Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

Secretaria Judiciária

Coordenadoria de Gestão da Informação

Seção de Legislação e Editoração

PORTARIA N° 331/2018 - PRES

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 17, inciso XXXIX, do Regimento Interno do Tribunal;

CONSIDERANDO a Resolução CNJ n° 201, de 3 de março de 2015, que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e Implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ);

CONSIDERANDO o art. 64 da Resolução TRE-GO n° 275, de 18 de dezembro de 2017, que estabelece as competências da Assistência de Gestão Socioambiental, contígua à Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral;

CONSIDERANDO que o índice de desempenho do Plano de Logística Sustentável constitui-se em um indicador do Planejamento Estratégico 2016-2021 deste Tribunal;

CONSIDERANDO a edição da Portaria n° 452/2015 PRES, que instituiu a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável PLS-PJ, no âmbito deste Tribunal;

CONSIDERANDO a publicação da Portaria n° 246/2018 PRES, que alterou a composição da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável PLS-PJ,

RESOLVE:

Art. 1° APROVAR o Plano de Logística Sustentável -PLS-PJ para o biênio 2018-2020, na forma do anexo desta Portaria.

Parágrafo único. O anexo deverá ser disponibilizado na página da Diretoria-Geral, localizada na Intranet do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Art. 2° Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Goiânia, 15 de outubro de 2018.

Desembargador CARLOS ESCHER

Presidente

 

ANEXO

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

Plano de Logística Sustentável

2018/2020

 

TRIBUNAL PLENO

Presidente

Des. Carlos Hipólito Escher

Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral

Des. Zacarias Neves Coêlho

Juiz Federal

Jesus Crisóstomo de Almeida

Juliano Taveira Bernardes – Substituto

Juízes de Direito

Marcus da Costa Ferreira

Átila Naves Amaral - Substituto

Fabiano Abel de Aragão Fernandes

Rodrigo de Silveira

José Proto de Oliveira - Substituto

Juristas

Luciano Mtanios Hanna

Vicente Lopes da Rocha Júnior – Substituto

Marcelo Arantes de Melo Borges

Ovídio Martins de Araújo – Substituto

Procurador Regional Eleitoral

Alexandre Moreira Tavares dos Santos

Raphael Perissé Rodrigues Barbosa – Substituto

Ouvidor Regional Eleitoral

Marcus da Costa Ferreira

 

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO GESTORA

Presidente

Wilson Gamboge Júnior

Vice-Presidente

Liziane Venâncio Queiroz

Membros

Ricardo César de Sousa

Leonardo Alex de Siqueira

Flávio Queiroz de Alcântara

Luciana Taveira Silveira

Patrício Rios Brandão

Flávia de Castro Dayrell

Colaborador

Diego Fonseca dos Santos

 

 

SUMÁRIO

Apresentação................................................................................................................................................................................................   5
Termos básicos.............................................................................................................................................................................................   6
Princípios da Sustentabilidade Ambiental......................................................................................................................................................   8
Objetivos.......................................................................................................................................................................................................   9
Responsabilidades, implementação e avaliação............................................................................................................................................ 10
Temas/metas/indicadores/Planos de Ações.................................................................................................................................................. 11
Anexos.......................................................................................................................................................................................................... 39

 

APRESENTAÇÃO

A palavra “sustentabilidade” pode ser compreendida como “qualidade ou condição do que é sustentável”. Na ótica ambiental, pode-se considerar que a sustentabilidade refere-se à conservação do meio ambiente.

Nesse sentido, a Resolução n° 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça, de 3 de março de 2015, nasce com o papel de estimular o posicionamento estratégico dos Órgãos do Poder Judiciário, em relação à adoção de práticas de sustentabilidade para mitigação do impacto do seu negócio no meio ambiente.

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – TRE/GO, por meio da Portaria PRES n° 422/2015, revitalizou a Comissão do Programa Ambiental transformando-a em Núcleo Socioambiental com a missão de fomentar ações que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, de reduzir o impacto negativo das atividades do Órgão no meio ambiente, com a adequada gestão dos resíduos gerados, e de promover contratações sustentáveis, dentre outras atribuições.

Foi editada também a Portaria PRES n° 452/2015 que instituiu a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável - PLS com o objetivo de elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS do TRE/GO, conforme orientações da Resolução CNJ n° 201/2015, observando as peculiaridades regionais.

Mas o que vem a ser o Plano de Logística Sustentável? O artigo 10 da citada norma do CNJ define como um instrumento vinculado ao planejamento estratégico do Poder Judiciário, com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do Órgão.

Com a adoção do PLS o TRE/GO inaugura uma nova fase na gestão socioambiental com indicadores próprios, metas e plano de ação, com o objetivo de avançar na busca por oportunidades de desenvolvimento de práticas socioambientais efetivas e contínuas.

Por fim, ressalta-se que esse documento contempla os indicadores adotados com suas respectivas metas e algumas iniciativas. O seu desdobramento será apresentado em documento apartado, conforme permitido no § 1° do artigo 13 da Resolução CNJ n° 201/2015.

