Verba Legis 2021

Ações do Tribunal

 

Avanços e desafios

por Secretaria de Gestão de Pessoas

 

A Gestão de Pessoas no TRE/GO vem passando por um relevante processo de aprimoramento desde a publicação do último Plano Estratégico e de seu Plano de Gestão de Pessoas (-), os quais já estão em processo de revisão e deverão ter sua vigência renovada neste exercício.

A Secretaria de Gestão de Pessoas adotou como modelo de avaliação de sua gestão as iniciativas presentes no iGovPessoas, um indicador de governança de pessoal mensurado pelo Tribunal de Contas da União e que abrange as melhores práticas na área de pessoal.

Para se ter uma ideia do avanço que a Justiça Eleitoral de Goiás apresentou, em , o percentual de cumprimento das iniciativas do iGovPessoas estava inferior a 35%. Porém, após todas as ações e melhorias implementadas em nossos processos desde então, avançamos o cumprimento de tal indicador para mais de 74% em , alcançando o estágio aprimorado em Governança de Pessoas.

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Parte dessa conquista se deu principalmente com a melhoria de nossas práticas nas dimensões de planejamento e governança, treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, recrutamento e seleção, além da automação e melhoria de processos.

Planejamento e Governança

Além de participar ativamente da elaboração do Plano Estratégico -, a Secretaria de Gestão de Pessoas publicou seu próprio Plano de Gestão de Pessoas (PGP), estabelecendo como meta principal o cumprimento das diversas iniciativas previstas no iGovPessoas.

Implantamos, ainda, o Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, contando com a participação de magistrados, além de servidores escolhidos por meio de eleição e para fins de representação da ASSETRE (Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). Desde , diversas reuniões já foram realizadas para análise, apresentação de sugestões e aprimoramento contínuo das iniciativas mais relevantes na área de Gestão de Pessoas.

Treinamento e Desenvolvimento

Foram adotadas melhorias no processo de capacitação e do Plano Anual de Capacitação (PAC), contando com a avaliação de reação e, sempre que possível, avaliação de conteúdo dos participantes dos treinamentos e eventos promovidos pelo Tribunal, permitindo a melhor escolha de empresas e profissionais.

Recrutamento e Seleção

No processo de recrutamento e seleção, foi adotada a metodologia DISC e desenvolvido o GESCOMP (Sistema de Gestão de Competências), aprimorando o processo de lotação de pessoal, elevando a satisfação dos servidores com as atividades desenvolvidas em seus locais de trabalho.

Aprimorou-se ainda o processo de alocação de pessoal nos processos de eleição, por meio da utilização da ferramenta de BI (Business Intelligence), adequando quantitativo e capacitação da força de trabalho às necessidades de cada cartório eleitoral.

Gestão do Conhecimento

Na dimensão de gestão do conhecimento, a implantação da página do SGP Fácil, assim como o Portal Wiki, ainda em desenvolvimento, possibilitaram o acesso mais ágil dos assuntos de interesse dos servidores, por meio de orientações, consulta à legislação aplicável e disponibilização de formulários para a concessão de benefícios e outros direitos e vantagens.

Automação e melhoria de processos

Com a publicação do Plano de Gestão -, conseguimos atingir mais de 60% da meta prevista, avançando em diversos processos por meio da automação de atividades internas de pessoal, como férias, adicional de qualificação, serviço extraordinário, reembolso farmacêutico, contracheque detalhado por rubrica (Portal da transparência), e cadastro de juízes e promotores.

Ainda temos previsão de implementar, nos próximos meses, sistemas de automação nos processos de substituições, licenças médicas, pasta funcional, avaliação de desempenho e promover melhorias no Sistema de Gestão por Competências (GESCOMP).

Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de pandemia

Prezando pela Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de pandemia, a Secretaria de Gestão de Pessoas adotou diversas iniciativas como o atendimento remoto dos servidores (consultas médicas e psicológicas) e promoção de Rodas de Conversa (reuniões virtuais para quaisquer interessados), abordando temas sobre liderança, produtividade, estresse e autocuidado durante a pandemia.

Promovemos em outubro de , por ocasião do Dia do Servidor Público, a Semana Cultural, evento que contou com palestrantes renomados em temas como Liderança, Participação da mulher em cargos de gestão, Violência Doméstica, além de uma palestra sobre ansiedade nos tempos atuais com Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor reconhecido nacionalmente.

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Principais desafios

Entre os principais desafios que podemos enfrentar nos próximos anos está a limitação de reposição da força de trabalho motivada por restrições orçamentárias. A falta de servidores qualificados e em número suficiente para cumprir, com eficiência, as crescentes demandas sociais, pode se mostrar um limitador não apenas para a área de Gestão de Pessoas, mas, principalmente, para a capacidade de entrega dos serviços da Justiça Eleitoral ao cidadão.

A implementação e melhoria contínua do Teletrabalho, primando pela Qualidade de Vida do Servidor, pode se revelar também como uma das medidas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, relevantes para a redução de custos e a execução de nossos serviços com eficiência em prol da sociedade.