Desafios e Inovações no TRE-GO

 

Secretaria de Tecnologia da Informação

 

Ações da STI na Pandemia

Com o advento da Pandemia da COVID-19, em um primeiro momento, a Secretaria de Tecnologia da Informação precisou agir rapidamente, no sentido de viabilizar que os servidores do TRE-GO e Zonas Eleitorais realizassem suas atividades de forma remota, fora do seu ambiente normal de trabalho.

Para tanto, foram providenciadas a configuração de equipamentos e sistemas, bem como suporte de acessos à estrutura da Justiça Eleitoral por meio de VPNs (Virtual Private Network), que em alguns casos possibilita que o servidor acesse seu computador de trabalho por meio de um outro computador pessoal com um sistema de controle remoto (RDP - Remote Desktop Protocol), ou, em outros casos (principalmente nas zonas eleitorais), permitiu que um computador do ambiente de trabalho fosse levado para casa.

 

Atendimento virtual ao eleitor

Quanto ao nosso cliente principal, o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral viabilizou, para toda a Justiça Eleitoral, um sistema de Atendimento Virtual, que permite a realização, por meio da internet, de uma série de serviços que antes só estavam disponíveis em cartório, como Requerimento do Alistamento Eleitoral, Revisões e Mudança do Domicílio Eleitoral.

 

Sessões remotas e balcão virtual

No aspecto da prestação jurisdicional, além do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) que já estava em produção bem antes da pandemia, de imediato foi implementada uma ferramenta de videoconferência para realização das Sessões do Tribunal Pleno de forma remota pelos Juízes Membros, Procurador e Advogados, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-GO no Youtube.

 

Eleições e o foco na segurança das informações

Na sequência, a ferramenta de videoconferência foi estendida a todas unidades e Zonas Eleitorais, surgindo neste contexto a solução denominada Balcão Virtual, viabilizando o atendimento remoto a advogados e partes processuais, tanto na 1ª instância, como na 2ª instância.

Passado o momento da alternativa disponível e possível, surgiu a necessidade de uma maior preocupação com a segurança da informação. Vários órgãos começaram a ter suas redes de dados invadidas por hackers e na Justiça Eleitoral, a ameaça se tornou ainda mais iminente, face ao período eleitoral que se iniciava.

Assim sendo, muitas providências de segurança foram implementadas por todos os Tribunais Eleitorais e neste contexto, o TRE-GO iniciou ações no sentido de aumentar a segurança nos acessos externos a seus serviços, com a premissa de ainda manter a maior parte de seus sistemas disponíveis para o trabalho remoto dos servidores.

Com esta perspectiva, foi realizada a aquisição de uma ferramenta para implementação no dispositivo de segurança da rede (Firewall) da Justiça Eleitoral de Goiás, que permitisse, via acesso Web, a utilização de vários sistemas, a partir de qualquer computador pessoal ligado à internet. Dessa forma, surge a ferramenta batizada de "Escritório Remoto", que além de viabilizar o acesso a vários sistemas da Justiça Eleitoral, oferece este serviço de forma mais segura, inclusive com duplo fator de autenticação, se apresentando então, como um meio mais seguro e mais acessível aos servidores, de modo a facilitar, àqueles que possuem um computador ou notebook em casa, o acesso a sistemas, sem a necessidade de levar um computador do Tribunal ou Cartório para sua residência.

 

Resumo das ações implantadas para manutenção dos serviços na pandemia

• Implantação do acesso remoto a computadores por meio de VPNs (Virtual Private Network);

• Sistema de Atendimento Virtual a Eleitor, que permite a realização, por meio da internet, de serviços como Requerimento do Alistamento Eleitoral, Revisões e Mudança do Domicílio Eleitoral;

• Ferramenta de Videoconferência para realização e transmissão das Sessões do Tribunal Pleno;

• Ferramenta de Videoconferência para as unidades do TRE-GO e Zonas Eleitorais;

• Implantação do Balcão Virtual para atendimento a advogados e partes processuais na 1ª e 2ª Instâncias;

• Implantação do Escritório Remoto - Software de segurança via Firewall que permite acesso externo a sistemas internos desenvolvidos na plataforma web.