 

 

TERMOS BÁSICOS

I – Coleta seletiva: coleta de resíduos sólidos previamente separados conforme sua constituição ou composição com destinação ambientalmente adequada;

II – Coleta seletiva solidária: coleta dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis;

III – Corpo funcional: magistrados, servidores e estagiários;

IV – Critérios de sustentabilidade: métodos utilizados para avaliação e comparação de bens, materiais ou serviços em função do seu impacto ambiental, social e econômico;

V – Força de trabalho auxiliar: funcionários terceirizados;

VI – Inventário físico financeiro: relação de materiais que compõem o estoque onde figuram a quantidade física e financeira, a descrição e o valor do bem;

VII – Logística Sustentável: processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, considerando o ambientalmente correto, o socialmente justo e o desenvolvimento econômico equilibrado;

VIII – Material de consumo: todo material que, em razão de sua utilização, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos;

IX – Ponto de equilíbrio: quantidade ideal de recursos materiais necessários para execução das atividades desempenhadas por uma unidade de trabalho, sem prejuízo de sua eficiência;

X – Práticas de racionalização: ações que tenham como objetivo a melhoria da qualidade do gasto público e o aperfeiçoamento contínuo na gestão dos processos de trabalho;

XI – Práticas de sustentabilidade: ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional visando à inserção de critérios de sustentabilidade nas atividades do Poder Judiciário;

XII – Resíduos recicláveis descartados: materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, rejeitados pelo Órgão;

XIII – Visão sistêmica: identificação, entendimento e gerenciamento de processos interrelacionados como um sistema que contribui para a eficiência da organização no sentido de atingir os seus objetivos;

XIV – Período-base: compreendem os meses de janeiro a dezembro do ano-base em análise;

XV – Período de referência: compreende os meses de janeiro a dezembro do ano anterior de mesma situação ao ano em análise (período-base), podendo essa situação ser de ano eleitoral, para anos pares, ou ano não eleitoral, para anos impares, conforme art. 25 da Resolução TSE 23.474/2016.

XVI – Situação das iniciativas – serão assim classificadas:

a) Pendente – ação identificada como relevante na confecção ou da revisão periódica do PLS, cujo estudo para a sua execução ainda não se iniciou.

b) Em estudo – ação cuja instauração está em fase de análise pelas áreas técnicas competentes.

c) Em andamento – ação em prática, subclassificada em:

I. Ação singular – uma vez realizada, exaure-se.

II. Ação intermitente – depende de condição para se realizar.

III. Ação contínua – de caráter permanente e regular.

d) Suspensa – ação que, embora já estudada ou implantada, está suspensa por exigência normativa ou por conveniência da administração.

 

 

PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Na gestão, utilização e descarte de materiais, compras e contratações do Tribunal deverão ser observados os seguintes princípios:

- Atendimento ao princípio dos 5 R’s (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar);

- Promoção e adoção de práticas do Consumo Sustentável e do pensamento em ciclo de vida;

- Atendimento às normas ligadas a sustentabilidade e sistemas de gestão socioambiental;

- Opção pela ação que melhor se adeque aos requisitos de sustentabilidade.

 

 

OBJETIVOS

O Plano de Logística Sustentável tem como objetivos primários:

- Consolidar, organizar e aprimorar as boas práticas de sustentabilidade;

- Fornecer diretrizes e parâmetros mínimos para melhoria dos processos de compras e contratações, a fim de tornar possível o desenvolvimento de especificações de materiais e serviços pautadas por critérios de sustentabilidade ambiental visando uma melhor eficiência do gasto público;

- Definir claramente mecanismos de acompanhamento e avaliação de resultados com vistas à efetividade das ações e projetos;

- Difundir práticas para construção de um novo modelo de cultura institucional orientada para inserção de práticas de sustentabilidade nas atividades de modo contínuo e eficiente;

- Identificar alterações significativas em algum dos indicadores para propor alternativas viáveis à consolidação das metas previstas;

- Buscar parcerias e cooperação técnica com outros órgãos visando a melhoria dos processos de contratações e aquisições ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente equilibradas.

 

 

RESPONSABILIDADES, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

A implementação do PLS 2018 será coordenada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável e executada pela Assistência de Gestão Socioambiental, instituídas respectivamente pela Portaria PRES n° 452/2015 e Resolução n° 275/2017.

Compete Assistência de Gestão Socioambiental repassar à Comissão Gestora as informações dos resultados obtidos a partir da implementação das ações definidas no PLS, apresentando as metas alcançadas e a medição dos indicadores de avaliação de desempenho, em conformidade com a periodicidade de leitura de cada indicador e de elaboração do relatório de desempenho.

Os resultados obtidos, a partir da implementação das ações definidas no PLS, deverão ser publicados ao final de cada semestre na página do Tribunal na internet, juntamente com as metas alcançadas e os resultados demonstrados pela medição dos indicadores.

Ao final de cada ano deverá ser elaborado, pelo Tribunal, relatório de desempenho do PLS que deverá conter:

a) consolidação dos resultados alcançados;

b) evolução do desempenho dos indicadores estratégicos do Poder Judiciário com foco socioambiental e econômico, de acordo com o previsto no Anexo I da Resolução CNJ n° 201/2015;

c) identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.

Além de serem publicados na página do TRE na internet os relatórios serão encaminhados, em formato eletrônico, ao CNJ até o dia 20 de dezembro do ano corrente, utilizando-se, para tanto, sistema informatizado a ser disponibilizado por aquele Órgão.

O Plano de Logística Sustentável deverá ser avaliado e revisado anualmente e submetido à aprovação da Alta Administração.

 

 

TEMAS. METAS. INDICADORES. INICIATIVAS.

I – PAPEL

Objetivo: Otimizar o processo de aquisição e uso de papel, incluindo critérios de sustentabilidade.

Meta: Reduzir em 5% o consumo relativo de papel em relação ao ano de referência.

