Verba Legis 2021

Ações do Tribunal

 

Ações de melhoria CEIN ( / )

por Coordenadoria de Engenharia e Infraestrutura

 

AÇÃO 1 - MODERNIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO E SUBSTITUIÇÃO DOS FORROS ANTIGOS

Custo: R$ 1.405.239,37

Contrato: TRE Nº 48/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Substituição dos equipamentos de ar condicionado, instalados nas dependências dos Edifícios Sede e Anexo I do TRE-GO, por equipamentos de alta performance do tipo VRF, com fornecimento e instalação das unidades evaporadoras modulares do tipo Fan Coill, das unidades condensadoras do tipo remota com compressores Inverter, da linha frigorígena e dos dispositivos automatizados para o controle remoto centralizado de todos os equipamentos.

O presente objeto abrange a completa remoção dos equipamentos atuais com o total recolhimento do gás refrigerante em recipientes apropriados de modo evitar a sua propagação no meio ambiente, compreendendo ainda o fornecimento de equipamentos e materiais, transporte, execução das montagens e interligações, testes de performance, limpeza de toda a rede de dutos, balanceamentos e comissionamento do sistema de automação/supervisão remota.

A modernização aqui proposta tem como objetivo melhorar o conforto térmico e diminuir os níveis de ruído nos ambientes climatizados dos edifícios Sede e Anexo I, melhorando substancialmente o bem-estar de todos os servidores que ali laboram. Além da precisão no controle de temperatura dos ambientes, proporcionado pela tecnologia INVERTER, e da confiabilidade deste sistema, ter-se-á ainda significativas reduções no consumo de energia da ordem de 30%.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Os equipamentos de ar condicionado, atualmente instalados no Edifício Sede e Anexo-I do TRE-GO, já estão em fase final de vida útil (mais de 20 anos de uso), defasados tecnologicamente e com elevado consumo energético por conta do baixo rendimento dos equipamentos, de sua tecnologia ultrapassada e pelo desgaste de seus componentes frente ao longo período de uso.

 

Fachada dos Fundos - Antes

Fachada dos Fundos - Antes.

Fachada dos Fundos - Depois

Fachada dos Fundos - Depois.

 

Novas Unidades Condensadoras de alta performance (Sistema VRF).

Novas Unidades Condensadoras de alta performance (Sistema VRF) - Vista de cima.

 

AMBIENTES ANTES DAS INTERVENÇÕES DE FORRO E LAYOUT



AMBIENTES DEPOIS DAS INTERVENÇÕES DE FORRO E LAYOUT

Forro 4º Andar Ala-A (COFI).

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Salas da SEATS - Edifício Sede Térreo.

Recepção - Edifício Sede Térreo.

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NOVOS EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO

AHU 4º Andar Ala-A AHU.

AHU Edifício Sede Térreo.


AÇÃO 2 - MODERNIZAÇÃO DOS ELEVADORES

Custo: R$ 317.000,00

Contrato: TRE Nº 18/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Modernização de quatro elevadores, com sete paradas cada um, instalados nas dependências do Edifício Sede Anexo I do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em Goiânia (GO), abrangendo o fornecimento de peças, equipamentos e serviços em regime de empreitada por preço global, incluindo garantia, assistência técnica e manutenção preventiva e corretiva pelo período de 01 (um) ano.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Os elevadores do Edifício Sede Anexo I do TRE-GO tem uma vida útil de aproximadamente 20 anos, e permanecem até hoje com praticamente todas as peças desde a sua instalação. Essa condição contribui para o aumento na frequência dos registros de paralizações dos elevadores em decorrência de falhas mecânicas e elétricas. Algumas vezes, as paralizações podem perdurar por longos períodos em decorrência da falta de peças de reposição.

No decorrer desses 20 anos houve grande evolução tecnológica e normativa para os elevadores de passageiros, sendo a sua atualização tecnológica uma questão de grande relevância face ao déficit apresentado para o transporte vertical no Edifício Sede Anexo I do TRE-GO.

