Tribunal Regional Eleitoral de Goiás

Secretaria Judiciária

Coordenadoria de Gestão da Informação

Seção de Legislação e Editoração

PORTARIA N° 199/2019 – DG

O DIRETOR-GERAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 46, inciso XVIII, da Resolução TRE-GO n° 275/2017,

RESOLVE:

Art. 1° INSTITUIR o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – TREGO para o período de 2019-2020, na forma do Anexo desta Portaria.

Art. 2° O acompanhamento da execução do PDTIC será de responsabilidade do Comitê Técnico de Gestão de Tecnologia da Informação – CTGTI, que apresentará semestralmente o resultado dos indicadores ao Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - GCTIC para análise e deliberação de eventuais ações corretivas.

Art. 3° O PDTIC poderá ser revisado pelo CTGTI em decorrência de alterações no planejamento estratégico corporativo, alterações orçamentárias e em casos excepcionais, com aprovação do CGTIC.

Art. 4° Os casos omissos ou excepcionais serão decididos pelo Diretor-Geral.

Art. 5° Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Goiânia, 02 de outubro de 2019.

CRISTINA TOKARSKI PERSIJN

Diretora-Geral em substituição

 

 

 

ANEXO

Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2019/2020

Composição da STI

Secretário de Tecnologia da Informação

Dory Gonzaga Rodrigues

Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão

Paulo Sérgio Taira

Coordenadoria de Sistemas Corporativos

Roberto Lima Manoel da Costa

Coordenadoria de Infraestrutura

Marcílio Zaccarelli Bersaneti

Coordenadoria de Sistemas Eleitorais

Patrício Rios Brandão

Chefes de Seção

Alexandre Einstein Barcelos Cunha

Rafael Dídimo Santos

Leonardo Antônio De Souza

Marcos Rogério Santiago

Alessandro Maurício de Jesus

Renato Oliveira da Silva

Frank Wendell Ribeiro

Otacílio Alves de Castro Neto

Arllys Freire Gomes

Márcio Antônio Duarte Oliveira

 

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC

Wilson Gamboge Júnior

Diretor-Geral - DG

José Carlos da Silva

Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral - AAGGE

Leonardo Sapiência Santos

Secretaria Judiciária - SJD

Cristina Tokarski Persijn

Secretaria de Administração e Orçamento - SAO

Adenir José de Sousa

Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP

Dory Gonzaga Rodrigues

Secretaria de Tecnologia da Informação - STI

Dory Gonzaga Rodrigues

Secretaria de Tecnologia da Informação - STI

Representante INTEGRAZONAS

 

Equipe de Elaboração

A revisão do PDTI 2019/2020 foi elaborada pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI) em conjunto com as unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação.

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), instituído pela portaria n° 147/2012, tem como atribuição orientar e aprovar o PDTI. É composto pelo Diretor-Geral, o titular da Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral, os titulares das Secretarias do Tribunal e um representante do INTEGRAZONAS.

Sumário

Apresentação .................................................................................................. 6

Metodologia Aplicada .................................................................................... 7

Processo de Revisão ..................................................................................... 8

Fatores Críticos para a execução do PDTI.................................................. 9

Documentos de Referência ........................................................................ 10

Princípios e Diretrizes ................................................................................. 11

Organização da STI ..................................................................................... 12

Referencial Estratégico de TI ..................................................................... 13

Objetivos estratégicos de TI ....................................................................... 14

Alinhamento com a Estratégia da Instituição ........................................... 15

Resultados do PDTI anterior ...................................................................... 16

Identificação das Necessidades ............................................................... 17

Levantamento e Priorização das Iniciativas ............................................ 18

Levantamento e Priorização das Iniciativas ............................................ 21

Plano de Iniciativas ..................................................................................... 23

Conclusão .................................................................................................... 27

Anexo I - Ciclo de vida do PDTI ................................................................ 28

Anexo II – Quadro de Pessoal da TI ......................................................... 29

Anexo III - Plano de Capacitações (PAC) ................................................ 32

Anexo IV – Mapa Estratégico de TI .......................................................... 33

Anexo V – Alinhamento PETI X PEI ......................................................... 34

Anexo VI – Relacionamento entre Contratações e Iniciativas .............. 35

 

Apresentação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) constitui um importante instrumento de gestão, pois materializa o desdobramento do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) em iniciativas concretas e pertinentes.

Em nível estratégico, o PDTI representa as iniciativas que compreendem ações, programas e projetos, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que conectam os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) aos objetivos do Planejamento Estratégico do Tribunal (PEI), observando as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa integração busca contribuir com o efetivo cumprimento da missão institucional e alcance da visão de futuro por meio da sinergia que pode ser obtida com a formulação das estratégias de TI.