Base histórica – Consumo de papel
  Absoluto (remas) Relativo (remas/FTT)
2015 7.892 7,01
2016 7.716 6,85
2017 5.661 5,03

 

Indicadores
Nome do indicador  Descrição  Apuração Responsável
Consumo de papel não-reciclado próprio Quantidade consumida de resmas de papel não-reciclado, tamanho A4 e Ofício, adquiridas pelo órgão. Mensal  SAO
Consumo de papel reciclado próprio Quantidade consumida de resmas de papel reciclado, tamanho A4 e Ofício, adquiridas pelo órgão. Mensal  SAO
Consumo de papel próprio Quantidade total consumida de resmas de papel não-reciclado e reciclado, tamanho A4 e Ofício, adquiridas pelo órgão. Mensal  SAO
Consumo de papel não-reciclado contratado Quantidade consumida de resmas de papel não-reciclado, tamanho A4 e Ofício, fornecidas por empresa contratada para serviços de impressão e reprografia. Mensal  SAO
Consumo de papel reciclado contratado Quantidade consumida de resmas de papel reciclado, tamanho A4 e Ofício, fornecidas por empresa contratada para serviços de impressão e reprografia. Mensal  SAO
Consumo de papel contratado Quantidade total consumida de resmas de papel não-reciclado e reciclado, tamanho A4 e Ofício, fornecidas por empresa contratada para serviços de impressão e reprografia. Mensal  SAO
Consumo de papel total Quantidade total consumida de resmas de papel, incluindo papel próprio e contratado, reciclado e não-reciclado. Mensal  SAO
Gasto com papel não-reciclado próprio Despesa realizada com a aquisição pelo órgão de resmas de papel não-reciclado, tamanho A4 e Ofício. Mensal  SAO
Gasto com papel reciclado próprio Despesa realizada com a aquisição pelo órgão de resmas de papel reciclado, tamanho A4 e Ofício. Mensal  SAO
Gasto com papel próprio Despesa total realizada pelo órgão com a aquisição de resmas de papel. Mensal  SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Substituir papel tradicional por oriundo de madeira certificada (compra sustentável); SAO Em andamento III
Configurar equipamentos de impressão para modo frente e verso automático; Gestores de unidade Em andamento III
Realizar campanhas de sensibilização e consumo consciente quanto ao uso do papel. AGSAM Pendente
Mapear e controlar o consumo de papel por unidades; SAO/AGSAM Em andamento III
Expandir o Processo Judicial Eletrônico STI/SJD/VPCRE Em andamento III
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional; AGSAM Em andamento III

 

 

II – COPOS DESCARTÁVEIS

Objetivo: Otimizar o processo de aquisição e uso de copos descartáveis, observando critérios de sustentabilidade.

Meta: Reduzir em 3% o consumo relativo de copos descartáveis em relação ao ano de referência.

Base histórica – Consumo copos descartáveis
Absoluto (cento)  Relativo (cento/FTT)
2015 6.566 5,83
2016 6.353 5,64
2017 6.073 5,39

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração  Responsável
Consumo de copos descartáveis para água Quantidade consumida de copos descartáveis usualmente utilizados para consumo de água, incluindo aqueles com capacidade distinta de 200ml. Semestral SAO
Consumo de copos descartáveis para café Quantidade consumida de copos descartáveis usualmente destinados para consumo de café, incluindo aqueles com capacidade distinta de 50ml. Semestral SAO
Consumo de copos descartáveis total Quantidade total consumida de copos descartáveis usualmente utilizados para consumo de água e café. Semestral SAO
Gasto com copos descartáveis para água Despesa realizada com a aquisição de copos descartáveis usualmente destinados para consumo de água, incluindo aqueles com capacidade distinta de 200 ml. Semestral SAO
Gasto com copos descartáveis para café Despesa realizada com a aquisição de copos descartáveis usualmente destinados para consumo de café, incluindo aqueles com capacidade distinta de 50 ml. Semestral SAO
Gasto com copos descartáveis total Despesa total realizada com a aquisição de copos descartáveis para água e para café, incluindo aqueles com capacidade distinta de 50 e 200 ml. Semestral SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Substituir o uso de copos descartáveis por dispositivos retornáveis duráveis ou biodegradáveis; AGSAM Pendente
Incentivar o uso do copo retornável, de copos próprios, com campanhas de sensibilização e consumo consciente; AGSAM Em estudo
Substituir os dispensers para copos por modelos mais modernos que evitem desperdícios; AGSAM Pendente
Mapear e controlar o consumo de copos por unidades; SAO/AGSAM Pendente
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional; AGSAM Pendente

 

 

III – ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGEM PLÁSTICA

Objetivo: Monitorar o consumo de água mineral envasada em embalagens plásticas retornáveis.

Meta: Promover estudos no sentido de substituir os bebedouros do tipo garrafão por purificadores de água visando a redução do consumo.

Base histórica – Consumo de água envasada em embalagens retornáveis
Absoluto (galões)  Relativo (galões/FTT)
2015  -   -
2016 5.377 4,78
2017 4.475 3,97

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Consumo de embalagens descartáveis para água mineral Quantidade consumida de embalagens plásticas descartáveis para água mineral envasada, com ou sem gás, em unidades. Semestral SAO
Consumo de embalagens retornáveis para água mineral Quantidade consumida de embalagens plásticas retornáveis para água mineral envasada (galões ou garrafões retornáveis). Semestral SAO
Gasto com água mineral em embalagens descartáveis Despesa realizada com aquisição de água mineral envasada em embalagens plásticas descartáveis. Semestral SAO
Gasto com água mineral em embalagens retornáveis Despesa realizada com aquisição de água mineral envasada em embalagens plásticas retornáveis (galões ou garrafões retornáveis). Semestral SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Promover estudos visando a substituição dos bebedouros abastecidos por galões de 20 litros por bebedouros com filtro; AGSAM/SAO Pendente
Definir os locais onde devem ser mantidos bebedouros de água tipo garrafão; SAO/AGSAM Pendente
Monitorar a higienização periódica dos garrafões de 20 litros, bebedouros e sistemas de filtragem de acordo com os normativos legais ou instruções do fabricante; SAO Em andamento III
Mapear e acompanhar o consumo de garrafões por unidades; AGSAM/SAO Pendente
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional. AGSAM Em andamento III

 

IV – IMPRESSÃO

Objetivo: Promover e difundir práticas de ecoeficiência dos materiais relacionados à impressão.

