Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

Secretaria Judiciária

Coordenadoria de Gestão da Informação

Seção de Legislação e Editoração

PROVIMENTO CRE/GO N°. 006/2009

Estabelece as instruções complementares para a realização de correições nos cartórios eleitorais do Estado de Goiás.

O Excelentissino Senhor Desembargador NEY TELES DE PAULA, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral de Goiás, valendo-se do que preceitua o art. 13 da Resolução TSE n° 7.651/65 e art. 20 da Resolução TRE-GO n.° 115/2007,

Considerando o disposto no art. 8° da Resolução TSE n.° 7.651, de 24 de agosto de 1965, bem como no art. 7° da Resolução TSE n.° 21.372, de 25 de mar¢o de 2003,

Considerando o disposto no Provimento N.° 004/2008-CGE, que dispõe sobre a utilização do Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais — SICEL, que tem por objetivo elevar a qualidade da fiscalização e controle da regularidade das rotinas cartorárias, por meio da integração, do ordenamento e da uniformidade dos procedimentos de inspeção e correição em todo o pais,

Considerando o que dispõe o Provimento N.° 08/2009-CGE, que aprimora as medidas de fiscalização, supervisão e acompanhamento dos orgãos da Justiça Eleitoral quanto as rotinas observadas em cartórios eleitorais,

Considerando a necessidade de alteração do período de realização das correições ordinárias nos anos que ocorrem eleições municipais, tendo em vista a sobrecarga de trabalhos relativos ao pleito,

Considerando a missao da Corregedoria de velar pela regularidade dos servicos eleitorais, assegurando a correta aplicação de principios e normas,

RESOLVE

Art. 1º A regularidade e a eficiéncia no funcionamento das atividades cartorárias será aferida por meio de correições nos Cartorios Eleitorais desta Circunscrição.

Art. 2º O controle correicional tem por finalidade verificar a perfeita exação dos servicos eleitorais, a integridade do cadastro e o estrito cumprimento da legislação eleitoral, inclusive quanto aos prazos estabelecidos pelo calendário e cronogramas de atividades eleitorais.

Art. 3º O Sistema de Inspeções e Correições Eleitorais — SICEL deve ser utilizado como ferramenta de execução e base de registro dos trabalhos relativos aos procedimentos de correição ordinária e extraordinária, bem como daqueles relativos à inspeção.

Art. 4º A Correição Cartorária divide-se em Direta e Indireta

§1º  A Correição Direta subdivide-se em Ordinária e Extraordinária.

I - As Correições Ordinárias serão realizadas e presididas pessoalmente pelo juiz eleitoral da zona respectiva, resguardada a competência do Corregedor Regional Eleitoral, a partir do dia 1° (primeiro) de novembro e concluida até o dia 19 (dezenove) de dezembro de cada ano, exceto nos anos de eleições municipais, as quais terão como período os dias 1° (primeiro) de fevereiro a 31 (trinta e um) de março do respectivo exercício.

II - As Correições Extraordinárias serão realizadas pelo juiz, de ofício, sempre que tomar conhecimento de erros, abusos ou irregularidades que devam ser corrigidos, evitados ou sanados, ou quando determinada pelo Corregedor Regional, ou ainda, realizadas pelo próprio Corregedor Regional ou autoridade por ele designada, quando assim entender necessário.

§2º A Correição Indireta é realizada pelo Corregedor Regional Eleitoral a partir da análise dos relatórios apresentados, expedindo recomendações aos Juizes Eleitorais, quando necessário.

Art. 5º Nas Correições Ordinárias, o Juiz Eleitoral realizará os trabalhos fazendo lavrar os termos próprios, observando os seguintes procedimentos:

I - Determinar a publicação de edital (Anexo I) com prazo de dez dias de antecedência do início da correição, informando dia, hora, local e a zona submetida a correição;

II - Expedir portaria designando um servidor, preferencialmente do quadro próprio da Justiça Eleitoral, para secretariar os trabalhos (AnexoII);

III - Determinar que sejam reduzidos a termo, com a devida análise e registro na Ata da Correição, de todas as correpondências e manifestações verbais acerca dos serviços eleitorais apresentados em Cartório.

VI - Confeccionar a ata da correição (Anexo III);

V - Preencher no Sistema de Inspeções e Correiçoes Eleitorais — SICEL o roteiro de correição ordinária elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, adaptado pelo Provimento N.° 08/2009-CGE e estruturado por categorias subdivididas em grupos, nos quais constarão quesitos reunidos pelo grau de afinidade e conveniência.

