Verba Legis 2021

JURISPRUDÊNCIA

 

ELEIÇÕES . REPRESENTAÇÃO. PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR. NOME DO CANDIDATO A PREFEITO E VICE EM TAMANHO IRREGULAR. MULTA ONEROSA. CASO CONCRETO. CONHECIMENTO E PROVIMENTO PARCIAL.

 

RECURSO ELEITORAL (11548) - PROCESSO Nº 0600385-95.2020.6.09.0014 - IPAMERÍ - GOIÁS
Acórdão nº 15727190/
Relator : Juiz Átila Naves Amaral
Publicação : DJE — Diário de Justiça Eletrônico
Data :

 

RECURSO ELEITORAL. ELEIÇÕES . REPRESENTAÇÃO. PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR. NOME DO CANDIDATO A PREFEITO E VICE EM TAMANHO IRREGULAR (LEI Nº 9.504/97, ART. 36, § 4º). MULTA ONEROSA. PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE E RAZOABILIDADE. CASO CONCRETO. FIXAÇÃO DA MULTA EM SEU PATAMAR MÍNIMO. CONHECIMENTO E PROVIMENTO PARCIAL.

  1. A propaganda eleitoral lícita apresenta-se como ferramenta de fortalecimento do regime popular. Quando, no entanto, formulada em desrespeito a diretrizes legais de prazo, forma ou conteúdo, a propaganda eleitoral converte-se em elemento daninho e ilícito, podendo, portanto, ser cerceada pela Justiça Eleitoral.
  2. Se o normativo estabeleceu que o nome do candidato a vice não tenha tamanho inferior a 30% (trinta por cento), decerto previu que essa medida seria a mais consentânea para a legibilidade e clareza da propaganda eleitoral.
  3. No que se refere à fixação da multa, em observância aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, considerando-se que após a determinação da Justiça Eleitoral a propaganda foi retirada imediatamente, inexistindo nos autos notícia de que a conduta tenha sido reiterada, a multa deverá ser reduzida para que seja fixada em seu patamar mínimo legal.
  4. Recurso conhecido e parcialmente provido.