Desafios e Inovações no TRE-GO

 

Secretaria de Gestão de Pessoas

 

Avanços e desafios

A Gestão de Pessoas no TRE-GO vem passando por um importante processo de aprimoramento desde a publicação de seu último plano de orientação estratégica para o longo prazo, o Plano de Gestão de Pessoas -.

A Secretaria de Gestão de Pessoas adotou como modelo de avaliação de sua gestão as iniciativas presentes no iGovPessoas, um indicador de governança de pessoal mensurado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que abrange as melhores práticas de gestão na área de pessoal.

Para se ter uma ideia do avanço que a Justiça Eleitoral de Goiás apresentou, em , o percentual de cumprimento das iniciativas do iGovPessoas estava inferior a 35% (trinta e cinco por cento). Porém, depois de todas as ações e melhorias implementadas em nossos processos desde então, avançamos o cumprimento de tal indicador para mais de 74% (setenta e quatro por cento) em , alcançando o estágio aprimorado em Governança de Pessoas.

Parte dessa conquista se deu principalmente com a melhoria de nossas práticas nas dimensões de planejamento e governança, treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, recrutamento e seleção, além da automação e melhoria de processos.

Planejamento e Governança

Além de participar ativamente da elaboração do Plano Estratégico -, a Secretaria de Gestão de Pessoas publicou seu próprio Plano de Gestão de Pessoas (PGP), estabelecendo como meta principal o cumprimento das diversas iniciativas previstas no iGovPessoas.

Implantamos, ainda, o Comitê Gestor Local de Gestão de Pessoas, contando com a participação de magistrados, além de servidores escolhidos por meio de eleição e para fins de representação da ASSETRE (Associação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). Desde , diversas reuniões já foram realizadas para análise, apresentação de sugestões e aprimoramento contínuo das iniciativas mais relevantes na área de Gestão de Pessoas.

Treinamento e Desenvolvimento

Foram adotadas melhorias no processo de capacitação e no Plano Anual de Capacitação (PAC), contando com a avaliação de reação e, sempre que possível, avaliação de conteúdo dos participantes dos treinamentos e eventos promovidos pelo Tribunal, permitindo a melhor escolha de empresas e profissionais.

Recrutamento e Seleção

No processo de recrutamento e seleção, foi adotada a metodologia DISC e desenvolvido o GESCOMP (Sistema de Gestão de Competências), aprimorando o processo de lotação de pessoal e elevando a satisfação dos servidores com as atividades desenvolvidas em seus locais de trabalho.

Aprimorou-se ainda o processo de alocação de pessoal no período eleitoral de , por meio da oferta de apoio remoto aos servidores das Zonas Eleitorais. Isso foi possível com a utilização da ferramenta de BI (Business Intelligence), que possibilitou adequar o quantitativo da demanda de processos judiciais à força de trabalho qualificada existente no 1º Grau de Jurisdição.

Além disso, foram criados grupos de trabalho compostos por servidores da Secretaria deste Tribunal e de servidores dos Cartórios Eleitorais para atuarem remotamente, auxiliando as Zonas Eleitorais com maior demanda de processos de registro de candidatura, bem como nos trabalhos de análise das prestações de contas de campanha.

Gestão do Conhecimento

Na dimensão de gestão do conhecimento, a implantação da página do SGP Fácil, assim como o Portal Wiki, ainda em desenvolvimento, possibilitaram o acesso mais ágil aos assuntos de interesse dos servidores, por meio de orientações, consulta à legislação aplicável e disponibilização de formulários para a concessão de benefícios e outros direitos e vantagens.

Foi disponibilizada também a ferramenta denominada “Somos Todos TRE Goiás”, por meio da qual tornou-se possível o acesso a maior número de informações da força de trabalho deste Regional, de maneira simplificada.

Automação e melhoria de processos

Com a publicação do Plano de Gestão -, conseguimos atingir cerca de 75% (setenta e cinco por cento) da meta prevista, avançando em diversos processos por meio da automação de atividades internas de pessoal, como: férias, adicional de qualificação, serviço extraordinário, reembolso farmacêutico, contracheque detalhado por rubrica (Portal da Transparência), e cadastro de juízes e promotores.

Ainda temos previsão de implementar, nos próximos meses, sistemas de automação nos processos de substituições, licenças médicas, pasta funcional, avaliação de desempenho e promover melhorias no Sistema de Gestão por Competências (GESCOMP).