Mensagem do Presidente

 

Resgatar a memória é manter a história viva! Com esse propósito iniciei a minha gestão à frente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), em , com o compromisso de incentivar ações voltadas à gestão documental e à gestão da memória.

Enfrentando o desafio imposto pela pandemia da COVID-19, o TRE-GO concretizou parte do Projeto Memória, previsto no Plano de Gestão -, com a contratação de um profissional da área de História para auxiliar a equipe de Gestão da Informação na tarefa de organizar, catalogar, digitalizar e, por fim, disponibilizar virtualmente o nosso acervo histórico.

Com as diretrizes instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução nº 324, de e, dando continuidade ao mencionado Projeto Memória, o TRE-GO promoveu ações voltadas à gestão de documentos e da Memória, sendo que, em , criou a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, instituiu um Programa de Gestão da Memória, inaugurou o Memorial Virtual, realizou evento em comemoração ao dia da Memória do Poder Judiciário, tudo com o objetivo de dar conhecimento e acesso à comunidade do farto material histórico preservado pela Justiça Eleitoral goiana ao longo de sua história.

O Tribunal promoveu ainda, a adequação de seus normativos aos ditames da mencionada Resolução nº 324/2020 e se prepara, desde então, para desenvolver o Repositório Digital Arquivístico (RDC-Arq), com grupo específico criado para a realização dos estudos necessários com vistas a sua implementação. Dessa forma, a documentação digital que vem sendo produzida no Tribunal desde , quando iniciou-se a tramitação eletrônica de procedimentos administrativos e, a partir de , com a instituição do Processo Judicial Eletrônico, terá a sua preservação garantida para os anos vindouros.

Para , estão previstas outras ações voltadas à Memória institucional como a expansão do Centro Histórico da Justiça Eleitoral; a inauguração das galerias de Presidentes, Vice-Presidentes, Diretores da Escola Judiciária Eleitoral e Diretores-Gerais; o descerramento do Quadro Sucessório dos integrantes do Tribunal, desde sua criação; a inserção de uma aba específica das Zonas Eleitorais no Memorial Virtual e a inauguração das novas instalações do Arquivo Geral com módulos deslizantes.

É com muita satisfação que apresento ao leitor a Revista Comemorativa dos 90 Anos da Justiça Eleitoral brasileira que conta com três partes: a primeira versa sobre o Resgate Histórico com a disponibilização da linha sucessória dos juízes que integraram o TRE-GO, por períodos, de a e de a , com os nomes, fotografias e dados do período de atuação, por classes.

A segunda parte apresenta artigos de Memória institucional escritos por destacadas personalidades da cultura goiana, tais como o Desembargador Itaney Campos, Membro Suplente deste Tribunal, e o historiador Nasr Chaul, ambos integrantes da Academia Goiânia de Letras que discorrem, respectivamente, sobre a História do Jurista Dário Délio Cardoso e sobre a Justiça Goiana, desde seu estabelecimento durante a Primeira República. Essa segunda parte conta, também, com um artigo do Historiador do Tribunal, Filipe Petres Dellon Silva, que narra a história da candidatura de Juscelino Kubitschek para o Senado Federal por Goiás, bem como com o rico artigo do servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Daniel Galuch, com uma interssante narrativa da criação das Zonas Eleitorais de Goiás.

Finalmente, a terceira parte da Revista apresenta os Desafios e Inovações do TRE-GO em tempos de pandemia. Por meio de relatos das unidades do Tribunal, da Vice-Presidência e Corregedoria, da Ouvidoria, da Escola Judiciária e da Diretoria do Fórum Eleitoral de Goiânia são expostas nessa parte, as melhorias ocorridas no trabalho das diversas áreas do Tribunal.

Encerro a Gestão / muito em breve com a sensação de ter colaborado com o resgate histórico da Justiça Eleitoral de Goiás e de ter realizado um trabalho do qual este Tribunal é merecedor.

Deixo aqui um especial agradecimento à Secretaria Judiciária, à Coordenadoria de Gestão da Informação e à Seção de Biblioteca, Arquivo e Memória que dedicaram total apoio à Comissão de Gestão da Memória no planejamento das atividades, na busca e no levantamento de documentação histórica e na pesquisa, organização, avaliação e promoção do acervo que compõe a nossa Memória institucional.

Boa leitura!

 

Desembargador Leandro Crispim

Presidente