Verba Legis 2021

Ações do Tribunal

 

Trabalho em tempos de pandemia

por Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Neste mês de março completou-se um ano que o inusitado evento da pandemia (Covid19) mudou totalmente a forma de trabalho de todos nós!

Inicialmente foi um caos, principalmente para os profissionais de tecnologia da informação dos órgãos públicos, com infraestrutura própria e isolada da internet, como a Justiça Eleitoral. De uma hora para outra esses profissionais foram pegos por um turbilhão de demandas para providenciar, urgentemente, uma forma de viabilizar que a maior parte dos servidores desempenhassem suas atividades a partir de suas casas.

Neste primeiro momento a Secretaria de Tecnologia da Informação agiu rapidamente, como a situação pedia e viabilizou, com o envolvimento de servidores de suas várias unidades, a configuração de equipamentos e sistemas, bem como suporte de acessos à estrutura da Justiça Eleitoral por meio das populares VPNs (Virtual Private Network).

Passado este momento da alternativa disponível e possível, surge a necessidade de uma maior preocupação com a segurança da informação. Vários órgãos começam a ter suas redes de dados invadidas por hackers e na Justiça Eleitoral, a ameaça se tornou ainda mais iminente, face ao período eleitoral que se iniciava, atraindo atenção para um evento de proporção nacional cujo resultado reflete na boa imagem institucional conquistada por essa justiça especializada.

Assim sendo, muitas providências de segurança foram implementadas por todos os Tribunais Eleitorais e neste contexto, o TRE/GO iniciou ações no sentido de aumentar a segurança nos acessos externos a seus serviços, com a premissa de ainda manter a maior parte de seus sistemas disponíveis para o trabalho remoto dos servidores.

Com esta perspectiva, foi realizada a aquisição de uma ferramenta para implementação no dispositivo de segurança da rede (Firewall) da Justiça Eleitoral de Goiás, que permitisse, via acesso Web, a utilização de vários sistemas, a partir de qualquer computador pessoal ligado à internet. Dessa forma, surge a ferramenta recentemente implantada, batizada de "Escritório Remoto", que além de viabilizar o acesso a vários sistemas da Justiça Eleitoral, oferece este serviço de forma mais segura, inclusive com duplo fator de autenticação. Para viabilizar o recebimento de código de segurança de forma segura e tendo em vista ser o maior alvo de ataques, o serviço de Correio Eletrônico também passou por processo de inovação, tendo seu acesso permitido apenas por meio de token configurado em smartphone.

O Escritório Remoto se apresenta então, como um meio mais seguro e mais acessível aos servidores, de modo a facilitar, àqueles que possuem um computador ou notebook em casa, o acesso a sistemas, sem a necessidade de levar um computador do Tribunal ou Cartório para sua residência.

A atual gestão do TRE/GO também tem atuado intensamente no sentido de melhorar os processos de trabalho na Justiça Eleitoral de Goiás e neste primeiro ano de atuação, já apresentou significativas melhorias no processos de marcação e remarcação de férias e no requerimento e controle de adicionais de capacitação, com a implantação do "Espaço do Servidor" cedido pelo TSE. Destaca-se também, neste período, a substituição do sistema de processo administrativo pelo SEI (Sistema Eletrônico de Informações), que além de propiciar a validação de assinaturas dos documentos pela internet, acrescenta maiores recursos de controles de serviços administrativos, com possibilidade de visualização de processos por terceiros e alinhado com a maioria dos Tribunais Eleitorais e diversos outros órgãos públicos.

São tempos de mudanças expressivas. O pós pandemia e o próximo ciclo de planejamento estratégico sinalizam que muito ainda há por fazer e inovar na Justiça Eleitoral, mas com a colaboração e empenho de todos os servidores, é certo que os desafios serão superados, rompendo paradigmas dos limites físicos de ambientes para prestação dos serviços e atendimento ao eleitor.

 

Texto de autoria do Secretário de STI, Frank Wendell Ribeiro