Meta: Reduzir em 10% o gasto relativo com aquisição de suprimentos em relação ao ano de referência.

Base histórica – Gasto com aquisição de suprimentos
Absoluto (RS) Relativo (R$/equipamento de impressão)
2015    -     - 
2016 R$ 51.735,98 R$ 170,18
2017 R$ 32.667,57 R$ 59,18

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição  Apuração Responsável
Quantidade de impressões Quantidade total de impressões realizadas nos equipamentos do órgão, sejam próprios ou locados. Anual STI
Quantidade de equipamentos de impressão Quantidade de equipamentos de impressão, próprios ou locados, instalados ao final do ano. Anual STI
Performance dos equipamentos instalados Quantidade de impressões em relação ao total de equipamentos instalados. Anual STI
Gasto com aquisições de suprimentos Despesa realizada com aquisição de suprimentos de impressão como cartuchos de tinta, tonners, fitas de impressão, entre outros. Anual SAO
Gasto com aquisição de impressoras Despesa realizada com aquisição de equipamentos de impressão. Anual STI
Gasto com contratos de terceirização de impressão Despesa realizada com o pagamento de serviços de terceirização (outsourcing) de impressão e reprografia (incluise equipamento, manutenção, impressão por folha e suprimentos, bem como papel, conforme o contrato). Anual STI

 

Iniciativas Responsável Situação
Verificar a possibilidade de disponibilizar cartucho/tonner mediante retorno do antigo completamente vazio; SAO/AGSAM Pendente
Realizar campanhas de sensibilização quanto à necessidade de impressão de documentos; AGSAM Pendente
Verificar a viabilidade de utilizar fontes ecológicas ou ecofont em documentos que inevitavelmente devam ser impressos; STI Pendente
Mapear e controlar o número de impressões por unidades; STI Pendente
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional; AGSAM Em andamento III

 

V – TELEFONIA

Objetivo: Monitorar os consumos e gastos com serviços de telefonia tendo em vista outros mecanismos de comunicação com as mesmas funcionalidades e menores custos (VoIP, e-mails, aplicativos gratuitos de comunicação).

Meta: Reduzir o gasto relativo com o uso de telefonia no âmbito do TRE-GO em 5%

Base Histórica – Gasto com telefonia
Fixo Móvel
Absoluto (R$) Relativo (R$/linha) Absoluto (R$) Relativo (R$/linha)
2015 R$ 318.357,84 R$ 578,83 R$ 14.531,97 R$ 484,40
2016 R$ 420.812,52 R$ 617,93 R$ 28.157,59 R$ 938,59
2017 R$ 337.093,33 R$ 495,00 R$ 22.923,59 R$ 764,12

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração  Responsável
Gasto com telefonia fixa Despesa realizada com serviços de telefonia fixa, inclusive tecnologia VoIP. Mensal SAO
Linhas telefônicas fixas Quantidade total de linhas telefônicas fixas, incluindo linhas fixas, ramais e terminais VoIP. Mensal SAO
Gasto relativo com telefonia fixa Despesa realizada com serviços de telefonia fixa, inclusive tecnologia VoIP, em relação ao total de linhas. Mensal SAO
Gasto com telefonia móvel Despesa realizada com pagamento das faturas de telefonia móvel. São contabilizados gastos com voz, dados e assinatura. Mensal SAO
Linhas telefônicas móveis Quantidade total de linhas telefônicas móveis, (celulares, dados e assinaturas). Mensal SAO
Gasto relativo com telefonia móvel Despesa realizada com pagamento das faturas de telefonia móvel em relação à quantidade de linhas móveis. Mensal SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Verificar a possibilidade de implantação de VoIP (Voice over Internet Protocol) - substituição de linhas analógicas por rede de dados e voz (ramais); SAO/STI Suspensa
Fomentar o uso de comunicação eletrônica em substituição ao telefone; SAO Pendente
Mapear e controlar o gasto de telefonia por unidades; SAO Pendente
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional. SAO/AGSAM Em andamento III

 

VI – ENERGIA ELÉTRICA

Objetivo: Monitorar o consumo e gastos com energia elétrica para que seja verificada a possibilidade de eventuais ajustes contratuais com a concessionária de energia visando à maior eficiência do gasto.

Meta: Reduzir em 5% o consumo relativo de energia elétrica referente ao ano de referência.

