Verba Legis 2022

Ações do Tribunal

 

Secretaria de Tecnologia da Informação

por Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Após o controle da Pandemia, por meio da vacinação em massa da população, a crise vivenciada por todos trouxe uma nova realidade que podemos chamar de disruptiva. Novas formas de executar nossas atividades surgiram, novos mercados foram abertos, e situações que não nos causavam preocupação, passaram a impor novos desafios.

Dentre esses desafios, o maior deles está na área de Segurança Cibernética.

Até pouco tempo, a dependência de sistemas informatizados era bem menor. As diversas unidades das áreas fim e meio da Justiça Eleitoral estavam restritas a acessos a sistemas com funcionamento exclusivamente interno, em redes de dados isoladas, tendo como contato com o mundo externo, apenas o acesso passivo a sites na internet, ainda assim com significativo controle.

Agora, com a transformação digital que temos experimentado nos últimos anos, notadamente, algumas fomentadas pela pandemia de Covid19, a dependência tecnológica atingiu um novo patamar.

Processos administrativos e judiciais se tornaram todos digitais, reuniões e audiências passaram a ocorrer remotamente, e o teletrabalho surgiu como uma alternativa necessária durante a pandemia e agora se mostra como algo possível e em fase de regulamentação.

Essa nova realidade levou nossos serviços e sistemas para a internet, o que tem sido causa de constantes invasões de redes e sistemas por hacker em várias empresas e órgãos públicos.

Como resposta a estes desafios, a Justiça Eleitoral editou uma Estratégia Nacional de Cibersegurança, criou um grupo nacional para tratar desse assunto, com representantes de todos os Regionais, além de estabelecer a necessidade de criação de unidades/cargos específicos de segurança cibernética em todos os TREs. Em Goiás, na última alteração do Regulamento Interno do TRE-GO, foi criada uma Assistência de Segurança Cibernética na Secretaria de Tecnologia da Informação, que representa a Justiça Eleitoral Goiana no grupo nacional, e tem a atribuição de gerenciar os processos técnicos de segurança cibernética no Regional.

Na esteira desta maior preocupação com segurança da informação, foram realizadas várias iniciativas, que vão desde a aquisição de ferramentas de análise de vulnerabilidades e proteção dos ativos de tecnologia, à elaboração de normas, tudo de forma construída em parceria entre os Regionais e Tribunal Superior Eleitoral. A expectativa é que nesse exercício sejam investidos quase 5 milhões em equipamentos e softwares, orçamento este, exclusivamente disponível para Segurança da Informação.

Além desse trabalho na área de segurança, durante estes dois últimos anos, a Secretaria de Tecnologia da Informação vem trabalhando na informatização de vários processos na área de negócio, notadamente, com a implantação dos sistemas de Reembolso Farmacêutico, Sistema de Sanções e Cumprimento de Sentenças, Novo Sistema de Gestão de Estagiários, Novo Sistema de Gestão de Juízes e Promotores, Avaliação de Desempenho, dentre outros sistemas que sofreram alterações ou implementações de novas funcionalidades.

Na área de infraestrutura houve considerável investimento na renovação do parque de computadores das Zonas Eleitorais e algumas unidades do Tribunal, com investimento de quase 3 milhões na compra de equipamentos. Junto a isso foi implementada uma estrutura de rede lógica e instalação de equipamentos no novo prédio dos Cartórios da Capital (Edifício Ialba Luza), e a migração da quase totalidade das estações de trabalho das Zonas Eleitorais para o novo Domínio-Jus, permitindo um maior controle das credenciais de acesso aos recursos de tecnologia e melhor gerenciamento de atualização e manutenção dos softwares.

Na área de Gestão se destacam a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2021 a 2026, e uma eficiente execução orçamentária nos últimos exercícios, o que tem permitido o aproveitamento máximo dos recursos disponibilizados para a área de tecnologia.

Por fim, por se tratar da essência da missão deste Regional, não poderia deixar de mencionar que a STI planejou, acompanhou e executou inúmeras atividades relativas às Eleições 2022, e que, com a cooperação das diversas unidades do Tribunal e protagonismo das Zonas Eleitorais, resultou em uma das mais difíceis e exitosas eleições dos últimos tempos.

 

Texto de autoria do Secretário de STI, Frank Wendell Ribeiro