§1º O Edital de Correição, a Portaria de designação do Secretário dos Trabalhos e a Ata de Correição deverão ser lavrados em duas vias (originais), sendo uma para publicação e arquivo do cartório no Livro de Correições e outra para encaminhamento ao Corregedor Regional Eleitoral.

§2º Ao realizar a correição, poderá o Juiz Eleitoral ou o Corregedor Regional Eleitoral solicitar o acompanhamento do representante do Ministério Público Eleitoral e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil.

Art. 6º Se necessária, a prorrogação do prazo estabelecido no edital para a realização da correição, quando procedida pelo Juiz, deverá ser comunicada, por meio de ofício fundamentado, ao Corregedor Regional Eleitoral, antes do encerramento do período estabelecido no edital.

Art. 7º A autoridade incumbida da correição, além de adotar outras providências que julgar necessárias devidamente registradas na Ata da Correição, deverá acompanhar a operação do Sistema de Inspeções e Correições — SICEL, inclusive quanto ao preenchimento dos quesitos contidos no roteiro de Correição Ordinária.

§1º Concluído o procedimento no sistema próprio, as informações ali contidas estarão disponíveis aos juízos eleitorais e Corregedoria Regional Eleitoral, no âmbito de suas competências, na forma de relatório.

Art. 8º O Juiz Eleitoral ou a autoridade designada pelo Corregedor deverá finalizar os trabalhos correicionais até o dia 19 (dezenove) de dezembro de cada ano e encaminhar o Edital de Correição, a Portaria de designação do Secretário dos Trabalhos, a Ata de Correição e o Relatório de Correição até o dia 30 (trinta) de janeiro do ano subsequente a sua realização, sob pena de incorrer em falta funcional sujeita a apuração mediante inquérito administrativo presidido pelo Corregedor Regional.

Parágrafo Único. Nos anos em que se realizam eleições municipais, exercícios em que as correições ordinárias deverão ser procedidas entre os dias 1° (primeiro) de fevereiro a 31 (trinta e um) de março, o Edital de Correição, a Portaria de designação do Secretário, a Ata de Correição e o Relatório de Correição deverão ser encaminhados ao Corregedor Regional Eleitoral até o dia 30 (trinta) de junho do mesmo ano.

Art. 9º Tratando-se de correição extraordinária, os documentos referidos no artigo 8° deverão ser encaminhados ao Corregedor até 30 (trinta) dias após o término da correição, sob pena de incorrer em falta funcional sujeita a apuração mediante inquérito administrativo presidido pelo Corregedor Regional.

Art. 10º Na última folha dos autos e livros submetidos a exame deverá ser lançada anotação “vistos em correição’.

Art. 11º Em caso de impossibilidade técnica na utilização do Sistema de Inspeções e Correições — SICEL, no período designado no Edital para realização das Correições Ordinárias, poderá o juiz prorrogar os trabalhos até a data limite de 19 (dezenove) de dezembro, a fim de que seja solucionada a falha técnica, obedecendo-se o que prescreve o artigo 6° deste Provimento.

§1º Em caso de impossibilidade absoluta de utilização do sistema, poderá ser respondido manualmente o Roteiro de Correição Ordinária, constante no Anexo IV deste Provimento.

Art. 12º Integram este Provimento os modelos previstos nos Anexos I - Edital de Correigao; II - Portaria de designação de Secretário; III - Ata da Correição; e, IV — Roteiro de Correição Ordinária.

Art. 13º A realização de correição ordinária pelo juiz eleitoral é obrigatória, independentemente de inspeção efetuada pelo Corregedor Regional Eleitoral.

Art. 14º Este provimento entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

Publique-se e cumpra-se

Goiânia, 03 de novembro de 2009

Desembargador NEY TELES DE PAULA

Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral

Este texto não foi localizado no DJE

ANEXO I - EDITAL DE CORREICÃO

 

EDITAL

O Excelentíssimo Senhor Juiz da ___Zona Eleitoral - /GO, no uso de suas atribuições legais,

           FAZ SABER a quantos o presente EDITAL virem ou dele tiverem conhecimento que, em cumprimento ao determinado na Resolução TSE n. 21.372/2003 e Provimento CRE-GO nº ___ será procedida CORREIÇÃO ORDINÁRIA nos documentos e procedimentos da ____Zona Eleitoral______, na data de ___ de ______de 200__.