A evolução do posicionamento estratégico da Tecnologia da Informação, na organização, ratifica a expectativa da alta administração de se ter um instrumento que viabilize a inovação e melhoria dos processos de negócio, possibilite maior eficiência na execução dos investimentos do Tribunal e assegure melhor gerenciamento dos recursos críticos de TI – dados, aplicativos, infraestrutura e pessoas.

Este documento atualiza o andamento das iniciativas do PDTI vigente, como também apresenta a nova metodologia de priorização de sistemas, buscando, assim, manter a continuidade e o aprimoramento do PDTI 2016/2018. Com isso, é possível proporcionar benefícios para os usuários dos serviços de TIC, otimização dos recursos disponíveis e aprimoramento da gestão da TI, e, sobretudo, melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Por fim, esta revisão do PDTI vigente está em consonância com as recomendações Resolução CNJ n° 211/2015, além de buscar a observância das recomendações do TCU sobre Governança de TI. Neste processo, compete ao CGTIC coordenar a revisão, e posteriormente, sua aprovação.

 

Metodologia Aplicada

A elaboração do PDTI vigente foi adaptada do modelo disponibilizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para atender às necessidades específicas do TRE-GO.

A inclusão de novas iniciativas de TI, no PDTI, observa o fluxo a seguir:

- Análise técnica pela área de TI;

- Avaliação e aprovação pelo CGTIC;

- Inclusão no PDTI.

Sendo assim, a revisão do PDTI 2019/2020 foi produzida pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI) baseando-se no acompanhamento das iniciativas estabelecidas no PDTI corrente, juntamente com as novas demandas das unidades. Utilizando-se os novos critérios de priorização, explicitados neste documento, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação analisou e aprovou a nova classificação de iniciativas.

Outrossim, foram apresentados os planos complementares vigentes: Planos de Contratações e Investimentos, de Capacitações, bem como o quadro de pessoal de TI.

 

Processo de Revisão

A revisão estrutural do PDTI deve acontecer ao final de cada ano, de acordo com o Ciclo de vida do PDTI apresentado de forma sintética na tabela abaixo.

Ciclo de vida do PDTI

Fase Mês
Levantamento das necessidades e iniciativas Janeiro e Fevereiro
Consolidação das necessidades e iniciativas Fevereiro
Priorização das iniciativas pelo CGTIC Maio
Proposta orçamentária e Minuta do PDTI Maio
Aprovação do PDTI pelo CGTIC Junho
Divulgação do PDTI Junho
Acompanhamento do PDTI Trimestral

Dessa forma, a vigência do ciclo do PDTI abrange o período de junho do ano corrente até maio do exercício subsequente, de modo a proporcionar maior harmonia com o orçamento e o período da transição de gestão do Tribunal.

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), após apresentação da minuta do PDTI, poderá solicitar ajustes e alterações que forem necessárias, visando à aprovação e publicação do documento. Após aprovação e divulgação, o PDTI é acompanhado ao longo de sua vigência, conforme ilustrado no Anexo I.

Este PDTI poderá ser revisado ou atualizado, extraordinariamente, a qualquer momento que o CGTIC julgar necessário.

 

Fatores Críticos para a execução do PDTI

A operacionalização do PDTI concretiza-se por meio da execução de ações objetivas. Pressupõe forte apoio das disciplinas da gestão de projetos como referência para uma boa execução. Além disso, outras práticas devem ser implementadas, visando ao sucesso na consecução das iniciativas:

- As iniciativas do PDTI devem ser gerenciadas como um portfólio composto por ações, programas ou projetos;

- Acompanhamento e gestão dos programas e dos projetos em execução, ambos com monitoramento de riscos;

- Designação de um responsável pelo gerenciamento para cada iniciativa/projeto;

- Elaboração de projetos de forma padronizada, ficando a cargo da Assistência de Planejamento e Gestão de TI o assessoramento das unidades da STI;

- Gerenciamento da integração do portfólio;

- Acompanhamento periódico da execução e do progresso dos projetos;

- Gerenciamento da documentação produzida pelos projetos;

- Comprometimento e envolvimento de todos os interessados relevantes;

- Gerenciamento de risco do projeto;

- Boa comunicação com os intervenientes do projeto;

- Comunicação do andamento e dos resultados alcançados no PDTI.

 

Documentos de Referência

Principais referências utilizadas para a elaboração deste PDTI:

- Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (PEI) 2016-2021, que estabelece os objetivos estratégicos e as metas institucionais do TRE;

- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETI) 2016-2021 – estratégias de TI, estabelece os objetivos de TI alinhados ao Planejamento Estratégico institucional (PEI);

- Resolução CNJ n° 182 de 17 de outubro de 2013, que dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);

- Resolução CNJ n° 211, de 15 de dezembro de 2015, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD);

- Acórdão TCU n° 2.308/2010 de 8 de setembro de 2010 e Acórdão TCU n° 2.585/2012 de 26 de setembro de 2012, que contêm recomendações e determinações aos órgãos da Administração Pública Federal em relação à governança de TI;

- Acórdão TCU n° 1.233/2012 de 23 de maio de 2012, trata-se de relatório consolidado das ações do TMS 6/2010, cujo objeto foi avaliar se a gestão e o uso da tecnologia da informação estão de acordo com a legislação e aderentes às boas práticas de governança de TI;

- Guia de Elaboração do PDTI do SISP: versão 2.0 - MPOG;

COBIT 5 – Control Objectives for Information and related Technology, 2007.

