Verba Legis 2018

Ações do Tribunal

 

Planejamento Integrado das Eleições 2018

por Diretoria-Geral

 

O Planejamento das Eleições 2018 representa o esforço do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás em aprimorar o processo eleitoral, fornecendo melhores recursos e, consequentemente, buscando a melhoria contínua dos serviços entregues ao cidadão. O processo Planejamento das Eleições compreende:

Processo Planejamento de Eleições

Processo Planejamento de Eleições

 

Como se observa, o Planejamento das Eleições 2018 iniciou-se com a Avaliação das Eleições 2016, realizada em 2 fases, sendo que na primeira as zonas eleitorais realizaram reuniões setoriais, simultaneamente em todo o estado, sob a coordenação dos representantes dos 10 núcleos regionais que compõem a Comissão Permanente de Apoio à Estratégia e Integração das Zonas Eleitorais (Integrazonas), e na segunda, foram debatidas, com a participação das unidades do Tribunal, as informações consolidadas na etapa anterior, obtendo propostas de melhoria para o próximo pleito.

As propostas de melhorias identificadas na avaliação foram materializadas, com a autuação pela Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica (AAGGE / DG), em 34 procedimentos administrativos digitais (PADs), que subsidiaram a proposta orçamentária dos Pleitos 2018, encaminhada ao TSE em , e iniciativas sem impacto orçamentário que envolvem a melhoria do processo de trabalho, superando o cronograma previsto no processo de trabalho “Levantar as necessidades de orçamento”.

Os principais pontos abordados:

Na sequência, iniciamos as tratativas do processo “Elaborar o Planejamento”, o qual já foi aprovado pela Presidência e publicado no Portal TRE/GO [PDF], fruto de um trabalho desenvolvido pela Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica em parceira com as Assessorias de Planejamento das secretarias. Este trabalho contou com a participação e o envolvimento de todas as unidades do Tribunal, visando alcançar as diretrizes determinadas no Planejamento Estratégico do Tribunal e aperfeiçoar a utilização dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros disponíveis.

Destaca-se que a representatividade das zonas eleitorais foi ampliada no Planejamento das Eleições 2018 com a participação dos coordenadores do Comissão Permanente de Apoio à Estratégia e Integração das Zonas Eleitorais (Integrazonas).

O referido planejamento baseou-se, para a sua construção, na cadeia de valor do tribunal e na Metodologia de Gestão por Processos do TRE/GO, aprovada pela Portaria PRES nº 373/2017 [TRE/GO], que consolidou a aplicação do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).

Foram identificados e mapeados “de ponta a ponta” os processos que compõem o Macroprocesso Processo Eleitoral, bem como os Macroprocessos de Apoio ao Processo Eleitoral, especificamente os Macroprocessos de Gestão de Pessoas e Gestão de Bens e Serviços, e do Processo Votação Paralela, que está inserido no Macroprocesso de Governança.

Para representação dos processos foram utilizadas as ferramentas diagrama de escopo e notação BPM. Ao todo foram mapeados 24 processos de trabalho, sendo identificadas as atividades estratégicas com data limite para execução e as atividades que envolvem riscos, para o específico monitoramento e tratamento.

Estamos na fase de “Monitorar o Planejamento das Eleições”, que contará com o apoio do software Sistema de Monitoramento do Planejamento das Eleições (Simples), bem como com o Comitê Gestor do Planejamento Integrado das Eleições, constituído para deliberação das questões estratégicas e acompanhamento das ações planejadas.

Concluído o processo eleitoral em , está prevista a realização da “Avaliação das Eleições 2018” com a metodologia utilizada desde , para que sejam coletados subsídios, informações e propostas de melhorias necessárias para iniciar o planejamento do pleito seguinte.

Urge destacar que o desenvolvimento do projeto de Planejamento das Eleições 2018 contribuiu na disseminação da cultura de gerenciamento de processos e gestão de riscos no âmbito do Tribunal Regional de Goiás.