 

           Na mesma data poderão ser apresentadas reclamações contra os serviços do Cartorio.

 

          E, para conhecimento a todos os interessados, expediu-se o presente edital, que será afixado no lugar de costume. Dado e passado, nesta cidade de ______aos___dias do_____mês de_____ de 200__. Eu,___________ ,Chefe de Cartório, digitei e subscrevi.

______________

 

Juiz Eleitoral

ANEXO II - EDITAL DE CORREICÃO

 

PORTARIA ___/_______ - ZE

O Excelentíssimo Senhor Juiz da ___Zona Eleitoral - ______/GO, no uso de suas atribuições legais,

           RESOLVE

           Designar, na forma do art.___ do Provimento CRE-GO nº _____, o Sr. (a) ___________________________________________, para, sob compromisso, desempenhar a função de Secretário(a) dos trabalhos correicionais, que serão realizados em (data)_______________, no Cartório desta Zona Eleitoral.

           Publique-se no placar do Cartório Eleitoral.

_____________________-______,______de ___________de_______.

______________

 

Juiz Eleitoral

ANEXO III - ATA DA CORREICÃO

 

ATA DA CORREIÇÃO

Ata da CORREIÇÃO ORDINÁRIA realizada na sede do Juízo desta ____ª Zona Eleitoral-_______GO, aos ___ dias do mês de ______do ano de dois mil e ____, às ____:____ horas, sob a presidência do Juiz Eleitoral, Dr.____________________, que a esta subscreve, estando presentes o Exmº Dr.___________________, representante do Ministério Público, o Sr.____________________, Chefe de Cartório, o Sr._________________________(cargo), designado Secretário da Correição Ordinária, estando ainda presentes os seguintes interessados:

aos trabalhos da correição, verificou-se o seguinte: 1-____________________2-____________________:(ou não tendo sido tomada nenhuma providência, por não ter sido constatada nenjuma irregularidade). Encerrou-se a Correição Ordinária às___:___h, do dia ___de ___de _____.Dado e passado, nesta cidade de ___.eu____________________(nome), Secretário da Correição, a subscrevi.

______________

 

Juiz Eleitoral

______________

 

Promotor Eleitoral

______________

 

Chefe de Cartório

______________

 

Secretário da Correição

ANEXO IV - ROTEIRO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA

1 - INSTALAÇÕES FÍSICAS DO CARTÓRIO OU CENTRAL DE ATENDIMENTO

  LOCAL DO CARTÓRIO/CENTRAL DE ATENDIMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
1.1 Identificação do cartório mediante sinalização externa        
1.2 Acesso        
1.3 Condições do acesso paa portador de deficiência        
1.4 Segurança do local        
1.5 Condições de conservação do prédio        
1.6 Local para eleitores em espera de atendimento        
1.7 Local para arquivo/armazenamento de processos
1.8 Local para arquivamento/armazenamento de urnas        
1.9 Espaço interno        
1.10 Mural (visibilidade)        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):


 

  SANITÁRIOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
1.11 Público interno
1.12 Público externo        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):


 

  AMBIENTE Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
1.13 Limpeza e conservação
1.14 Ventilação /sistema de condicionamento de ar        
1.15 Iluminação        
1.16 Acesso e extintor de incêncio        
1.17 Revisão de extintor de incêncio        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):


 

2 - BENS PATRIMONIAIS

  Adequação para o desenvolvimento das tarefas Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
2.1 Mobiliário
2.2 Informática        
2.3 Telefonia        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):


 

 

QUANTIDADE
2.4 Mesas        
2.5 Quantidade idelade mesas        
2.6 Cadeiras        
2.7 Quantidade ideal de cadeiras        
2.8 Armários        
2.9 Quantidade ideal de armários        
2.10 Computadores        
2.11 Quantidade ideal de computadores        
2.12 Impressoras        
2.13 Quantidade ideal de impressoras        
2.14 Copiadora        
2.15 FAX        
2.16 Quantidade idela de FAX        
2.17 Aparelho(s) de Telefone        
2.18 Quantidade ideal de Aparelho(s) de telefone        

 