A modernização do sistema de transporte vertical proposto para o TRE-GO garantirá uma série de vantagens, tais como: suavidade e precisão nas paradas; menor desgaste dos componentes móveis; redução significativa dos níveis de ruído, entre outras. Além disso, a modernização irá reduzir significativamente o tempo médio de espera dos usuários, com menor número de paradas por viagem, cabinas mais vazias, além da redução no consumo de energia da ordem de 30% com a adoção de inversores de frequência com sistema de malha fechada.


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Vista interna e botão de chamada de pavimento do elevador da presidência.

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Vista interna e botão de chamada de pavimento do elevador social-A.

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Máquinas de tração e novos quadros dos elevadores social-A e B.



AÇÃO 3 - REFORMA DOS SANITÁRIOS PÚBLICOS

Custo: R$ 298.718,24

Contrato: TRE Nº 72/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma dos sanitários públicos e áreas de apoio do plenário do edifício Anexo I do TRE-GO, abrangendo os serviços de retirada de portas, divisórias, espelhos e acessórios, demolição dos revestimentos existentes, impermeabilização, adequação de instalações hidrossanitárias, execução de paredes em gesso acartonado, execução de novos revestimentos de piso e parede, colocação de novas bancadas e divisórias em granito, colocação de novas portas de acesso e de boxes, substituição de bacias sanitárias e mictórios, adequação de instalações elétricas com a substituição de luminárias, pintura, instalação de barras de apoio, espelhos e acessórios de banheiro e serviços de marcenaria.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Adequação de todos os sanitários às normas de acessibilidade em atenção ao requerimento formulado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, referendado pela Secretaria de Administração e Orçamento e Coordenadoria de Engenharia e Infraestrutura (vide PAD nº 2170/ ).

 

SITUAÇÃO DOS BANHEIROS ANTES DAS INTERVENÇÕES

Vista dos boxes acessível e comum - Divisórias, bacias sanitárias, acabamento de válvulas e base (no sanitário acessível) a serem removidos, descartados e instalados novas peças.

Box acessível - Bacia sanitária e assento a serem removidos, barras a serem removidas e armazenadas para posterior instalação, juntamente com nova barra de 70 cm na vertical.

Bancada a ser removida e descartada, assim como acessórios (saboneteiras e papeleiras), sendo instaladas nova bancada de granito, novo espelho e acessórios. Sifão será padronizado - único modelo - metálico acabamento cromado.

Mictórios a serem removidos e descartados, sendo reinstalado novo mictório no ponto posicionado à esquerda. Barras de apoio a serem removidas e armazenada a barra que não estiver com sinais de oxidação e bolhas na pintura. Ponto do mictório remanescente deverá ser isolado. Estimativa de barras a serem substituídas/complementadas na Tabela 1 do memorial.

Bancada a ser removida e descartada, devendo ser instalada nova bancada e rodamão (no perímetro da bancada junto à parede, formando um L) em granito verde ubatuba. Ponto do lavatório próximo à parede deverá ter instalação de água e de esgoto ajustados, seguindo desenho da nova bancada. Deve ser instalado novo espelho da largura da bancada e altura até forro de gesso.



SITUAÇÃO DOS BANHEIROS APÓS AS INTERVENÇÕES


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AÇÃO 4 - REFORMA DAS FACHADAS E PASSEIO EDIFÍCIO SEDE

Custo: R$ 195.968,56

Contrato: TRE Nº 53/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma das fachadas do edifício Sede do TRE-GO, incluindo-se serviços de impermeabilização, aplicação de revestimento do tipo granilha, pintura, polimento de letreiro e lavação de vidros, bem como revitalização das calçadas e áreas de implantação dos edifícios Sede e Anexo I.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Garantir o atendimento às normas de acessibilidade quanto aos passeios públicos que circundam os Edifícios Sede e Anexo I. Revitalizar o Edifício Sede (Prédio Histórico), recuperando toda a sua fachada, garantindo assim a preservação deste importante edifício que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 