Base Histórica – Energia elétrica
  Consumo Gasto
Absoluto (kWh) Relativo (kWh/m²) Absoluto (R$) Relativo (R$/m²)
2015 1.839.389 22,93 R$ 1.235.067,67 R$ 15,39
2016 1.972.248 24,58 R$ 1.350.837,16 R$ 16,84
2017 1.742.530 21,72 R$ 1.125.201,25 R$ 14,02

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Consumo de energia elétrica Consumo total de energia elétrica fornecida pela concessionária. Mensal SAO
Consumo relativo de energia elétrica Consumo total de energia elétrica fornecida pela concessionária em relação à área total do órgão. Mensal SAO
Gasto com energia elétrica Valor da fatura de energia elétrica, em valores brutos. Mensal SAO
Gasto relativo com energia elétrica Valor total das faturas de energia elétrica, em valores brutos, em relação à área total do órgão. Mensal SAO
Negociação tarifária Verificar se o órgão possui iniciativas de negociação de tarifas junto à concessionária de energia elétrica ou promove ações que resultam em redução dos gastos com energia. Anual SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Fazer diagnóstico da situação das instalações elétricas e propor as alterações necessárias para redução de consumo; SAO Em andamento III
Realizar campanhas de sensibilização e consumo consciente quanto ao uso da energia. SAO/AGSAM Pendente
Fomentar o aproveitamento das condições naturais do ambiente de trabalho (iluminação natural); AGSAM Pendente
Promover campanha se sensibilização para desligamento das luzes e equipamentos ao se ausentar do ambiente; SAO Em andamento III
Promover campanhas de incentivo ao uso das escadas; AGSAM/SAO Pendente
Substituir aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos eletroeletrônicos por outros mais modernos e eficientes, respeitadas as normas técnicas vigentes; SAO Em andamento III
Substituir lâmpadas fluorescentes por dispositivos em LED; SAO Em andamento III
Promover estudos para Instalação de usina fotovoltaica; SAO Em andamento III
Ampliar a quantidade de sensores de presença em locais de trânsito de pessoas; SAO Em andamento III
Mapear e controlar o consumo de energia por instalação predial; SAO Em andamento III
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional. AGSAM Em andamento III

 

VII – ÁGUA E ESGOTO

Objetivo: Monitorar o consumo e gastos com água para que seja verificada a possibilidade de eventuais ajustes e efetividade de ações de sustentabilidade.

Meta: Reduzir em 2% o consumo absoluto de água em relação ao de referência.

 

Base Histórica – Água e esgoto
Consumo Gasto
Absoluto (m³) Relativo (m³/m²) Absoluto (R$) Relativo (R$/m²)
2015   -   -   -    - 
2016 14.577 0,18 R$ 175.447,39 R$ 2,19
2017 10.691 0,13 R$ 158.471,83 R$ 1,98

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Consumo de água Consumo total de água fornecida pela concessionária. Mensal SAO
Consumo relativo de água Consumo total de água fornecida pela concessionária em relação à área total do órgão. Mensal SAO
Gasto com água Valor da fatura de água e esgoto, em valores brutos. Mensal SAO
Gasto relativo com água Valor da fatura de água e esgoto, em valores brutos, em relação à área total do órgão. Mensal SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Promover o monitoramento da situação das instalações hidráulicas e propor alterações necessárias para a redução do consumo; SAO Em andamento III
Viabilizar a substituição de descargas e torneiras mais eficientes e com dispositivos economizadores; SAO Em andamento III
Realizar estudos visando a implantação de sistema de aproveitamento e reuso de água pluvial e, caso viável, do sistema de ar condicionado; SAO Pendente
Realizar campanhas de sensibilização e consumo consciente quanto ao uso da água; AGSAM Pendente
Mapear e controlar o consumo de água por instalação predial;  SAO Em andamento III
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional.  AGSAM/SAO Em andamento III

 

VIII – GESTÃO DE RESÍDUOS

Objetivo: Monitorar a geração de resíduos e sua destinação.

Meta: Ampliar a quantidade de programas de adequada destinação final de resíduos não-recicláveis por ano.

Base Histórica – Gestão de resíduos
Quantidade de resíduos recicláveis destinados à reciclagem (kg) Quantidade de resíduos não-recicláveis que possuem plano de destinação final adequada
2015  -   - 
2016 460 2
2017 13.530 2

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável

Destinação de papel
Quantidade de papel, papelão e derivados destinados a cooperativas ou associações de catadores para reciclagem (Decreto Federal 5.940/2006) ou, na ausência de interessados, a empresas recicladoras. Mensal AGSAM/SAO
Destinação de plásticos Quantidade de plásticos destinados a cooperativas ou associações de catadores para reciclagem (Decreto Federal 5.940/2006) ou, na ausência de interessados, a empresas recicladoras.
Mensal AGSAM/SAO
Destinação de metais Quantidade de metais destinados a cooperativas ou associações de catadores para reciclagem (Decreto Federal 5.940/2006) ou, na ausência de interessados, a empresas recicladoras. Mensal AGSAM/SAO
Destinação de vidros
Quantidade de vidros destinados a cooperativas ou associações de catadores para reciclagem (Decreto Federal 5.940/2006) ou, na ausência de interessados, a empresas
recicladoras.
Mensal AGSAM/SAO
Coleta geral
Quantidade total de resíduos recicláveis destinados a cooperativas, associações de catadores ou empresas recicladoras no caso de localidades onde não seja feita coleta
seletiva com separação por materiais.
Mensal AGSAM/SAO

Total de materiais destinados à reciclagem
Quantidade total de resíduos recicláveis destinados a cooperativas, associações de catadores e empresas recicladoras. Mensal AGSAM/SAO

Destinação de resíduos de informática

Quantidade de resíduos de informática (fitas, cabos, mídias, equipamentos eletrônicos etc.) destinados à reciclagem, ao reaproveitamento ou a outra destinação correta. Anual STI

Destinação de suprimentos de
impressão
Quantidade de suprimentos de impressão (carcaças, tonners, cartuchos) destinados a empresas de logística reversa para reuso e reciclagem (Decreto Federal 7.404/2010). Mensal AGSAM/SAO

Destinação de pilhas e baterias
Quantidade de pilhas e baterias enviadas para descontaminação e destinação correta, com exigência de Manifesto de Transporte de Resíduos ou destinação final à
logística reversa por ser classificado pela ABNT NBR 10.004/2004 como Resíduo Perigoso (Classe I).
Mensal AGSAM/SAO

