Programa Eleitor do Futuro

Estratégias de Ação

– Ações na mídia

Divulgação do Programa “Eleitor do Futuro” nas rádios, televisões e jornais locais, bem como no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

 

– Ações nas escolas

A pretensão inicial é de introduzir o Programa “Eleitor do Futuro” no ano de 2006 em pelo menos uma escola de cada Zona Eleitoral da capital e da cidade de Anápolis/GO.

 

A escolha das escolas poderá ser feita com o auxílio da Secretaria de Educação nos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, que abriguem jovensna faixa etária de 10 a 15 anos. O Tribunal Regional Eleitoral encaminhará convite às escolas para participarem do Programa.

 

A Comissão Executiva do “Eleitor do Futuro” entrará em contato com a Diretoria de cada escola para agendar uma visita explicativa sobre o trabalho que pretende desenvolver com o intuito de detalhar os objetivos e as metas e informar sobre o suporte que será disponibilizado para a execução das atividades.

 

O encerramento dos trabalhos nas escolas se dará com a simulação de uma eleição entre partidos políticos defensores de vários programas sociais. Tal eleição contará com a participação da Secretaria de Informática do TRE/GO para o suporte necessário, incluindo o treinamento que deverá ser dado aos mesários e presidentes de mesa que funcionarão nas eleições e que serão escolhidos dentre os alunos das escolas participantes.

 

A eleição ocorrerá em data previamente estipulada pela escola em conjunto com a Comissão Executiva e se dará pelo meio eletrônico, ou seja, pela utilização das urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.

 

Os alunos escolherão a “política pública” mais pertinente para a sua comunidade e terão os seguintes partidos para exercerem o seu direito de voto:

 

– Partido da Educação, da Profissionalização e da Cultura;

– Partido da Vida e da Saúde;

– Partido da Liberdade, do Respeito e da Dignidade;

– Partido da Segurança Pública e do Combate à Violência;

– Partido do Esporte e do Lazer.

 

O resultado das votações de cada estabelecimento de ensino participante poderá ser enviado pela Diretoria da escola ou pela Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” às autoridades competentes, juntamente com um relatório de reivindicações, para que o Poder Público tenha conhecimento dos anseios de nossos pequenos jovens cidadãos.

 

Posteriormente, pretende-se implantar um site oficial do Programa “Eleitor do Futuro” a ser desenvolvido pelo TRE/GO para o recebimento de comunicados e para a realização do cadastramento das escolas participantes e das que pretendam participar do Programa, com o encaminhamento da lista de alunos e professores interessados no desenvolvimento do Programa “Eleitor do Futuro” e sua constante divulgação no seio de cada escola.

 

Cada estabelecimento de ensino participante elaborará um estudo entre professores e alunos sobre os temas abordados no decorrer dos trabalhos, objetivando a transmissão do conhecimento adquirido aos demais alunos e professores das escolas, com o fim de conscientizá-los da importância do desenvolvimento deste trabalho em sala de aula.

 

A Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” se encarregará de ministrar as palestras sobre temas ligados aos direitos fundamentais, cidadania, democracia, ética na política, dentre outros, podendo contar com colaboradores interessados em participar da sua execução. Também será responsável pela elaboração de cartilhas explicativas para distribuição aos alunos e professores das escolas participantes.

Escola Judiciária Eleitoral