SITUAÇÃO ANTES DAS INTERVENÇÕES



SITUAÇÃO DEPOIS DAS INTERVENÇÕES

 

 

AÇÃO 5 - REVITALIZAÇÃO DO PAISAGISMO EDIFÍCIO SEDE

Custo: R$ 18.478,00

Contrato: TRE Nº 81/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Fornecimento de plantas ornamentais, preparo de solo e implantação de jardim nas áreas internas e externas dos Edifícios Sede e Anexo I do TRE-GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Revitalizar e recompor os jardins nas áreas externas (fachada frontal) e áreas internas (canteiros distribuídos nas áreas de circulação) dos edifícios Sede e Anexo I após a realização da obra de reforma das fachadas dos prédios e Recuperação e adaptação dos passeios às normas de acessibilidade.

Contribuir para a qualificação do ambiente de trabalho, uma vez que o aspecto estético tem impacto na satisfação dos usuários do espaço.


Área externa - Lateral direita.

Área externa - Lateral esquerda.

Área externa - Canteiros lateral direita.

Área externa - Canteiros lateral esquerda.

Área interna - Jardim sob rampa.

Área interna - Canteiros próximo à escada.



AÇÃO 6 - REFORMA DAS REDES ELÉTRICA E LÓGICA EDIFÍCIO SEDE ANEXO II

Custo: R$ 114.615,72

Contrato: TRE Nº 47/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reformar as redes elétrica e lógica do Depósito de Urnas e áreas de Manutenção de Urnas do Edifício Sede Anexo II do TRE-GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Em vistoria realizada no Edifício Anexo II do TRE-GO, foi constatado que as áreas originalmente destinadas a garagem de veículos e depósito de urnas, estão sendo utilizadas para manutenção, depósito e carga de urnas. Isso significa que áreas que inicialmente foram projetadas para consumir pouquíssima energia elétrica estão agora sendo utilizadas para atividades que demandam um grande consumo de eletricidade, fazendo assim com que os quadros de distribuição de energia daquelas áreas sejam insuficientes para atender a nova demanda. Da mesma forma, onde antes não havia utilização de pontos lógicos, agora apresenta grande demanda pelos mesmos. Como houve grande aumento da demanda de energia nas áreas citadas, sem a devida mudança nas instalações elétricas, os quadros de distribuição e as instalações elétricas daquelas áreas encontram-se sobrecarregadas, apresentando aquecimento excessivo, com risco de incêndio.

 

Quadro QD-B instalado próximo às mesas de urnas.

Tomadas Sistema X instaladas nas mesas de carga de urnas.



AÇÃO 7 - REFORMA DO EDIFÍCIO SEDE DO FÓRUM ELEITORAL DE RIO VERDE - GO

Custo: R$ 430.913,43

Contrato: TRE Nº 37/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma do prédio do Fórum Eleitoral de Rio Verde - GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

O prédio que abriga as instalações do Fórum Eleitoral de Rio Verde foi inaugurado em e, desde então, foram realizados serviços diversos no imóvel, sem, contudo, executar uma reforma de maior magnitude, de modo a solucionar de forma definitiva problemas crônicos da edificação como infiltrações e vazamentos do telhado, bem como atender demandas ocasionadas pelo desgaste natural da edificação, como a substituição de pisos e forros.

Desse modo, visando a atender a uma demanda reprimida do prédio do Fórum Eleitoral de Rio Verde no que concerne às suas instalações prediais, a Seção de Obras e Projetos efetuou visita técnica ao imóvel e elaborou projeto de reforma da edificação, contemplando os serviços necessários para garantir condições ideais de habitabilidade ao imóvel.