Destinação de lâmpadas
Quantidade de lâmpadas enviadas para descontaminação e destinação correta, com exigência de Manifesto de Transporte de Resíduos ou destinação final à logística reversa. Mensal AGSAM/SAO

Destinação de resíduos de saúde

Quantidade total de RSS encaminhados para descontaminação e tratamento (Resolução Anvisa 358/2005), com exigência de Manifesto de Transporte de Resíduos.
Mensal SGP/SAO

Destinação de resíduos de obras e
reformas
Quantidade de resíduos de obras ou reformas enviados para o aterro de resíduos da construção civil (Lei 12.305/2012), inclusive os encaminhados para reuso. Mensal SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Mapear as empresas de reciclagem no Estado e definir processo de trabalho AGSAM Pendente
Promover a implantação da coleta seletiva em consonância com a Resolução CONAMA 275/2001, o Decreto 5.940/2006, a Lei 12.305/2010 e demais legislações pertinentes, quanto ao estabelecimento
de parcerias com cooperativas de catadores (sempre que possível, respeitadas as limitações dos municípios) e tabela de cores;
AGSAM Em andamento III
Descartar de forma correta os documentos e processos de acordo com a tabela de temporalidade e Recomendação CNJ n° 37/2011; SJD Em andamento III
Inserir critérios de logística reversa na aquisição de insumos e materiais permanentes (cartuchos, tonners, lâmpadas fluorescentes, etc.); SAO Pendente
Incluir nos contratos de manutenção predial a descontaminação e descarte ecologicamente correto de lâmpadas; SAO Pendente
Promover a destinação ecologicamente correta dos resíduos gerados (desde material de expediente até óleos lubrificantes, pneus, pilhas, baterias, resíduos eletrônicos, quando houver); AGSAM Em andamento III
Implantar planos de gestão de resíduos de saúde nos casos cabíveis, conforme previsto na RDC ANVISA 306/2004. SGP Em andamento III
Realizar campanhas de sensibilização para reutilização de materiais e consumo consciente quanto ao descarte correto de resíduos. AGSAM Pendente
Monitorar os descartes e informá-los ao corpo funcional; AGSAM Em andamento III

 

IX – REFORMAS

Objetivo: Monitorar os gastos relacionados a obras para que seja verificada a sua real necessidade.

Meta: Executar 100% das obras definidas no Plano de Obras 2018/2020.

Base Histórica - Gasto com reformas
  Gasto (R$) Variação dos gastos (%)
2015  -    - 
2016 R$ 125.623,99   - 
2017 R$ 515.055,49 132,08%

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição  Apuração Responsável
Gasto com reformas no período-base Corresponde à despesa realizada com reformas e mudança de leiaute durante o período-base. Anual SAO
Gastos com reformas no período de referência Corresponde à despesa realizada com obras, reformas e mudança de leiaute, durante o período de referência. Anual SAO
Variação dos gastos com reformas Percentual da variação dos gastos com reformas e mudanças de leiaute nas unidades no período-base em relação a esses gastos no período de referência. Anual SAO

 

Plano de Ação  Responsável Situação
Implantar rotina de manutenção predial preditiva e preventiva, objetivando a redução de custos com manutenção corretiva; SAO Em andamento III
Identificar e utilizar, quando possível, materiais duráveis, certificados e sustentáveis, preferencialmente reciclados e de origem de recursos naturais renováveis. SAO Em andamento III
Monitorar os gastos com reformas e informá-los ao corpo funcional; SAO/AGSAM Em andamento III

 

X – LIMPEZA

Objetivo: Monitorar os gastos relacionados a limpeza para que seja verificada a sua real necessidade.

Meta:

Base Histórica - Gasto com limpeza
Absoluto (R$) Relativo (R$/m²contratado)
2015    -     - 
2016 R$ 1.761.050,56 R$ 71,13
2017 R$ 1.956.193,92 R$ 79,01

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Gastos com contratos limpeza no
período-base
Totalização da despesa realizada com os contratos e/ou termos aditivos dos serviços de limpeza durante o períodobase. Incluem-se as despesas decorrentes dos contratos de
jardinagem, limpeza de vidros, entre outros.
Anual SAO
Área contratada Área especificada nos instrumentos de contrato de manutenção e limpeza, conforme instruções normativas sobre o tema. Anual SAO
Gasto relativo com contratos limpeza Despesa total realizada com o contrato de limpeza das unidades em relação à área contratada. Anual SAO
Gastos com contratos de limpeza no período de referência Totalização da despesa realizada com os contratos e/ou termos aditivos dos serviços de limpeza durante o período de referência (anterior ao período-base). Incluem-se as despesas decorrentes de contratos de jardinagem, limpeza de vidros, entre outros. Anual SAO
Variação dos gastos com contratos de
limpeza
Percentual de variação ou repactuação dos contratos de limpeza dos órgãos, ou seja, percentual de ajuste do contrato comparando valor do período-base e período de referência. Anual SAO
Gasto com material de limpeza
Despesa total realizada com a aquisição de materiais de limpeza durante o período-base. Considera-se como material de limpeza todos os insumos adquiridos com finalidade de limpeza e conservação do órgão. Anual SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Incluir, nos contratos de limpeza, a capacitação e sensibilização periódica das equipes de limpeza e o uso de produtos biodegradáveis; SAO Pendente
Revisar os contratos de limpeza visando o real dimensionamento da força de trabalho necessária; SAO Pendente
Monitorar os gastos com limpeza e informá-los ao corpo funcional; SAO/AGSAM Pendente

 

XII – VEÍCULOS

Objetivo: Gerir a mobilidade do órgão e dos gastos com a frota oficial para a maior eficiência na gestão e nas aquisições dos veículos.

