Desafios e Inovações no TRE-GO

 

Diretoria-Geral

Informação, O Insumo Vital Para A Correta Tomada De Decisão

 

 

Era mais um dia normal de expediente naquela tarde de março de na Diretoria-Geral do TRE-GO, quando o Diretor-Geral, Wilson Gamboge Jr. adentrou na sala da Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica e, em tom de desabafo, se dirige ao Assessor José Carlos que estava retornando à Assessoria, em substituição naquela oportunidade, e diz: “...estou no comando de um navio sem instrumentos de navegação, não sei para onde ele vai, não sei quanto combustível há, não sei o que tenho no horizonte, preciso de uma ferramenta que me traga informações...”

Na ocasião a referência era aos dados orçamentários; e com a mão sobre o ombro do assessor pronuncia “...me surpreenda”.

Foram muitos estudos, muitas noites de sono (ou sem ele) e, no final de algumas semanas, surge uma luz no final do túnel alcunhada de BI Business Intelligence.

Uma ferramenta que customiza dados dos sistemas estruturantes das instituições por intermédio de views em ETL (Extract, Transform and Load) que extraem dados, transforma e carrega para o Power BI de forma didática e compreensível.

A fonte de dados do Power BI pode ser uma simples planilha de Excel, passando por todas as linguagens de programação, até dados disponíveis na rede mundial de computadores.

Como os integrantes da assessoria trabalham em ambiente compartilhado, o então estagiário Abel Neto, ouvindo uma conversa ao telefone do assessor pronuncia: “...sou da área de Estatística e me interessa aprender isso aí...”, quase que simultaneamente o outro estagiário Daniel Monteiro profetiza: “também quero”. A resposta do assessor foi: “procurem um curso que vou pagar”.

Nascia neste momento o projeto “Laboratório de Inovações”, com custo inicial de dois cursos no Youtube no valor de R$ 22,90 cada, dois estagiários e um servidor.

As pesquisas sobre o assunto apontaram para uso da ferramenta de BI da Microsoft, o Power BI, por dois relevantes motivos: o primeiro, a curva de aprendizado, dentre os 18 modelos de BI do mercado, era a mais acessível; o segundo, por disponibilizar uma versão gratuita de ferramenta para desenvolvimento.

Ao iniciarmos o desenvolvimento dos painéis, o Assistente de Eleições Sílvio de Morais, acreditou de forma irrestrita no projeto e passou imediatamente a integrar a equipe, que passaria a contar com dois servidores e dois estagiários, cujos papéis foram imediatamente definidos. Os estagiários Abel Neto e Daniel Monteiro atuariam sob orientação, como “desenvolvedores”, o servidor Sílvio Morais, assumiria o papel de “Analista de Negócios” e “Data Science” (Cientista de Dados), e o Assessor José Carlos, “Analista de Negócios, Cientista de Dados e Coordenador do projeto”, com o patrocínio do Diretor-Geral.

Em aproximadamente 30 dias já havia sido desenvolvida a primeira versão do painel de Gestão Orçamentária Financeira, com disponibilização na intranet do Tribunal.

 





 



 

Foi o primeiro trabalho da equipe entregue, o qual contribuiu decisivamente na melhoria da performance da execução do orçamento naquele ano (). O Regional alcançou o melhor resultado dos últimos 10 anos na Gestão Orçamentária Financeira, que foi repetido em com novo salto de performance. Os resultados só foram possíveis com o monitoramento e a gestão da execução por todos os envolvidos nas atividades de ordenação de despesas, elevando sobremaneira o nível da gestão administrativa do Tribunal.

A partir daí houve o desenvolvimento de vários outros painéis relevantes, tais como os painéis de controle dos processos jurisdicionais, processos administrativos, contratações, atendimentos ao eleitor e licitações, totalizando hoje 128 painéis desenvolvidos, utilizados em todas as áreas do Tribunal e em todos os níveis.

Com a chegada do atual Presidente, Desembargador Leandro Crispim, o projeto ganhou mais força e se estruturou a partir do desenvolvimento de três níveis de painéis, a saber, o Estratégico, para a alta administração; o Tático, para os gestores intermediários; e, os Operacionais, para reflexo e tradução da qualidade das entradas de dados input.

O projeto cresceu e hoje conta com seis desenvolvedores. A expertise do Laboratório de Inovações, inspirou outros Tribunais e alçou novos espaços no Brasil. Nesse sentido, a equipe do TRE-GO já foi convidada e implantou painéis nos Tribunais Regionais Eleitorais do Mato Grosso, Piauí, Roraima, Bahia, Mato Grosso do Sul e, no próprio Tribunal Superior Eleitoral, o qual reconheceu, por meio de ofício daquela Presidência endereçado ao Presidente Desembargador Leandro Crispim, o salto na qualidade de gestão da Corte Superior proporcionado pela adoção da ferramenta consubstanciada nos painéis desenvolvidos pela equipe do tribunal goiano.

Os painéis despertaram interesse ainda dos Tribunais de Justiça do Estado de Minas Gerais, com a visita de uma Juíza ao projeto, e recentemente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com deslocamento já autorizado pelo Presidente Desembargador Leandro Crispim ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.