Ações do Tribunal
por Secretaria de Tecnologia da Informação (STI)
A inovação acontece em ciclos cada vez mais rápidos no mundo atual e globalizado. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) viabiliza o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e a eliminação de barreiras no relacionamento entre as Instituições Públicas e a Sociedade. Traz possibilidades de automação de serviços, de desburocratização, de ampliação da transparência, da efetivação da governança corporativa e controle social, ou seja, a TIC assume papel estratégico na ampliação da eficácia da administração pública.
Reforçando essa perspectiva, dentre os macrodesafios do Poder Judiciário para o período 2015-2020, foi destacado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um item específico que trata da "Melhoria da infraestrutura e governança de TIC". Para consecução desse intento foi editada a Resolução CNJ nº 211, em 15 de dezembro de 2015, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).
Desse modo, a partir das referências do Planejamento Estratégico do TRE/GO 2016/2021, que delineiam o direcionamento da atuação institucional, e também do alinhamento às orientações da ENTIC-JUD, foi elaborado o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação 2016-2021 (PETI).
Complementarmente, as iniciativas que correspondem aos programas, projetos e ações empreendidas pela STI, bem como os planos complementares para sustentá-los, foram detalhados no Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2016-2018 (PDTI) que possui periodicidade menor, permitindo maior dinamicidade na definição e revisão das iniciativas e ainda, melhor alinhamento ao período da gestão do TRE/GO.
Tendo em vista a abrangência de 6 (seis) anos, o Plano Estratégico de TI envolverá os direcionamentos de várias administrações que assumirão a gestão do TRE/GO. Portanto, é importante destacar o papel do Comitê Gestor de TIC (CGTIC), estrutura de governança que atua como meio de encaminhamento de alterações nas estratégias visando maior alcance de benefícios ao TRE/GO, especialmente daqueles voltados para os processos finalísticos da instituição. Esse Comitê é composto pelo Diretor-Geral, que o preside, pelo titular da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão da Diretoria-Geral, os titulares das Secretarias do Tribunal e um representante da Comissão dos Servidores das Zonas Eleitorais (Portaria TRE/GO nº 147/2012 alterada pela Portaria TRE/GO nº 090/2015).
O valor para os processos finalísticos pode ser evidenciado pelo impacto positivo em objetivos institucionais e projetos estratégicos dentre os quais citamos: recadastramento biométrico 2015-2016, eleições comunitárias, otimização no gerenciamento de sessões plenárias, implantação do Processo Judicial Eletrônico. E ainda, merecem destaque: o projeto de melhoria nos processos de segurança e disponibilidade das informações, com a mudança de local e aquisição de novos equipamentos do atual data center, bem como a implantação de ambiente redundante em prédio distinto da sede do TRE/GO, no Anexo II; e o projeto de centralização do armazenamento e manutenção preventiva das urnas eletrônicas do Estado em Goiânia, ampliando assim a garantia do funcionamento desses equipamentos durante as eleições.
Para suportar todos os serviços de TI, a Secretaria de Tecnologia da Informação possui estrutura organizacional subdividida em 3 áreas de atuação: Implementação e Suporte de Sistemas; Eleições; e Infraestrutura de TI. Seu quadro de servidores é reduzido, ao todo somam 48 servidores. Destes, somente 28 são da carreira específica de tecnologia da informação do regional:
| Servidores/empregados efetivos da carreira de TI da unidade | 28 |
| Servidores/empregados efetivos de outras carreiras da unidade | 14 |
| Servidores/empregados efetivos da carreira de TI de outros órgãos/entidades | 1 |
| Servidores/empregados efetivos de outras carreiras de outros órgãos/entidades | 5 |
| Quantidade total | 48 |
|---|
Ilustramos a seguir, os principais projetos de TI, desenvolvidos no período, bem como aqueles que se encontram em andamento:
Objetivo: Propiciar a produção, a tramitação e o julgamento de processos judiciais integralmente em meio virtual, pondo fim à tramitação de autos em papel no Poder Judiciário. Além disso, busca promover maior transparência, segurança, integridade, celeridade e amplo acesso aos documentos do processo, possibilitando a consulta e a prática dos atos processuais, independente do lugar onde o usuário esteja.
Objetivo: Agilizar o gerenciamento das sessões plenárias do TRE/GO, permitindo o registro das decisões, a visualização da votação, a gerência das peças processuais, o registro da votação, a inserção das peças processuais via Internet e a consulta da votação em tempo real pela Internet.
Objetivo: Facilitar acesso a consulta de processos através de dispositivos móveis.