Meta: Promover estudos no sentido de buscar alternativas de transporte de servidores e materiais.

Base Histórica - Gasto com manutenção de veículos/motoristas
Gasto com manutenção Gastos com motoristas Quilometragem
Absoluto (R$) Relativo (R$/veículo) Absoluto (R$) Relativo (R$/veículo) Absoluto (km) Relativo (km/veículo)
2015 27.684,96 565,00 604.503,12 12.336,80 299.800 6.118,37
2016 3.114,10 63,55 711.355,99 14.517,47 233.805 4.771,53
2017 33.807,79 689,95 734.463,12 14.989,04 246.620 5.033,06

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Quilometragem Quilometragem total percorrida pelos veículos, próprios ou locados. Mensal SAO
Quantidade de veículos a gasolina Quantidade total de veículos movidos, exclusivamente, à gasolina existentes no órgão ao final do período de referência, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos a etanol Quantidade total de veículos movidos, exclusivamente, a etanol existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos flex Quantidade total de veículos flex, movidos a gasolina e etanol, existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos a diesel Quantidade total de veículos movidos, exclusivamente, a diesel existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos a gás natural Quantidade total de veículos movidos, exclusivamente, a Gás Natural Veicular (GNV) existentes no órgão ao final do períodobase, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos híbridos Quantidade total de veículos híbridos, ou seja, movidos por eletricidade e combustíveis, existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos elétricos Quantidade total de veículos elétricos existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos
Quantidade total de veículos existentes no órgão ao final do período-base, incluindo veículos de serviço, de transporte de magistrados e veículos pesados, sejam próprios ou locados. Anual SAO
Quantidade de veículos de serviço Total de veículos de serviço, próprios ou locados, utilizados para atividades laborais. Não se computam veículos utilizados exclusivamente por magistrados. Anual SAO
Usuários por veículo de serviço Quantidade relativa de usuários por veículos de serviço, próprios ou locados, utilizados para atividades laborais. Anual SAO
Quantidade de veículos para transporte de magistrados Total de veículos de serviço, próprios ou locados, utilizados exclusivamente para transporte de magistrados. Anual SAO
Usuários por veículo de magistrado Quantidade relativa de usuários por veículos, próprios ou locados, utilizados exclusivamente no transporte de magistrados. Anual SAO

Gasto com manutenção de veículos
Corresponde à despesa realizada com pagamento de serviços de manutenção dos veículos do órgão. Computam-se as despesas com contratos ou com demais serviços relacionados (ex.: peças de reposição, pneus, lubrificantes, custos com oficina, seguro, lavagem, serviços terceirizados, entre outros). Anual SAO
Gasto relativo com manutenção dos
veículos
Despesa total realizada com manutenção de veículos em relação à quantidade total de veículos. Anual SAO
Gastos com contratos de motoristas Corresponde à despesa realizada com contratos de motoristas. Anual SAO
Gasto relativo com contrato de
motoristas
Despesa total realizada com contratos de motoristas em relação à quantidade de veículos. Anual SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Manter rotinas de manutenção preventiva nos veículos; SAO Pendente
Substituir a frota de veículos do tribunal, onde possível, por contratos de locação ou uso de aplicativos de transporte (Uber, 99pop, etc.) SAO Pendente
Otimizar rotas SAO Em andamento III
Monitorar os gastos com manutenção veicular e informá-los ao corpo funcional; SAO/AGSAM Em andamento III

 

XIII - COMBUSTÍVEL

Objetivo: Monitorar o consumo dos diversos tipos de combustíveis utilizados na frota de veículos oficiais.

Meta: Utilizar, preferencialmente, combustível menos poluente nos veículos do TER-GO.

Base Histórica - Combustível
Gasolina e Etanol Diesel
Absoluto (litros) Relativo (litros/veículo) Absoluto (litros) Relativo (litros/veículo)
2015    -     -     -     - 
2016 45.427,90 1.009,51 8.702,39 2.175,60
2017 33.133,90 736,31 9.973,77 2.493,44

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Consumo de gasolina Quantidade total de litros de gasolina (comum e aditivada) consumida por veículos. Não deve ser computado o consumo desse combustível, quando utilizado para funcionamento de outros tipos de máquinas, tais como geradores. Mensal SAO
Consumo de etanol Quantidade total de litros de etanol consumido por veículos. Mensal SAO

Consumo de diesel
Quantidade total de litros de óleo diesel (comum, S50, S10 e outros) consumido por veículos. Não deve ser computado o  consumo desse combustível, quando utilizado para funcionamento de outros tipos de máquinas, tais como geradores. Mensal SAO
Consumo de gás natural Quantidade total de metros cúbicos de gás natural veicular (GNV) consumido. Mensal SAO
Consumo relativo de álcool e gasolina
Quantidade relativa de litros de álcool e gasolina consumidos por cada veículo. Mensal SAO
Consumo relativo de diesel
Quantidade relativa de litros de diesel consumido por cada veículo. Mensal SAO
Consumo relativo de gás natural
Quantidade relativa de metros cúbicos de gás natural veicular (GNV) consumido por cada veículo. Mensal SAO

 

Iniciativas Responsável Situação
Utilizar, preferencialmente, combustíveis menos poluentes e de fontes renováveis; SAO Em andamento III
Dar preferência nas aquisições de veículos para aqueles que apresentem o nível de emissão de poluentes dentro dos limites do Proconve-Ibama; SAO  
Incluir, nos contratos de prestação de serviço, a capacitação e sensibilização periódica dos motoristas sobre boas práticas visando a redução no consumo; SAO Pendente
Monitorar os dados de consumo e informá-los ao corpo funcional; AGSAM/SAO Em andamento III

 

XIV – QUALIDADE DE VIDA

Objetivo: Monitorar a participação da força de trabalho total em ações de qualidade de vida e solidárias e da quantidade de ações de inclusão de forma a estimulá-las, para fomentar a política de valorização do corpo funcional.

