos foram selecionados e, posteriormente, realizou-se o registro de suas candidaturas. Após, os candidatos passaram a praticar os atos de campanha eleitoral, até a realização das eleições, com a utilização das urnas eletrônicas.

 

Também foi lançado o concurso de redação, sob o tema “Por que Votar?”, cuja vencedora, Letícia Alves dos Anjos, aluna da Escola Centro Integrado Sesi/Senai da Vila Canaã, recebeu, como prêmio, uma bicicleta, patrocinada pela CREDIJUR.

 

Esse trabalho teve sua conclusão com a solenidade de diplomação dos representantes dos Partidos Políticos vencedores, realizada no Plenário desta Casa, no dia 29 de junho passado.

 

Por fim, importante ressaltar que o sucesso do programa deve ser creditado, principalmente, à participação e entrosamento de toda a equipe do Tribunal, bem como à receptividade que obteve das escolas participantes, através de sua direção e seus professores.

 

É de se registrar também que a participação e entusiasmo dos alunos motivou ainda mais a equipe em dar continuidade ao Programa, que sem dúvida irá produzir bons frutos também nos anos vindouros.

Escola Judiciária Eleitoral