3 - SERVIDORES

  SITUAÇÃO DO SERVIDORES Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
3.1 Jornada de Trabalho
3.2 Controle de ponto        
3.3 Cumprimento de horário de expediente        
3.4 Encaminhamento ao TRE da folha de frequência dos servidores        
3.5 Investidura nas funções        
3.6 Execução exclusiva dos serviços relativos à Justiça Eleitoral        
3.7 Procedimentos de requisição de servidores        
3.8 Procedimentos relativos aos servidores cedidos        
3.9 Observância da proibição de filiação partidária dos servidores        
3.10 Acesso às normas expedidas acerca das atividades cartórarias        
3.11 Compatibilidade do nível de conhecimento dos servidores, inclusive chefe do cartório, com as tarefas desempenhadas no cartório        
3.12 Arquivamento e anotação em pasta funcional de faltas, afastamentos e compensação de horas        
3.13 Entendimento de informações, normas e orientações recebidas (leis, resoluções, ofícios-circulares etc) pelos servidores        
3.14 Conhecimento de informática        
3.15 Conhecimento no manuseio de programas, sistemas e equipamentos instalados no cartório.        
3.16 Controle de identificação de servidores com acesso ao sistema ELO        
3.17 Verificação pelo chefe de cartório da necessidade de treinamento ou capacitação dos servidores da zona eleitoral        
3.18 Relação entre o número de servidores requisitados e de eleitores da zona eleitoral (Lei nº 6.999/82, art. 2º, § 1º)
(Obs.em caso de desconformidade, Justifique)
       

 

QUANTITATIVO
3.19 Servidores Efetivos        
3.20 Servidores Requisitados        
3.21 Servidores Cedidos        
3.22 Estagiários        
3.23 Servidores com acesso ao sistema ELO        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

4 - PÚBLICO

  ATENDIMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
4.1 Cumprimento de horário
4.2 Qualidade do tratamento dispensado ao público        
4.3 Celeridade no atendimento        
4.4 Condições de atendimento preferencial a pessoas portadoras de deficiência        
4.5 Condições de atendimento preferencial a gestante e idosos        
4.6 Entrega de títulos ao próprio eleitor, com a assinatura ou aposição de impressão digital no Protocolo de Entrega de Título Eleitoral - PETE        
4.7 Orientações a eleitores        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM)

 

  DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO PÚBLICO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
4.8 Horáriode atendimento
4.9 Circunscrição / município (s) abrangido(s) pela zona eleitoral        
4.10 Documentos necessários para operações de alistamento, revisão, transferência etc.        
4.11 Dos locais de votação        
4.12 De decisões, editais, avisos, informações em geral        
4.13 De lista dos pedidos de inscrição e transferência, com indicação de deferimento ou indeferimento e respectivo prazo para o recurso        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM)

 

5 - LIVRO CARTORÁRIOS

 

  GUARDA E CONSERVAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
5.1 Atas
5.2  Carga de autos e mandados        
5.3  Cartas precatórias        
5.4  Correiçoes        
5.5  Inscrição de multas eleitorais        
5.6  Processos criminais        
5.7 Protocolo de entrega de correspondência        
5.8 Protocolo Geral        
5.9 Registro Geral de feitos        
5.10 Rol dos culpados        
5.11 Sentenças        
5.12 Suspensão Condicionais do processo        
5.13 Termos de audiências        
5.14 Tombo único        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM)

 

  ESCRITURAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
5.15 Registro em ordem cronológica
5.16  Termos de abertura e encerramento, numeração e rubrica do juiz nos livros        
5.17  Campos obrigátorios        
5.18  Qualificação completa e assinatura do recebedor no livro destinado à carga de processos        
5.19  Anotação de "visto" nos livros, após realização de correição        
5.20  Registro sem erros, omissões, emendas, rasuras borrões ou entrelinhas        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