Meta:

Base Histórica - Participações nas ações de QVT
  Ações de qualidade de vida Ações solidárias
Participações Participações relativas (% da FTT) Participações Participações relativas (% da FTT)
2015  -   -   -   - 
2016 719 63,85% 400 35,52%
2017 307 13,63% 0 0,00%

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Participações em ações de qualidade de vida Total de participações do corpo funcional em eventos de ações de qualidade de vida no trabalho. Anual SGP
Quantidade de ações de qualidade de vida Quantidade de ações de qualidade de vida no trabalho organizadas e realizadas pelo próprio órgão ou em parcerias. Anual SGP
Participação relativa em ações de qualidade de vida Percentual da força de trabalho total participante de ações de qualidade de vida no trabalho. Anual SGP
Participações em ações solidárias Total de participações do corpo funcional em ações solidárias. Anual SGP
Quantidade de ações solidárias Quantidade de ações solidárias que foram organizadas e realizadas pelo próprio órgão ou em parcerias. Anual SGP
Participação relativa em ações solidárias Percentual da força de trabalho total que participa como voluntária nas ações solidárias em relação ao total do corpo funcional do órgão. Anual SGP
Ações de inclusão Quantidade de ações realizadas pelo órgão, ou em parceria com outras instituições, voltadas para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Anual SGP

 

Iniciativas Responsável Situação
Programa de redução do estresse no ambiente de trabalho. SGP Pendente
Adotar medidas para avaliação e controle da qualidade do ar nos ambientes climatizados. SAO Em andamento III
Promover atividades de integração e de qualidade de vida no trabalho. SGP Pendente
Realizar campanhas, oficinas, palestras e exposições de sensibilização das práticas sustentáveis para os servidores, funcionários terceirizados e magistrados com divulgação por meio da intranet, cartazes eletrônicos e informativos. AGSAM Pendente
Incentivar a adoção de práticas sustentáveis e colaborativas reconhecendo e divulgando as unidades que possuem bons índices de consumo. AGSAM Pendente
Trocar experiências com outros órgãos no sentido de buscar novas práticas.  AGSAM  Pendente

 

XV - CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Objetivo: Monitorar a participação do corpo funcional em ações de capacitação e sensibilização relacionadas ao tema de sustentabilidade de forma a subsidiar a tomada de decisões quanto ao estímulo dessas temáticas.

Meta: Aumentar o número de ações de capacitação em uma ação em relação ao ano de referência.

Base Histórica - Participações nas ações de QVT
  Ações de capacitação Participações Participações relativas (% da FTT)
2015  -   -   - 
2016 4 1.241 27,55%
2017 2 7 0,31%

 

Indicadores
Nome do indicador Descrição Apuração Responsável
Ações de capacitação e sensibilização Quantidade de ações de capacitação e sensibilização relacionadas à sustentabilidade organizadas e realizadas pelo próprio órgão ou em parcerias. Anual SGP
Participação em ações de sensibilização
e capacitação
Total de participações em ações de sensibilização e capacitação durante o período-base. Anual SGP
Participação relativa em capacitação e
sensibilização socioambiental
Percentual de participantes de ações de sensibilização e capacitação relacionadas à temática socioambiental em relação à força de trabalho total do órgão. Anual SGP

 

Iniciativas Responsável Situação
Promover capacitação dos servidores integrantes da Assistência Socioambiental e Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável quanto às práticas socioambientais. SGP/AGSAM Suspensa

 

 

ANEXOS

Anexo I – Portaria TRE/GO PRES N° 246/2018. Altera a composição da Comissão Gestora do PLS.

 

Anexo II – Relatório do inventário de bens adquiridos em 2017 com critérios de sustentabilidade.

Item Quantidade Descrição do Material Valor da Aquisição
1 5 TELEVISOR LED 43 POLEGADAS - MARCA: AOC - MODELO: LE43S5760 - SERIE: 430GAXA010802 R$ 8.894,90
2 11 POLTRONA GIRATORIA ESPALDAR ALTO EM COURVIM - DESCRICAO: COM APOIO DE CABEÇA, COR PRETA - MARCA: FLEXFORM - MODELO: PARIS R$ 47.993,00
3 12 CONDICIONADOR DE AR DE PAREDE - DESCRICAO: 30.000 BTUS - MARCA: SPRINGER - MODELO: ZCE305RB R$ 37.151,88
4 2 TELEVISOR LED 55 POLEGADAS - MARCA: SAMSUNG - MODELO: KU6000  SMART HDR R$ 7.146,00
5 120 POLTRONA GIRATORIA ESPALDAR MEDIO EM COURVIM - DESCRICAO: COM BRAÇOS, COR PRETA - MARCA: TECNO 2000 R$ 70.800,00
6 10 FORNO DE MICROONDAS - DESCRICAO: 220V, 32L, COR BRANCA - MARCA: PANASONIC - MODELO: NN-ST654WRU R$ 3.898,90
        TOTAL    R$ 175.884,63

 

Este texto não substitui o publicado no DJE, n° 210, de 16.10.2018, páginas 4 e 5.