90 anos da Justiça Eleitoral: conheça 90 curiosidades que marcaram essa trajetória

Em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral, completados no dia 24 de fevereiro deste ano, uma série de publicações mostra, em vídeos curtos, 90 curiosidades registradas durante esse período. São fatos interessantes e divertidos que você pode conferir nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao longo de todo o ano.

 

O conteúdo dos vídeos inclui candidatos inusitados; parcerias; funcionamento das urnas eletrônicas; inclusão; regras para votação; e até histórias de amor. O primeiro vídeo menciona o caso do Rinoceronte Cacareco, mais votado para o cargo de vereador de São Paulo, em 1959, com 100 mil votos. A simulação da eleição do animal ocorreu como forma de protesto dos eleitores que estavam insatisfeitos com os políticos da época.

 

A série também mostra eventos como o Teste Público de Segurança (TPS), casos de fraude no passado e explicações sobre o sistema eleitoral brasileiro como referência mundial.

 

Onde assistir?
 

Os vídeos, de apenas 30 segundos, podem ser vistos no YouTube, no Twitter e no Instagram do TSE. No YouTube, foi criada uma lista de reprodução específica sobre o tema, que você pode conferir neste link.

 

Comemorações
 

Para celebrar os 90 anos da Justiça Eleitoral, foram organizadas mais atividades, como, por exemplo, a séries “A JE mora ao lado”, que fala sobre a atuação dos mesários no processo eleitoral.

Assessoria de Comunicação do TSE