6 - CONTROLE DE DOCUMENTOS E MATERIAL DE EXPEDIENTE

  ASPECTOS GERAIS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 6.1  Ofícios expedidos (sequência numérica, arquivamento etc.)
 6.2  Portarias e atos normativos do juiz eleitoral (sequência numérica, arquivamento etc.)        
 6.3  Portarias, provimentos, ofícios-circulares, resoluções e demais expedientes normativos recebidos da Corregedoria Regional e Geral e outros órgãos ou unidades da Justiça Eleitoral (consulta e arquivamento)        
 6.4  Procedimentos para doação, inutilização ou incineração de materias e documentos        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  PRAZO PARA CONSERVAÇÃO E DESCARTE Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 6.5 Protocolos de Entrega de Títulos - PETE (Res. nº 21.538/03, artigo 55, inciso I)
 6.6  Requerimento de Alistamento Eleitoral - RAE (Res. TSE nº 21.538/03, artigo 55, inciso I)        
 6.7  Folhas de votação, por oito anos, reformadas as mais recentes das seções eleitorais (Res. TSE 21538/03, art. 55 inc. II)        
 6.8  Cadernos de revisão utilizados durante os serviços pertinentes, por quatro anos, após encerramento do período de revisão (Res. TSE nº 21538/03, art 55, inc. IV)        
6.9 Boletins de urna, por quatro anos, contados da data de realização do pleito correspondente (Res. TSE nº 21.538/03, art. 55, inc V)        
6.10 Títulos eleitorais não procurados pelo eleitor e respectivo PETE        
6.11 Justificativas eleitorais        
6.12 Comprovantes de comparecimento à eleição (canhotos), após processamento e armazenagem em meio eletrônico (Res.TSE nº 21.538/03, art.55, inc. III)        
6.13 Relaçoes de filiados encaminhadas pelos partidos políticos, por dois anos        
6.14 Demais documentos com prazo normativo definido pelo Tribunal Regional Eleitoral        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  DOCUMENTOS RECEBIDOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 6.15  Origem: CRE/CGE — para compiementação de instrução
 6.16 Origem: CRE/CGE - em cartório, aguardando diligências        
 6.17 Origem: CRE/CGE - para arquivamento em cartório        
 6.18  Origem: ZE/TRE/TSE        
6.19  Origem: Partidos Políticos        
6.20  iDiversos (origem de outros órgaos ou pessoa)        
6.21  Comunicação de óbitos        
6.22  Relação atualizada com a composição dos direitórios municipais e das comissões provisórias dos órgãos partidários constituídos no munícipio ou nos municípios da ZE        
6.23  Guarda dos formulários de títulos eleitorais em branco        
6.24  Controle dos formulários dos títulos eleitorais em branco        
6.25 Guarda dos formulários RAE em branco        
6.26 Controle dos formulários RAE em branco        
6.27 Resguardo dos documentos de uso exclusivo da Justiça Eleitoral do acesso de pessoas estranhas
6.28 Comunicações das decisões judiciais ensejadoras da suspensão dos direitos políticos, nas hipóteses decorrentes do sistema constitucional vigente e legislação  ordinária (condenação criminal transitada em julgado, incapacidade civil absoluta, improbidade administrativa, gozo dos direitos políticos em Portugal e recusa de cumprimento de obrigação a todos imposta ou prestação alternativa)        
6.29 Comunicações das decisões judiciais ensejadoras da suspensão Comunicações de conscrição e do cumprimento do servico militar obrigatorias pelas unidades do Munistério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica)        
Observações e sugestões (Mencionar Item):

 

7 - EDITAIS

  PUBLICAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 7.1  Local de Publicação
 7.2  Controle dos prazos de publicação        
 7.3  Publicação na forma regulamentar (publicação das decisões no Diário da Justiça, certidão de publicação etc.)        
 7.4  Tempo de afixação do edital em mural        
7.5 Controle da expedição (sequência numérica e arquivamento)        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

8 - PROCESSOS OU EXPEDIENTE ADMINISTRATIVOS

  REGISTRO DE FEITOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 8.1  Em livro próprio ou no SADP
 8.2  Em ordem cronológica        
 8.3  Documento protocolado        
 8.4  Quantidade de processos em tramitação no início do período de aferição        
8.5  Quantidade de processos em tramitação no final do período de aferição        
8.6 Data da autuação do expediente mais antigo em trâmite        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

  AUTOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 8.7  Certificação nos autos de todos os atos processuais e termos
 8.8  Cumprimento dos prazos        
 8.9  Guarda e controle de emprestimo dos autos        
 8.10  Arquivamento pelo período mínimo estabelecido e de forma organizada        
8.11  Movimentação e controle dos autos no SADP        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  PROCEDIMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 8.12  Autuação
 8.13  Certidões        
 8.14  Despachos        
 8.15  Diligências        
8.16  Informações        
8.17 Numeração das folhas        
8.18 Publicações        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  DUPLICIDADE E PLURALIDADES DE INSCRIÇOES Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 8.19   Cumprimento dos prazos
 8.20   Regularidade no tratamento das comunicações de duplicidade/pluralidade        
 8.21   Juntada de documentação existente no cartério aos processos        
 8.22   Orientação ao eleitor envolvido em coincidência, quando de seu comparecimento no cartório        
8.23   Encaminhamento dos autos ao Ministério Público Eleitoral, se necessário        
8.24   Solicitação para autorização de inscrição coincidente, pertencente a outra zona eleitoral, nos termos do artigo 42, parágrafo único, da Res.TSE nº 21.538, de 2003        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

