Verba Legis 2023

Ações do Tribunal

 

Secretaria de Gestão de Pessoas apresenta projetos inovadores no 5° Desenvolve-JE

por Secretaria de Gestão de Pessoas

 

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) participou da 5ª edição do Desenvolve-JE, evento promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral, nos dias 17 e 18 de abril de 2023, com o tema: “Força de Trabalho: Talento certo no lugar certo”. O evento tem o objetivo de promover cases de sucesso desenvolvidos pelos tribunais regionais eleitorais na área de gestão de pessoas. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás participou com a apresentação de dois projetos na área de alocação de equipes: “Alocação Temporária de Equipes para Processamento de Registro de Candidaturas nas Eleições Municipais 2020”; e “Cooperação para Análise dos Processos de Prestação de Contas nas Eleições Municipais 2020”. Ambos projetos foram voltados para eleições municipais e consistem na utilização de metodologia inovadora para alocação de servidores para o processamento de registro de candidaturas e prestação de contas eleitorais, conforme a necessidade e a disponibilidade de força de trabalho de cada unidade.

Participaram do evento a Secretária de Gestão de Pessoas do TRE-GO, Milena Jorge Gonçalves, a Coordenadora de Pessoal, Loirí Schwingel, o Assessor de Planejamento, Governança e Gestão da SGP, Luís Gustavo do Lago Quinteiro, o titular a Assistência de Exame de Contas Eleitorais, Wellyngton Broetto (remoto) e o colaborador terceirizado da SGP, Pedro Augusto Fernandes Torres Santana.

O projeto voltado para suporte ao processamento de registro de candidaturas se deu com o apoio de ferramenta de Business Intelligence (BI), visando avaliar, quase em tempo real, a carga de trabalho de cada localidade frente a sua força de trabalho disponível, orientando a Coordenadoria de Pessoal, unidade da Secretaria de Gestão de Pessoas responsável pelas alocações temporárias de equipes, na definição das prioridades de alocação. Segundo Loirí Schwingel, Coordenadora de Pessoal, a metodologia desenvolvida propiciou alta eficiência na alocação de equipes, tendo sido designadas tanto equipes para apoio remoto quando presencial. “Com a disponibilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no 1° grau de jurisdição, foi possível viabilizar suporte remoto para processamento dos registros de candidaturas, o que reduziu não apenas o tempo de resposta às demandas, mas também os custos envolvidos, pois não há necessidade de deslocamentos”, diz Loirí.

 

 

Em relação ao projeto de cooperação para análise de contas eleitorais e partidárias, a carga de trabalho das zonas eleitorais também foi calculada com a apoio de ferramenta de BI, mapeando-se, ainda, os desequilíbrios entre demanda x força de trabalho disponível. A maior inovação nesse projeto consistiu na criação de um indicador, representativo do número médio de prestações de contas de candidatos eleitos da zona eleitoral (ZE), por servidor lotado na unidade (PPC). As ZE’s que se encontravam com PPC abaixo da média do Tribunal foram chamadas a apoiar a análise de contas eleitorais de zonas eleitorais com sobrecarga, de forma a haver reequilíbrio da demanda de cada localidade frente a sua capacidade de atendimento. Pedro Fernandes, colaborador terceirizado da Coordenadoria de Pessoal, salienta que “a redistribuição de processos entre as zonas para equalização da carga de trabalho foi a melhor alternativa encontrada em um momento pós-eleições em que a disposição por parte dos servidores para aderir a uma força-tarefa nos moldes tradicionais acaba sendo menor, especialmente ante aos desafios de se fazer eleições em ambiente pandêmico.” Segundo Wellyngton Broetto, Assistente de Exame de Contas Eleitorais, unidade responsável pelo gerenciamento da distribuição da carga de trabalho e que coordenou, na ocasião, a força-tarefa para processamento das contas eleitorais mais complexas, a “metodologia implementada resultou em avanços significativos, uma vez que possibilitou a identificação de sobrecargas e desequilíbrios, permitindo uma redistribuição estratégica dos processos. Além disso, a criação de um grupo especializado para lidar com os casos mais complexos desempenhou um papel crucial ao aliviar a carga de trabalho dos servidores das zonas eleitorais. Essas abordagens não apenas aprimoraram a eficiência na análise das contas eleitorais, mas também demonstraram uma preocupação com a saúde e o bem-estar dos envolvidos, evitando sobrecargas e garantindo um equilíbrio adequado de trabalho.”.

Gustavo Quinteiro, Assessor de Planejamento, Governança e Gestão da SGP destaca que “ambos projetos contaram com metodologias inovadoras, especialmente se considerarmos o ambiente pandêmico vivenciado nas Eleições Municipais de 2020, com fortes restrições sanitárias e de deslocamento físico de pessoas. O uso de ferramentas tecnológicas tornou o processo mais técnico e eficiente”.

A Secretária de Gestão de Pessoas, Milena Jorge, destacou a riqueza na troca de experiências entre os tribunais, salientando que os projetos desenvolvidos no âmbito deste Regional “propiciaram um salto de qualidade na alocação de equipes, por seu caráter inovador, podendo servir de inspiração para outros tribunais”.