Verba Legis 2023

Ações do Tribunal

 

Secretaria de Tecnologia da Informação

por Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Sempre que uma unidade é concitada a realizar uma apresentação de suas atividades, o que primeiro vem em mente são as grandes realizações, aquelas que, na visão do gestor, que por maiores impactos e relevância, se destacam dentro de uma diversidade de ações.

Em tecnologia da informação esses destaques normalmente se traduzem na entrega de sistemas e soluções que automatizam processos de trabalhos internos ou entregam melhorias nos serviços prestados aos clientes externos, além é claro, no caso da Justiça Eleitoral, da realização das eleições.

Mas o que poucos se dão conta, é que todo novo sistema ou solução implementada se torna mais um item para o portfólio de serviços para suporte e sustentação, que requer cada vez mais estrutura para fazer frente a este crescimento de demandas. Ou seja, quanto mais sistemas e automação de processos, mais profissionais de tecnologia serão necessários para manter e suportar essas novas implementações.

Para se ter uma ideia, o portfólio de sistemas e soluções, sustentados ou que contam com algum tipo de suporte da STI, já totalizam 120 soluções. O CPD da STI já conta com 222 servidores virtuais administrados na infraestrutura, com uma rede que conta com mais de 200 links de conexão de dados, considerando links principais e redundantes. O número de chamados técnicos atendidos já ultrapassam 17.000 ao ano, divididos em requisições de serviços e tratamento de incidentes.

Neste contexto, um dos instrumentos utilizados para avaliar a evolução da maturidade e competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos órgãos do Poder Judiciário, é o Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decorrente do disposto na Resolução CNJ nº 370/2021. No iGovTIC, conforme metodologia de levantamento estabelecido pelo CNJ, a Justiça Eleitoral Goiana conta com mais de 1300 usuários internos e 11.000 usuários externos, o que indicaria a necessidade de um contingente de 69 servidores técnicos especializados em tecnologia da informação. Todavia, hoje, a STI do TRE-GO conta com 45 servidores no total e apenas 29 são cargos especializados.

Há 25 anos, quando foi realizado o primeiro concurso público do TRE-GO, o suporte a tecnologia da informação se limitava em manter em funcionamento computadores com acessos à internet, editores de texto, um sistema de acompanhamento processual e alguns sistemas de atendimento ao eleitor, operação do cadastro eleitoral e sistemas eleitorais utilizados nos pleitos. Hoje, todos os processos judiciais e administrativos são digitais e praticamente todas as áreas dependem de sistemas ou serviços de tecnologia da informação. O Tribunal Pleno não realiza mais sessões sem uso de tecnologias e o momento de transformação digital que estamos vivendo aponta cada vez mais para a substituição de processos de serviços manuais para processos informatizados.

Apesar de vanguardista na utilização de tecnologias no processo eleitoral, é muito grande o desafio que se coloca à Justiça Eleitoral, em acompanhar e manter toda a estrutura necessária para essa transformação digital nos processos de trabalho administrativos e jurisdicionais. Somente uma transformação na forma em que pensamos as bases desse processo, poderá fazer frente ao que já temos em operação e ao que desejamos evoluir.

A persistir as dificuldades em se garantir a manutenção de talentos e aumentar o quantitativo de profissionais de TI disponíveis, muitos serviços terão que, cada vez mais, migrar para a dependência de infraestruturas e prestação de serviços terceirizados, e neste aspecto, as limitações orçamentárias para contratação de prestação de serviços continuados terão que ser superadas.

Realizadas essas considerações e para não frustrar as expectativas sobre a apresentação das realizações de destaque, desde a última edição desta revista, a Secretaria de Tecnologia da Informação está com alguns projetos em conclusão e na fase de entregas, tais como a implantação do Sistema de Gerenciamento de Propaganda Partidária Gratuita - SisAntena, desenvolvimento do Sistema de Acompanhamento da Programação e Execução Orçamentária - SIAPExO, implantação da ferramenta de Comunicação Multicanal nas Zonas Eleitorais, atualização do Sistema de Diárias, implantação do sistema Pasta Funcional, dentre outros sistemas que sofreram alterações ou implementações de novas funcionalidades. Também estão em fase de conclusão a redistribuição e montagem dos kits biométricos, para o retorno do atendimento com coleta de biometria, a implantação do Múltiplo Fator de Autenticação e a instalação de Links redundantes de dados em todas as zonas eleitorais.

Por fim, importa destacar que em outubro deste ano serão realizadas as eleições dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescentes de diversos municípios, que contarão com o apoio da Justiça Eleitoral na disponibilização de Urnas Eletrônicas e suporte técnico. É uma iniciativa de grande envergadura e até o momento já foram recebidos pedidos de 182 municípios que realizarão estas eleições de forma informatizada.