Objetivo: Auxiliar no monitoramento do planejamento das eleições. Possibilita, de modo fácil e intuitivo, aos servidores dos cartórios e secretaria do TRE/GO, o cadastramento do planejamento integrado de eleições, o monitoramento de todas as etapas do planejamento, a visualização de todas as ações do planejamento e o registro do andamento das ações constantes no planejamento.
Objetivo: Ampliar o controle das comunicações de suspensão de direitos políticos dos eleitores, permitindo o registro de comunicação de suspensão de direitos políticos por parte de órgãos externos, o controle do envio e do recebimento das comunicações e a emissão de relatórios gerenciais.
Objetivo: Incrementar a eficiência na gestão da informação, disponibilizando estatísticas sobre os processos que ingressam na justiça eleitoral. Pretende subsidiar a gestão judiciária e ainda atender as metas do CNJ.
Objetivo: Aperfeiçoar as ações de recrutamento e seleção interna, formatação de concursos públicos, criação de banco de talentos, otimização dos processos de lotação e movimentação de pessoal, adaptação de atribuições e responsabilidades regulamentares, definição de critérios claros para iniciativas de avaliação de servidores, gestão de desempenho. E ainda, implementar a cultura do feedback, estruturação de planos de desenvolvimento pessoal e profissional, fortalecimento da educação corporativa, confecção de manuais de procedimentos, preparação de gestores e habilitação de sucessores, suporte para mapeamento de processos estratégicos das unidades promovendo maior integração dos subsistemas de gestão de pessoas.
Objetivo: Garantir a agilidade no atendimento aos eleitores, a disponibilidade de serviços às Zonas Eleitorais por meio da melhoria da eficiência e performance do backbone secundário.
Objetivo: Manter e otimizar a conectividade da rede de dados com aprimoramento da performance e da segurança da informação aos usuários. Substituir os switches com mais de 5 anos de uso e sem garantia, e ainda implementadas novas soluções de gerenciamento e segurança de rede.
Objetivo: Implantar um ambiente redundante do Data Center visando maximizar a segurança e a disponibilidade dos serviços essenciais e de sistemas estratégicos do TRE/GO. Na etapa seguinte, pretende-se implantar solução de backup que garanta a salvaguarda das informações digitais em local distinto do local primário do órgão, de modo a prover redundância e atender à continuidade do negócio em caso de desastre.
Objetivo: Otimizar as atividades de manutenção de microcomputadores por meio da automação de processos. Com a implementação deste projeto, pretende-se ampliar a capacidade atual de execução de trabalho sem aumento do quantitativo de pessoal e, consequentemente, obter redução do custo com as manutenções de equipamentos. A solução também visa aumentar a eficiência na gestão de ativos de TI.
Objetivo: Viabilizar, de forma responsiva à dinâmica da organização, a simplificação e melhor gerenciamento dos recursos da rede de dados acessados pelos usuários. Espera-se ainda reforçar a segurança da informação e proteger os objetos das bases de dados contra intrusos e controlar acessos dos usuários internos da rede.
Objetivo: Recadastrar 70% do eleitorado goiano com identificação biométrica. Nesta etapa, foram contemplados 98 municípios do estado, abrangendo mais de 1.200.000 eleitores. Esse projeto, está alinhado diretamente à missão institucional de garantir a legitimidade do processo eleitoral e ampliar a segurança das eleições.
Objetivo: Assegurar pleno funcionamento das urnas eletrônicas durante as eleições. Este projeto visa imprimir maior agilidade na manutenção preventiva do parque de urnas eletrônicas do Estado através da centralização dessas atividades em Goiânia. Desse modo, também será facilitado o controle das manutenções (corretivas e preventivas), inclusive com menor custo, considerando-se a otimização dos processos de trabalho frente ao atual modelo de gestão e acompanhamento da execução descentralizada envolvendo 113 Ordens de Serviço.
Objetivo: Primar pela excelência do processo eleitoral, visando tornar o processo eleitoral, ainda mais transparente, eficiente e eficaz, subsidiando a tomada de decisões dos gestores no cumprimento da missão institucional de garantir a legitimidade do processo eleitoral. Pretende-se ainda fomentar o ciclo de melhoria contínua através do acompanhamento periódico da execução das ações, da revisão das iniciativas em andamento e das correções e ajustes necessários.
Resultados esperados: Ampliar a efetividade no alinhamento das estratégias de TI proporcionando maior contribuição ao alcance dos objetivos institucionais. Inicialmente o escopo previsto de mapeamento dos processos de trabalho compreende o planejamento estratégico de TI, o plano diretor de TI e de gerenciamento de projetos. Em termos operacionais, aspira-se aumentar a eficiência na entrega dos projetos e na utilização dos respectivos recursos empregados.