Programa Eleitor do Futuro

Apresentação

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, movido pelo ideal de efetiva participação na conscientização do cidadão em formação e ciente de seu papel constitucional de defender a Democracia e o Estado de Direito, honrosamente apresenta o Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Este Programa tem por objetivo e como grande desafio, fazer a inclusão social e política dos jovens que estejam com idade entre 10 e 15 anos, visando uma participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro.

 

Por meio de palestras e eventos interativos junto aos alunos da rede pública e privada de ensino, pretende-se informar as nossas crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos e futuros eleitores e transmitir o papel responsável de cada um na formação de uma sociedade justa e democrática.

 

Visitas às sedes do Poder Legislativo Estadual e Municipal, ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e aos Cartórios Eleitorais, simulação de eleições com o uso de urnas eletrônicas, apresentação de peças teatrais, concursos de redação e desenho, campanhas, mobilizações, jogos e gincanas estão incluídos no processo de execução do Programa que objetiva, antes de tudo, atrair a atenção do pequeno jovem cidadão com a finalidade de lhe propiciar o despertar do interesse pelas questões relativas ao livre exercício do direito de votar e de escolher seus representantes.

 

O Programa visa atingir, inicialmente, a rede pública e privada de ensino da capital e de Anápolis/GO, expandindo-se, gradativamente, a outras cidades do interior do Estado de Goiás.

 

Assim, esperamos contribuir para a construção de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática propiciando aos nossos jovens o acesso ao conhecimento das questões que envolvem o exercício da cidadania.

Escola Judiciária Eleitoral