Ações do Tribunal
por Seção de Controle Patrimonial, Coordenadoria de Bens e Aquisições e Secretaria de Administração e Orçamento
No ano de 2022, a Seção de Controle Patrimonial, juntamente com a Coordenadoria de Bens e Aquisições e o apoio da Secretaria de Administração e Orçamento, envidaram esforços com o objetivo de buscar uma solução visando a implementação de uma metodologia de trabalho eficiente para a realização dos inventários anuais de bens.
A princípio, foi contatada a empresa Link Data Informática e Serviços S/A, proprietária intelectual do software ASI, utilizado por todos os Regionais Eleitorais, e solicitado orçamento para a realização do controle patrimonial por meio de utilização de tecnologia com identificação por radiofrequência (RFID).
A citada empresa informou que para a implementação da citada tecnologia a mesma teria que realizar novo emplacamento dos bens, haja vista a necessidade de utilização de etiqueta especial e, por isso, o orçamento dos mencionados serviços, considerando o quantitativo dos bens deste Regional, a saber, 59.000 (cinquenta e nove mil) bens à época, ficou estimada em quase R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), sem contar o valor mensal de R$ 124.000,00 (cento e vinte e quatro mil reais) para assistência técnica e treinamento, indefinidamente.
Dessa forma, verificou-se que a utilização da supracitada tecnologia para a gestão dos mobiliários mostrou-se inviável, tendo em vista que os custos de controle acabaram superando o valor dos bens, tornando o processo antieconômico, em afronta ao princípio da economicidade, previsto no art. 70 da Constituição Federal.
Assim, visando a utilização de uma melhor metodologia para a realização dos inventários anuais, considerando que, em exercícios anteriores, os próprios responsáveis pelos bens faziam o inventário em suas respectivas unidades, em afronta ao princípio da segregação de funções, esta Unidade e a Coordenadoria de Bens e Aquisições solicitaram a contratação de empresa cujo objeto é a prestação de serviços de consultoria para ajustar as demandas patrimoniais, incluindo o inventário, a reavaliação de bens, rotinas de desfazimento de inservíveis e registro da depreciação, bem ainda imersões em consultoria com os seguintes temas: entendendo o protocolo de inventário, práticas de inventário, relatório de encerramento de inventário, avaliação de bens e elaboração de normativos internos.
Após análise da Alta administração, foi autorizada a contratação da empresa CASP Online Treinamentos Ltda.-ME, por meio do Contrato TRE-GO nº 91/2022.
Cabe registrar que o valor anual pago pela consultoria é menor que o custo de apenas dois meses de assistência técnica e treinamento, caso a opção fosse contratar a LinkData para gestão do patrimonial por meio da tecnologia RFID.
Ademais, pelos conteúdos trazidos pelo renomado consultor, e autor da obra “Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas”, e diante da intenção de conhecer melhor a matéria por parte dos servidores deste Regional, cujos ensinamentos estão até sendo repassados a muitos outros servidores/colaboradores, envolvidos nas questões patrimoniais, nota-se a vantagem econômica auferida por este Órgão na aludida contratação.
Neste ano de 2023, o Inventário Anual de Bens está sendo realizado sob a orientação do referido consultor o qual instruiu os servidores desta Unidade no tocante ao quantitativo de pessoas necessárias para a realização do inventário, proporcional ao quantitativo de bens do órgão, bem como a forma de implementá-lo, de modo a não haver futuros apontamentos pelo Tribunal de Contas da União.
Importante registrar que este Regional tem atualmente 61.559 (sessenta e um mil, quinhentos e cinquenta e nove) bens, sendo 16.867 (dezesseis mil, oitocentos e sessenta e sete) urnas eletrônicas. Tais bens, com exceção das urnas, estão espalhados por 92 Zonas Eleitorais, 4 Diretorias dos Fóruns, 110 unidades da Secretaria, 03 depósitos de bens, 9 Vapts-vupts na Capital, 15 Vapts-vupts e 09 Postos Avançados de Atendimento no interior do Estado, e, dessa forma, vê-se a importância em treinar os servidores da Seção de Controle Patrimonial, bem como os membros da comissão anual de inventário para a realização eficiente dos trabalhos, respeitando o princípio da segregação de funções.
Cabe informar, ainda, que esta Unidade elaborou parecer para baixa de 3.885 (três mil, oitocentos e oitenta e cinco) bens considerados de consumo e que constam no sistema de patrimônio como bem permanente (docs. 0478946 e 0525558 do SEI nº 23.0.000001426-5).
Dessa forma, a fim de trazer maior confiabilidade nos trabalhos de inventário, a metodologia utilizada neste ano comprovará a existência dos bens por meio de registro fotográfico do bem e da plaqueta do patrimônio.
Ressalto que a comissão de inventário promoverá rotineiros ajustes necessários para adequação da metodologia às especificidades deste Regional e, com o tempo e com a prática do inventário, haverá o aprimoramento dos trabalhos visando uma maior celeridade e eficiência.
Nesse ponto, importante frisar a dedicação e excelência da atual Comissão de Inventário na realização dos trabalhos.
Para facilitar os trabalhos de gestão patrimonial e dos inventários, a Secretaria de Administração e Orçamento, impulsionada pelo TSE, encaminhou Ofício nº 4/2023, em 24 de março de 2023, reafirmando o interesse na aquisição de 17 (dezessete) leitores de código de barras com as respectivas licenças, bem como a contratação da solução de tecnologia RFID somente para o controle das urnas eletrônicas (SEI 23.0.000004424-5).
Para organizar os trabalhos de gestão patrimonial, a Unidade traz uma inovação, a saber, os Termos de Transferência Interna que eram encaminhados por meio de e-mail, serão direcionados dentro do próprio sistema de patrimônio – ASIWEB, a exemplo do que acontece no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, referência em gestão patrimonial.
Registro, também, que o próximo passo para a gestão patrimonial eficiente consiste na elaboração de normativos relacionados ao controle do patrimônio, inventários anuais, recebimento de bens, alienação de bens, baixa de bens e outros assuntos afetos a esta Unidade, que, de forma indireta, abrange todo o Tribunal e contribui para uma administração de excelência.
Por fim, vale, ainda, salientar as recentes ações implementadas para a organização do depósito de bens deste Tribunal (Rua 69-A) e alienação dos bens inservíveis.
A seguir seguem as fotos do formato adotado para inventariar os bens patrimoniais.
![]() Foto panorâmica da unidade |
![]() Foto da etiqueta de patrimônio |
![]() Foto do bem |
![]() Materiais utilizados |
Fotos da organização do depósito de bens permanentes – Ed. IALBA LUZA
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