SITUAÇÃO ANTES DA REFORMA

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SITUAÇÃO DEPOIS DA REFORMA




AÇÃO 8 - REFORMA DO EDIFÍCIO SEDE DO CARTÓRIO ELEITORAL DE JATAÍ - GO

Custo: R$ 362.403,78

Contrato: TRE Nº 41/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma do prédio do Cartório Eleitoral de Jataí - GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

O prédio que abriga as instalações do Cartório Eleitoral de Jataí foi inaugurado em e, desde então, foram realizados serviços diversos no imóvel, sem, contudo, executar uma reforma de maior magnitude, de modo a solucionar de forma definitiva problemas crônicos da edificação como infiltrações e vazamentos do telhado, e abranger necessidades ocasionadas pelo desgaste natural da edificação, como a substituição de pisos.

Desse modo, visando a atender a uma demanda reprimida do prédio do Cartório Eleitoral de Jataí no que concerne às suas instalações prediais, a Seção de Obras e Projetos efetuou visita técnica ao imóvel e elaborou projeto de reforma da edificação, contemplando os serviços necessários para garantir condições ideais de habitabilidade ao imóvel.

 

SITUAÇÃO ANTES DA REFORMA

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SITUAÇÃO DEPOIS DA REFORMA




AÇÃO 9 - REFORMA DO EDIFÍCIO SEDE DO CARTÓRIO ELEITORAL DE FORMOSA - GO

Custo: R$ 206.293,52

Contrato: TRE Nº 81/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma do prédio do Cartório Eleitoral de Formosa - GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

O prédio que abriga as instalações do Cartório Eleitoral de Formosa foi inaugurado em , após a construção do edifício em duas etapas, tendo em vista a paralisação da obra inicialmente contratada.

Desde então, foram realizados serviços diversos no imóvel, tais como: instalação de cobertura para estacionamento, pavimentação externa, serviços de manutenção geral, sem, contudo, executar uma reforma de maior magnitude, de modo a atender e solucionar de forma definitiva problemas crônicos da edificação como infiltrações e vazamentos do telhado.

 

SITUAÇÃO ANTES DA REFORMA

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SITUAÇÃO DEPOIS DA REFORMA




AÇÃO 10 - REFORMA DAS FACHADAS EDIFÍCIO SEDE ANEXO I

Custo: R$ 157.694,35

Contrato: TRE Nº 63/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reformas das fachadas do Edifício Sede Anexo I do TRE-GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Revitalização das fachadas do Edifício Sede Anexo I, que foram danificadas por conta da obra de reforço estrutural e também por ação do tempo.

 

Retirada, polimento e reinstalação do letriro da fachada principal.

Letreiro piso térreo.


Fachada Av. Tocantins - execução de granilha.



AÇÃO 11 - REFORÇO ESTRUTURAL EDIFÍCIO SEDE ANEXO I

Custo: R$ 152.555,18

Contrato: TRE Nº 62/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reabilitação (recuperação e reforço) estrutural do Edifício Anexo I do TRE-GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Após vistoria técnica e elaboração de ensaios diversos, por empresa Contratada para avaliação estrutural, estabeleceu-se preliminarmente as necessidades de recuperação estrutural. Em seguida, com o uso de software específico foi efetuado o recálculo estrutural do prédio, levando-se em conta as cargas próprias e o carregamento acidental referente ao tipo de uso da edificação, sendo diagnosticadas necessidades de reforço em algumas peças estruturais, culminando na elaboração de projeto executivo de reabilitação estrutural do edifício Anexo I.

 

Pilar após apicoamento do concreto, limpeza e aplicação de pintura anticorrosiva nas ferragens.

Pilar após o término de aplicação de argamassa polimérica.

Reforço laje do térreo - Tela metálica e concretagem.

Reforço vigas do térreo - ferragem e formas.

Pintura epóxi - subsolo.

Vigas metálicas - Reforço das lages do 5º pavimento.

Reforço lajes 5º pavimento - vigas metálicas.



AÇÃO 12 - REFORMA DO ARQUIVO E RECEPÇÃO DO EDIFÍCIO ANEXO II EM GOIÂNIA

Custo: R$ 170.284,54

Contrato: TRE Nº 86/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Reforma do arquivo e acesso principal (recepção) do edifício Messias de Souza Costa (Edifício Anexo II), situado à Rua 25 A, nº 465, Setor Aeroporto, Goiânia - GO para ampliação do espaço reservado para guarda do arquivo judicial, vedação do alambrado existente, adaptação do acesso principal às normas de acessibilidade (hall de entrada do edifício) e acessos externos (rampas e degraus).

