Programa Eleitor do Futuro

Histórico

O Programa “Eleitor do Futuro” foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, enquanto Corregedor Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, tendo sido apresentado ao Colégio de Corregedores, em 2002, ocasião em que foi prontamente aprovado. Rapidamente passou a ser implementado por alguns Estados da Federação e, hoje, encontra-se em fase de expansão.

 

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Elcy Santos de Melo, por meio da Resolução TRE/GO nº 1.218, de 19 de outubro de 2005, instituiu a Comissão Executiva do Programa “Eleitor do Futuro” em Goiás composta pelo Vice-Diretor da Escola Judiciária Eleitoral local que preside a Comissão, Dr. Eládio Augusto Amorim Mesquita, e por servidores do Tribunal Regional Eleitoral, visando a adoção de ações necessárias à implantação do programa no Estado.

 

A Comissão conta, ainda, com a colaboração e assessoramento do Juiz da 01º Zona Eleitoral de Goiânia, Dr. Donizete Martins de Oliveira, do Juiz da 144º Zona Eleitoral de Anápolis, Dr. Johnny Ricardo de Oliveira Freitas, e dos chefes dos respectivos Cartórios Eleitorais.

 

Designada para o fim de tornar real a idealização do “Eleitor do Futuro” em Goiás, a Comissão Executiva reuniu-se nos meses de outubro e novembro de 2005 com o intuito de planejar a sua execução em 2006 e promover o lançamento oficial do Programa, o que ocorreu no dia 07 de dezembro de 2005, data das comemorações alusivas aos 60 Anos da Reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado de Goiás.

O Programa “Eleitor do Futuro” espera contar, em Goiás, com o apoio do TSE, por meio da Coordenação do Programa de âmbito nacional, além de outras valiosas parcerias que pretende realizar com a OAB/GO – Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Tribunal de Justiça do Estado, Varas da Infância e Juventude, dentre muitos outros órgãos e entidades públicas e/ou privadas que, certamente, compartilham com o ideal do Programa.

Escola Judiciária Eleitoral