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Revista Jurídica Verba Legis

Verba Legis 2015

sumário

Ações do Tribunal

Serviço de Tele-Eleitoral

por Secretaria Judiciária

 

 

Servidores do Tele-Eleitoral
Fotografia: Thatiane Coleta

O serviço de teleatendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, denominado Tele-Eleitoral, atende pelo número 148 e foi instituído em 1997 com os objetivos de garantir aos eleitores acesso à informação, proporcionar maior conforto aos usuários internos e externos, evitando deslocamento desnecessário nas dependências dos Cartórios e Tribunal, além de melhorar a qualidade das informações prestadas pelo Poder Judiciário Eleitoral nas áreas eleitoral, de apoio e processual.

O Tele-Eleitoral é uma central de atendimento ao eleitor mantida pelo Gabinete da Secretaria Judiciária, conta com 2 servidores efetivos e 5 (cinco) telefonistas terceirizadas e tem as seguintes atribuições:

  1. fornecer dados do cadastro eleitoral, observadas as restrições legais;
  2. fornecer dados dos partidos políticos anotados por este Regional;
  3. fornecer endereços e telefones dos órgãos da Justiça Eleitoral de Goiás;
  4. prestar informações sobre tramitação de processos;
  5. prestar informações sobre legislação eleitoral;
  6. fornecer informações, observadas as restrições legais, relativas aos resultados de eleições e estatísticas do eleitorado, solicitadas por telefone, mediante requerimento protocolado neste Regional ou via correio eletrônico;
  7. atuar como meio de acesso entre o usuário da Justiça Eleitoral e a Ouvidoria Regional Eleitoral de Goiás, viabilizando o recebimento das solicitações de esclarecimentos de dúvidas, reclamações, denúncias e sugestões que lhe forem dirigidas;
  8. receber os requerimentos/dúvidas/sugestões, encaminhados, por meio da ferramenta "Fale Conosco", disponível no sítio deste Tribunal e proceder ao encaminhamento à Unidade competente para que, diretamente, providencie a resposta ao interessado com a maior brevidade possível.

O serviço prestado pelo Tele-Eleitoral é de grande relevância, abrangendo a capital do estado de Goiás, Goiânia. As maiores demandas referem-se à consulta de situação eleitoral, regularização e transferência de títulos de eleitor, além de acompanhamento processual. Durante o período eleitoral, as maiores demandas são: consultas sobre os locais de votação e consultas sobre justificativa eleitoral.

No dia e véspera das eleições de 2014, 58 (cinquenta e oito) servidores estiveram à disposição do Tele-Eleitoral, das 7 às 19 horas em regime de revezamento, além de 8 (oito) atendentes terceirizadas. Foram recebidas e efetivamente atendidas 1.635 (mil, seiscentas e trinta e cinco) ligações no dia 4 de outubro de 2014 (sábado) e 8.931 (oito mil novecentas e trinta e uma) ligações no 5 de outubro de 2014 (domingo), perfazendo o total de 10.566 (dez mil, quinhentas e sessenta e seis) ligações.

O Tele-Eleitoral conta também com o sistema Easy Call que promove o gerenciamento das chamadas telefônicas, redirecionado-as às linhas que integram a Central Telefônica, assegurando, assim, o bom atendimento das ligações que são efetuadas no número 148.