Warning: include_once(layout/comum.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/www/htdocs/apps/RevistaVerbaLegis/2015/verba-legis_2015_025-Propaganda-Institucional_Periodo-Vedado_Litisconsorcio-Passivo-Necessario.php on line 1

Warning: include_once(): Failed opening 'layout/comum.php' for inclusion (include_path='.:/home/www/htdocs:/home/www/htdocs/includes:/home/www/htdocs/lib:/home/www/htdocs/db:/usr/lib/php:/usr/share/php:..') in /home/www/htdocs/apps/RevistaVerbaLegis/2015/verba-legis_2015_025-Propaganda-Institucional_Periodo-Vedado_Litisconsorcio-Passivo-Necessario.php on line 1
Revista Jurídica Verba Legis

Verba Legis 2015

sumário

Jurisprudência

Propaganda Institucional. Período Vedado. Litisconsórcio Passivo Necessário.

 

 

RE NO(A) RP - Recurso Eleitoral em Representação nº 1515-27.2014.6.09.0000 - Goiânia/GO.

Acórdão nº 15321/2014

RELATOR: JUIZ FERNANDO DE CASTRO MESQUITA

Publicação: Publicado em Sessão

Data: 07/10/2014

Inteiro teor [PDF]

 

AGRAVO REGIMENTAL. FACE. DECISÃO MONOCRÁTICA. JUIZ AUXILIAR. APLICAÇÃO. PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL. RECURSO ELEITORAL. REPRESENTAÇÃO. PROPAGANDA INSTITUCIONAL. PERÍODO VEDADO. CONDUTAS VEDADAS. FORMAÇÃO. LISTISCONSÓRCIO PASSIVO NECESSÁRIO. AGENTE PÚBLICO. CANDIDATOS BENEFICIÁRIOS. IMPRESCINDIBILIDADE. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO.

1. Interposto agravo regimental em face de decisão monocrática proferida por Juiz Auxiliar, desde que consoante com o respectivo prazo recursal e ausente o erro grosseiro, é plenamente cabível a aplicação do princípio da fungibilidade recursal para recebê-lo como recurso eleitoral.

2. É pacífica a jurisprudência no âmbito do colendo Tribunal Superior Eleitoral a qual dispõe sobre a imprescindibilidade de formação de litisconsórcio passivo necessário entre os agentes públicos responsáveis pelo ato impugnado e os candidatos beneficiários pela prática de condutas vedadas no período eleitoral. Precedentes.

3. A pessoa física do dirigente não se confunde com a entidade autárquica, pois é o agente público o responsável pela prática da conduta vedada.

4. A inclusão no polo passivo da lide da própria entidade pública, em descumprimento ao despacho que determinou a emenda da exordial, enseja a extinção do feito sem resolução do mérito. Precedentes.

5. Recurso conhecido e desprovido.

Acórdão unânime.