Verba Legis 2022

Ações do Tribunal

 

Missão Institucional e Cuidado com as Pessoas

por Secretaria de Gestão de Pessoas

 

O ambiente atual para a gestão de pessoas no setor público impõe alguns desafios, como a súbita ampliação do home office em resposta à pandemia; a sistemática redução do efetivo de servidores em razão de vacâncias e aposentadorias, cuja reposição encontra restrições orçamentárias; a maior incidência de doenças como stress, burnout e depressão, potencializadas pelo período de isolamento pandêmico, além dos desafios já existentes de orientação, motivação, capacitação, cultivo de senso de propósito, bem como a busca por uma crescente qualidade de vida no trabalho.

De um lado, a restrição de pessoas nos exige melhoria de processos operacionais, pois a forma como os processos são estruturados pode demandar um maior ou menor número de pessoas. O mapeamento, a revisão e a automação de processos de trabalho são um caminho natural para se obter ganhos de produtividade, que requerem investimentos contínuos.

Lado outro, é fundamental cuidar do indivíduo, das relações pessoais, da saúde mental pessoal e coletiva ao se propiciar ambiente de trabalho agradável, desafiador e que desperte senso de propósito, pertencimento e o orgulho em se fazer parte da Instituição.

Nesse sentido, a Secretaria de Gestão de Pessoas tem atuado há alguns anos em duas frentes:

(i) melhoria da eficiência operacional por meio de racionalização e automação de processos; e (ii) estímulos à adoção de melhores práticas em gestão de pessoas que visam propiciar ambientes melhores e mais produtivos, seguindo as diretrizes do iGov-Pessoas/TCU.

A automação de processos operacionais na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) foi impulsionada, por meio de parceria firmada com a Secretaria de Tecnologia da Informação, e já propiciou a redução de cerca de 6.000 processos/ano no Tribunal, podendo alcançar a marca de 8.000 processos/ano quando concluído, beneficiando tanto a SGP quanto os servidores e unidades do Tribunal, ao permitir o exercício de direitos de forma mais simples e célere.

Ainda, temos avançado na adoção de melhores práticas em gestão de pessoas, como a aprovação da Política de Reconhecimento de servidores, magistrados e colaboradores; a adoção de ações de reconhecimento, como a criação do Prêmio EnTREGO Valor, que terá sua primeira edição em 2023, o reconhecimento de chefes de cartórios com o Selo de Boas Práticas Cartorárias, instituído pela Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral; a instituição do Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, instância de governança que visa propor ações, políticas e avaliar, sob a ótica estratégica, a gestão de pessoas do Órgão; a melhoria de processo de alocação de equipes, com o uso de ferramentas de Business Intelligence que auxiliam no suprimento de necessidades temporárias de pessoas em períodos de alta demanda, como durante as eleições; a proposição de metodologias para distribuição de carga de trabalho entre unidades, também em períodos de alta demanda, dentre outras ações.

Assim, diversas iniciativas têm sido desenvolvidas para oferecer respostas a esses desafios. Na parte de processos, a SGP iniciou em 2022 atividade formal de gestão de riscos do processo de folha de pagamento, com apoio técnico da Assistência de Processos, Riscos e Qualidade (APRISQ). A Folha concentra mais de 80% do orçamento do Órgão e, embora seja um processo muito bem controlado, possui espaço para aperfeiçoamentos a partir de metodologia rigorosa de gestão e controle de riscos. Em outubro/2022, foi realizada a 1ª rodada de avaliação riscos, com resultados muito positivos, ficando definida a 2ª etapa de avaliação para o final de janeiro/2023.

Outra iniciativa realizada ao longo deste ano foram palestras voltadas para o tema saúde mental, como “Realidade e Tendências sobre Saúde Mental”, promovida pelo TRE-GO, com a psicóloga Luciana Prado, a promoção do evento “Nossa Saúde Mental Importa”, realizado pelo TRE-SC, além do Projeto TRE em Cores, que aborda a cada mês do ano, um tema visando ao autocuidado, como o Setembro Amarelo, na prevenção ao suicídio, o Outubro Rosa, na prevenção ao câncer de mama, dentre outros. Especificamente por ocasião do processo eleitoral, a Seção de Atenção à Saúde (SEATS) lançou o projeto “Bem Cuidar – Eleições 2022”, que teve como objetivo o cuidado da saúde mental dos servidores dos cartórios eleitorais em um período eleitoral desafiador, evitando possíveis adoecimentos como transtornos de ansiedade, depressão, estresse, burnout e outros. O projeto foi conduzido por meio de rodas de conversa online com servidores de todas as partes do estado.

Assim, acreditamos que é possível cumprir nossa missão institucional com zelo e eficiência, sem descurar (ou descuidar) daqueles que movem a nossa Instituição, quais sejam: cada um dos nossos magistrados, servidores e colaboradores!