  CERTIDÕES Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
8.25  Fornecimentos de Certidões        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  DUPLICIDADE DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
8.26 Cumprimento dos prazos        
8.27 Regularidade no tratamento das ocorrências        
8.28 Cumprimento das decisõescom atualização no sistema        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

9 - PROCESSOS JUDICIAIS

  REGISTRO DE FEITOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 9.1  Em livro próprio ou no SADP
 9.2  Em ordem cronológica        
 9.3  Documento protocolado        
 9.4  Quantidade de processos em tramitação no início do período de aferição        
9.5  Quantidade de processos em tramitação no final do período de aferição        
9.6 Data da autuação do expediente mais antigo em trâmite        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

  AUTOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 9.7 Certificação nos autos de todos os atos processuais e termos
 9.8  Cumprimento das ordens judiciais        
 9.9  Cumprimento dos prazos        
 9.10  Guarda e controle de empréstimo dos autos        
9.11  Tratamento de inquérito policial        
9.12 Movimentação e controle dos autos no SADP        
9.13 Anotação "preferencial" na capa de autos em que figure parte com mais de 60 anos de idade        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 


  PROCEDIMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 9.14 Autuação
 9.15  Certidões        
 9.16  Despachos        
 9.17  Diligências        
9.18  Informações
9.19  Numeração das folhas        
9.20  Publicações        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  DOCUMENTOS DE CONSERVAÇÃO OBRIGATÓRIA Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
9.21 Arquivamento pelo período mínimo estabelecido e de forma organizada        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

10 - PROCEDIMENTOS DIVERSOS 

  LOCAIS DE VOTAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 10.1 Inspeção dos locais de votação
 10.2 Observância quanto à necessidade de haver seções eleitorais especiais para pessoas portadoras de deficiência (local, instalações, quantidade)        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  INFORMAÇÕES Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 10.3  Consulta diária ao correio eletrônico e intranet
 10.4  Tempestividade na prestação das informações solicitadas pela Corregedoria, outras unidades, zona eleitoral, Ministério Público        
10.5 Fornecimento de informações do Cadastro Eleitoral de acordo com as normas estabelecidas        
10.6 |Envio de relatório de atividades  estatística dos feitos administrativos e judicias, conforme periodicidade definida pela Corregedoria Regional Eleitoral (feitos, expedientes, certidões,entre outros)        
           
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  PROCEDIMENTOS GERAIS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 10.7  |PETEs assinados e com número de inscrição eleitoral do servidor responsável pela entrega do título
 10.8  Controle das ligações telefônicas        
10.9  Controle de correspondência anviadas        
10.10  Correção das irregularidades apontadas na correição anterior        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

11 - ROTINAS CARTORARIAS RELATIVAS AO ALISTAMENTO ELEITORAL

  TRATAMENTO RAE Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
 11.1 Preenchimento e/ou digitação conforme instruções pertinentes
 11.2  Assinatura do servidor responsável do cartório pelo preenchimento do RAE        
11.3 Assinatura do Juiz do RAE        
11.4 Conferência do preenchimento correto dos formulários        
11.5 Conferência dos documentos acostados        
11.6 Procedimentos no tocante a requerimento de alistamento ou transferência indeferido        
11.7 Instrução dos pedidos com os documentos obrigatórios e despacho        
11.8 Frequência da transmissão dos lotes do TRE        
11.9 Arquivamento dos formulários        
11.10 Percentual de agrupamento de coincidência atualizado automaticamente pelo Sistema Elo nos últimos 6 meses        
11.11 Procedimentos quanto aos casos de operação de RAE equivocados        
11.12 Ciência e orientação relativas a falhas no preenchimento do RAE        
11.13 Atualização de chancela        
11.14 Identificação e encaminhamento de RAE's de outras zonas (por exemplo no caso de Centrais de Atendimento)        
11.15 Conversão dos RAE's em diligência no Sistema Elo
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  REQUISITOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
11.16 Consulta ao cadastro eleitoral        
11.17  Consulta à Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos        
11.18 Observância no tocante a condição de gêmio do eleitor        
11.19 Observância ao período mínimo de domicílio na zona eleitoral, para transferência        
11.20 Observância do interstício de um ano do alistamento ou da última transferência        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