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

Atender à solicitação da Seção de Biblioteca, Legislação e Arquivo, para que seja transferida a sala dos servidores que trabalham no arquivo central para o pavimento térreo do Anexo II. Também solicita alteração nas salas que contêm os arquivos administrativo e judicial, visando a melhor conservação dos documentos.


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AÇÃO 13 - INSTALAÇÃO DE GRUPO GERADOR DE 150kVA NO EDIFÍCIO SEDE ANEXO II

Custo: R$ 69.998,99

Contrato: TRE Nº 88/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Fornecimento e instalação de Grupo Gerador de 150kVA, nas dependências do Edifício Sede Anexo II do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, localizado na Rua 24-A, esquina com a Rua 17-A, Setor Aeroporto, Goiânia-GO.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

A aquisição do gerador de energia elétrica justifica-se pela necessidade de manutenção, sem interrupções, do fornecimento de energia no Edifício Sede Anexo-II, visando garantir o pleno funcionamento dos seus sistemas de segurança e de informática, principalmente por conta da implementação do “Site Backup” - equipamento que por meio de link de fibra óptica trabalha em paralelo com os servidores do CPD Central (Edifício Sede Anexo-I) e pode assumir todo o processamento de dados no caso de pane do CPD Central.

 

Gerador de energia na sua posição final.

Grupo gerador com o quadro de comando.

Quadro de transferência de energia instalado.



AÇÃO 14 - SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ON-GRID

Custo: R$ 865.743,13

Contrato: TRE Nº 75/

Ano de início / conclusão: /

OBJETIVO:

Fornecimento e instalação de Sistemas de Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica ON-GRID.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

O investimento em uma fonte de energia sustentável está em sintonia com as políticas governamentais e com as orientações do CNJ e as próprias políticas, sócio ambientais do TRE-GO. Por outro lado, fontes de energia sustentáveis são uma meta global, considerando os efeitos extremamente nocivos que os combustíveis fósseis acarretam. Investir em energia solar no Brasil é diminuir a necessidade de utilização de energia térmica, por exemplo. Enfim, sob o ponto de vista conceitual, o investimento em energia solar fotovoltaica está plenamente justificado. Sob o ponto de vista financeiro, a situação no Brasil apresenta-se bastante favorável à energia solar fotovoltaica. Com a Resolução Normativa nº 482/2012, revisada pela Resolução Normativa nº 687/2015, da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, foi criado o Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Esse sistema permitiu que consumidores instalassem pequenas usinas geradoras, como as de energia solar fotovoltaica, microturbinas eólicas, geradores de biomassa, etc. A resolução estabeleceu dois modelos, sendo considerada Microgeração a instalação de geradores com potência de até 75 kW, e Minigeração quando acima dessa potência até o valor de 5 MW. O ponto chave para tornar a energia solar fotovoltaica atrativa sob o ponto de vista financeiro, foi a definição de que quando a quantidade de energia gerada for superior à quantidade de energia consumida, serão gerados créditos que poderão ser compensados pelo prazo de até 60 meses. Ou seja, a energia gerada em períodos de sol, é utilizada para compensar o consumo dos períodos sem sol, de forma a que o gasto final de energia da edificação seja reduzido a apenas uma taxa mínima (em sistemas de baixa tensão) ou à demanda contratada (em sistemas de média tensão). Ainda, caso o consumidor possua uma outra instalação em seu CPF/CNPJ, ele poderá utilizar os créditos excedentes para compensar nessa outra unidade consumidora. Essa modalidade de compensação é denominada “autoconsumo remoto”, que é a opção a ser adotada neste projeto por conta das contas de todos os edifícios deste Tribunal serem agrupadas em um único CNPJ, tornando possível assim abaterem estes créditos em qualquer uma de nossas unidades cartorárias.