Warning: include_once(layout/comum.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/www/htdocs/apps/RevistaVerbaLegis/2015/verba-legis_2015_013-Captacao-Ilicita-de-Recursos_Cerceamento-do-Direito-de-Produzir-Prova.php on line 1

Warning: include_once(): Failed opening 'layout/comum.php' for inclusion (include_path='.:/home/www/htdocs:/home/www/htdocs/includes:/home/www/htdocs/lib:/home/www/htdocs/db:/usr/lib/php:/usr/share/php:..') in /home/www/htdocs/apps/RevistaVerbaLegis/2015/verba-legis_2015_013-Captacao-Ilicita-de-Recursos_Cerceamento-do-Direito-de-Produzir-Prova.php on line 1
Revista Jurídica Verba Legis

Verba Legis 2015

sumário

Jurisprudência

Captação Ilícita de recursos. Cerceamento do Direito de Produzir Prova.

 

 

AG/RG NO(A) RE - Agravo Regimental em Recurso Eleitoral nº 294-51.2012.6.09.0138 - Itumbiara/ GO.

Acórdão nº 14952/2014

RELATOR: JUIZ MARCELO ARANTES DE MELO BORGES

Publicação: DJE - Diário de Justiça Eletrônico

Data: 26/08/2014

Inteiro teor [PDF]

 

AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ELEITORAL. REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE RECURSOS (ART. 30-A DA LEI Nº 9.504/1997). QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO INDEFERIDA. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA POR FALTA DE PROVA. CERCEAMENTO AO DIREITO DE PRODUZIR PROVA. CONFIGURAÇÃO. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. RETORNO À PRIMEIRA INSTÂNCIA PARA REABERTURA DA FASE INSTRUTÓRIA. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

1. Se a produção de prova oportunamente requerida pelo autor é indeferida, e a ação julgada improcedente por insuficiência de prova, configurado está o cerceamento ao direito de produzir prova. Precedentes.

2. Em se tratando de representação por suposta captação ilícita de recursos de campanha eleitoral, a quebra de sigilo bancário, pleiteada com base em indícios extraídos da própria prestação de contas do representado, se mostra pertinente e viável no cotejo entre o interesse público tutelado nos feitos eleitorais e o direito constitucional à privacidade.

3. Sentença que se anula para determinar a volta dos autos ao Juízo originário, onde será oportunizada a prova requerida pelo autor, seguindo-se o devido contraditório e prolação de nova sentença.

4. Agravo regimental ao qual se nega provimento.

Acórdão unânime.