  REQUISITOS PARA ALISTAMENTO ELEITORAL Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
11.21  Comprovação do cumprimento do serviço militar obrigatório ou prestação alternativa para os maiores de dezoito anos, do sexo mascuino        
11.22  Comprovação da nacionalidade brasileira ou outorga do Estatuto da igualdade        
11.23  Aferição daidade mínima exigida        
11.24  Aferição do domicílio eleitoral        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

12 - ROTINAS CARTORÁRIAS RELATIVAS AO FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DO ELEITOR

 

  TRATAMENTO FASE Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
12.1 Preenchimento do ASE, inclusive do campo "complemento obrigatório"        
12.2  Frequência da transmissão dos lotes ao TRE        
12.3  Conferência dos relatórios dos comandos dos códigos de ASE processados        
12.4  Procedimentos adotados nos casos de comando equivocado dos códigos de ASE        
12.5 Ciência e orientação relativas a falhas na digitação de comando dos códigos de ASE        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

13 - JUSTIFICATIVA ELEITORAL

 

  REQUERIMENTO DE JUSTIFICATIVA POR AUSÊNCIA AO PLEITO OU AOS TRABALHOS ELEITORAIS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
13.1  Registro no livro do protocolo        
13.2  Apreciação do juiz eleitoral        
13.3  Registro por meio de ASE correspondente no cadastro eleitoral, se deferido        
13.4  Arquivamento        
13.5  Remessa de requerimento de justificativa ao juízo do eleitor fora de seu domicílio eleitoral        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

  REGISTRO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
13.6 Ãnotação de ausência a pleito e de justificativa eleitoral no cadastro, quando não houver registro efetivado pelo sistema        
13.7  Digitação de justiicativas eleitorais recebidas em dia de eleição, não processadas nas urnas eletrônicas, no prazo estabelecido pelo TSE        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

14 - CANCELAMENTO E RESTABELECIMENTO DE INSCRIÇOES

 

  INFORMAÇÕES RELATIVAS A ÓBITO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
14.1  Comunicação dos óbitos dos cidadãos alistáveis no município pelos oficiais do cartório de registro civil        
14.2  Controle de correspondência enviados        
14.3  Tratamento dos dados de eleitores falecidos pertence a outras zonas        
14.4  Certidões nos expedientes das diligências        
14.5  Arquivamento        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

  CANCELAMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
14.6  Comunicação dos óbitos dos cidadãos alistáveis no município pelos oficiais do cartório de registro civil        
14.7  Controle de correspondência enviados        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

  RESTABELECIMENTO        
14.8 Ãnotação no cadastro para restabelecimento de inscrições canceladas por equívoco dentro da própria Zona Eleitoral        
14.9  Quantidade de códigos ASE de restabelecimento de inscriçoes canceladas por equívoco comandados pela Zona Eleitoral        
14.10   Procedimentos e informações a eleitor sobre regularização de inscrição cancelada por equívoco        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

 

15 - DIREITOS POLÍTICOS

 

  ISUSPENSÃO E PERDA DE DIREITOS POLÍTICOS Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
15.1  Anotações, no cadastro eleitoral, relativas à suspensão de direitos políticos        
15.2  Anotações relativas às diligências        
15.3  Documentos que comprovam ter cessado o motivo da suspensão        
15.4  Procedimento para a regularização de inscrição suspensa, quando requerida pelo interessado        
15.5  |Procedimento para a regularização, de ofício, de inscrição suspensa        
15.6 Encaminhamento da comunicação relativa à suspensão de direitos políticos referente a eleitores pertencentes a outras zonas ou estados a autoridade judiciária competente, via Corregedoria RegionalEleitoral.        
15.7 Encaminhamento de documentos relativos a perda de direitos políticos        
15.8 Orientação dada a pessoa que perdeu seus direitos políticos para regularizar sua situação        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

  INELEGIBILIDADE Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
15.9  Anotação no cadastro relativa a inelegibilidade de acordo com a legislação        
15.10  Restabelecimento da elegibilidade        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITÉM):

 

 

16 - MESÁRIOS

 

  CONVOCAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
16.1 Anotação, no histórico dos eleitores, da convocação para auxiliar nos trabalhos eleitorais        
16.2  Adequação do perfil para convocação de mesários, observada a disponibilidade de voluntários e regras de preferência (C.E. art. 120,§2º)        
16.3  Procedimento de substituição de mesários        
16.4 Fornecimento de declaração aos eleitores que auxiliaram os trabalhos eleitorais para fins de dispensa do serviço        
16.5 Anotação imediata no histórico das inscriçoes, de ausência ou abandono aos trabalhos eleitorais        
16.6 Anotação, no histórico das inscriçoes dos mesários faltosos, da justiticativa de ausência ou dispensa dos trabalhos eleitorais        
16.7 Inscrição, em livro próprio, das multas arbitradas e não pagas pelos mesários faltosos        
16.8 Procedimentos no tocante à quitação de débito de mesário faltoso em júízo diverso daquela da inscrição        
16.9 Apuração nos casos de ausência ou abandono do serviço eleitoral        
OBSERVACOES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

 

17 - MULTA E QUITAÇÃO ELEITORAL

 

  MULTA Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
17.1  Aplicação e anotação no cadastro eleitoral das multas previstas na legislação        
17.2  Inscrição  em livro próprio das multas decorrentes de decisão condenatória não pagas no prazo de 30 dias e encaminhamento dos respectivos autos ao TRE (Codigo Eleitoral, art, 367, IlI, e Res. - TSE nº 21.975/2004, art.3º)        
17.3  Registro da geração de guia de recolhimento para débito pertinente à multa e do respectivo recolhimento no módulo próprio do Sistema ELO        
17.4  Arquivo dos documentos relativos à multa        
OBSERVACOES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

  INSENÇÃO E QUITAÇÃO ELEITORAL Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
17.5  Aplicação da dispensa do pagamento das multas eleitorais conforme legislação        
17.6  Anotação, no cadastro, de quitação mediante pagamento ou dispensa de recolhimento de multa        
17.7  Preenchimento das guias de recolhimento de multa, consoante instruções        
17.8  Apresentação de documento(s) que comprove(m) a quitação eleitoral        
17.9 Fornecimento de certidão de quitação eleitoral        
OBSERVACOES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

 

18 - PARTIDOS POLÍTICOS

 

  ANOTAÇÃO DAS FILIAÇOES E DESFILIAÇÕES NO SISTEMA DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
18.1 Recebimento das relações de filiados no Sistema ELO        
18.2  Registro das desfiliações no sistema ELO        
18.3  Formalização de expedientes destinados à entrega de relação de filiados, ordinária ou especial de filiação partidária        
18.4  Entrega de recibo das relações de filiação partidária        
18.5 Comunicação aos partidos de eventuais irregularidades        
18.6 Tratamento das cuplicidades de filiação        
OBSERVACOES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

  ÓRGÃO DE DIREÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
18.7 Controle das informações sobre as composições dos diretórios municipais, das comissões provisárias e relações de delegados        
OBSERVACOES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM):

 

 

19 - URNAS ELETRÔNICAS

 

  GUARDA E CONSERVAÇÃO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
19.1 Urnas eletrônicas        
19.2  Urnas de lona        
19.3  Cabina de Votação        
19.4  Flash cards        
19.5  Dispositivos em que são gravados os resultados dos testes nas urnas (Run in)        
19.6  Acondicionamento dos disquetes, bobinas de reserva e baterias de backup        

 

 

  LOCAL DE ARMAZENAMENTO Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
19.7  Espaço para cargas        
19.8  Local de armazenamento        
19.9  Limpeza e conservação        
19.10  Segurança do Local        
19.11  Acesso restrito e isolado de outro ambiente de serviço        
19.12  Instalações elétrica        
19.13 Proteção contra incêndio        
OBSERVAÕES E SUGESTOES (MENCIONAR ITEM):

 

 

 

20 - POSTO DE ATENDIMENTO

  VERIFICAÇÃO GERAL Conforme Não
Conforme
Exige
Melhoramento
Não se
Aplica
20.1  Instalação        
20.2  Inspeção e acompanhamento regular dos trabalhos desenvolvidos        
20.3  Regularidade quanto à investidura nas funões (cedido, requisitado, do quadro etc.)        
20.4  Cumprimento dos horários de trabalho de atendimento ao público        
20.5 Remessa regular dos RAEs preenchidos para conferência e digitação na sede do cartório
20.6  Celeridade na entrega de títulos aos eleitores        
20.7 Celeridade no atendimento ao público        
20.8 Exercício exclusivo das funções da Justiça Eleitoral pelo(s) servidor(es) do posto        
OBSERVAÇÕES E SUGESTÕES (MENCIONAR ITEM)

 

21 - OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:





 

 

(Local e data)

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Juiz Eleitoral