Desafios e Inovações no TRE-GO

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

 

Desafios e inovações na área de comunicação no período da pandemia

 

A Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás precisou se reinventar nesses tempos adversos para cumprir o seu papel de bem informar o eleitor dos mais distantes locais do estado.

De um dia para o outro, passamos a trabalhar remotamente. Não paramos um minuto, determinados a desenvolver campanhas de conscientização ao público interno e externo sobre a COVID-19 e suas implicações na prestação de serviços eleitorais. Seis meses após o início da pandemia retornamos para atuar presencialmente com um número reduzido de servidores, mas sempre focados em entregar com qualidade os nossos produtos. Nas Eleições Municipais de 2020, nos empenhamos para auxiliar a Justiça Eleitoral a viabilizar o direito do cidadão de exercer seu voto, levando informações oficiais e precisas, a fim de garantir sua participação no processo democrático com segurança. Para tanto, contamos com o irrestrito apoio do Presidente do TRE-GO, Desembargador Leandro Crispim.

Foram realizadas coletivas de imprensa com os jornalistas dos principais veículos de comunicação do estado de Goiás e até nacionais para as coberturas das eleições. Por meio das nossas redes sociais, das matérias jornalísticas produzidas e contando com o apoio da imprensa goiana, o eleitor teve acesso às principais notícias e ficou por dentro das principais novidades exigidas para o momento.

Realizamos a divulgação dos resultados e a diplomação dos eleitos de forma on-line, mantendo todos os parâmetros de excelência preconizados.

Lançamos o Projeto “TRE Mulher”, evento on-line de grande repercussão, que visa garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Assessoramos na execução de diversos outros eventos, além de atuarmos na criação de materiais gráficos e vídeos. Destacamos, entre tantos, o Projeto “Conversando com a Justiça Eleitoral”, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, que obteve expressivo alcance na promoção de debates sobre o processo eleitoral, em especial a segurança da urna eletrônica, esclarecendo pontos importantes à sociedade, destacando a transparência, segurança e integridade das eleições informatizadas.

Demos continuidade ao Projeto Minuto do TRE, que sempre conta com a participação de todo o Tribunal na produção de conteúdos internos e externos, contabilizando 87 vídeos na intranet e nas mídias sociais.

Só no ano de 2021, produzimos e divulgamos 23 campanhas internas e externas, assessoramos em 16 eventos e publicamos 272 matérias. Nas redes sociais foram feitas mais de 400 postagens, alcançando quase 500 mil pessoas! A imprensa nacional veiculou mais de 1.200 notícias sobre o TRE-GO, sendo que apenas 3,4% delas apresentou algum teor negativo. Toda essa repercussão sobre o Tribunal gerou uma economia no ano de mais de 4,6 milhões de reais com publicidade sobre os serviços do TRE-GO.

Em 2022, seguiremos firmes no propósito de trabalhar a comunicação da Justiça Eleitoral com transparência e credibilidade para que cada eleitor, cada mesário, cada cidadão tenha acesso a informações corretas e precisas e possa exercer seu direito à cidadania nas Eleições Gerais.