 

Princípios e Diretrizes

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação do TRE-GO foi elaborado considerando:

1. Princípio da melhoria contínua;

2. Observância das recomendações e orientações dos órgãos superiores e de controles;

3. Participação da Alta Administração na definição e acompanhamento das políticas de TI;

4. Estabelecimento de iniciativas que promovam o alcance dos objetivos estratégicos institucionais;

5. Elaboração e revisão do Planejamento Estratégico de TI (PETI), mantendo-o alinhado ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI);

6. Desdobramento do Planejamento Estratégico de TI em um plano tático, Plano Diretor de TI (PDTI);

7. Definição de ações a partir de necessidades identificadas pelas áreas de negócio;

8. Aprovação das iniciativas priorizadas pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC);

9. Aprimoramento da gestão orçamentária buscando o alinhamento entre as ações executadas e a proposta orçamentária;

10. Acompanhamento sistemático da execução do PDTI pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), subsidiado pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI).

 

Organização da STI

A Secretaria de Tecnologia da Informação possui a seguinte estrutura organizacional:

organograma sti

 

 

Referencial Estratégico de TI

Missão

“Prover e manter soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para apoiar o cumprimento da missão institucional do TRE-GO”.

Visão

“Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de TIC e atender às expectativas de seus clientes”.

Valores do Planejamento Estratégico de TI

- Comprometimento: atuar com determinação, dedicação, empenho e celeridade;

- Segurança: salvaguardar o conjunto de informações institucionais, no sentido de preservar o valor que possuem para a organização ou indivíduo;

- Flexibilidade: compreender a necessidade de mudanças adotando medidas necessárias para promovê-las;

- Qualidade: buscar soluções que atendam às necessidades e expectativas dos usuários;

- Respeito: observar os preceitos, normas e diretrizes institucionais, bem como reconhecer e aceitar as diferenças entre as pessoas.

 

Objetivos estratégicos de TI

Tema  Item Descrição
Resultados OE.01 Promover a eficácia na execução das eleições informatizadas.
OE.02 Primar pela satisfação do usuário de TIC.
OE.03 Aprimorar processos de gestão de TI orientados às boas práticas.
Processos Internos OE.04 Promover a segurança da informação.
OE.05 Adotar padrões de desenvolvimento e sustentação de software.
OE.06 Garantir a disponibilidade de sistema de TIC essenciais ao judiciário.
OE.07  Gerenciar ações com eficiência e qualidade.
Recursos OE.08 Garantir a gestão e a execução dos recursos orçamentários de TIC.
OE.09 Aperfeiçoar as competências gerenciais e técnicas.
OE.10 Garantir a infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e Administrativas.

 

Alinhamento com a Estratégia da Instituição

O propósito do alinhamento estratégico é vincular a estratégia organizacional à estratégia de Tecnologia da Informação, procurando garantir que os objetivos institucionais sejam adequadamente suportados pela TI e que os recursos investidos gerem maior valor ao Tribunal.

A revisão do PDTI é balizada pelas diretrizes do Planejamento Estratégico de TIC 2016-2021, que por sua vez foi elaborado em alinhamento ao Planejamento Estratégico Institucional 2016-2021. No anexo IV, encontra-se o mapa estratégico do PETI. Essa integração oportuniza que se formulem as estratégias de TI apropriadas para alavancar os objetivos estratégicos do Tribunal de forma mais efetiva. O anexo V retrata um quadro resumo com o alinhamento entre os objetivos do PETI e PEI.

A figura, abaixo, demonstra a relação entre o PDTI e os Planejamentos Estratégicos de TIC e o Institucional:

imagem planos de acao

 

Resultados do PDTI anterior

O PDTI 2016/2018 foi aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), conforme Ata de Reunião ocorrida no dia 28/03/2016. O levantamento das iniciativas foi realizado, observando-se as iniciativas do PDTI 2015-2016, as novas demandas priorizadas pelo CGTIC e as ações determinadas pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), estabelecidas pela Resolução CNJ n° 211/2015.

O PDTI 2016-18 contemplou 43 (quarenta e três) iniciativas classificadas nas categorias de sistemas, infraestrutura, eleições e planejamento e gestão. Desse total, 35 (trinta e cinco) estavam inicialmente previstas em 2018 e 8 (oito) foram incluídas após nova priorização pelo CGTIC em 2018. As iniciativas revisadas constam nos autos do PAD n° 22840/2017.

No que tange ao andamento das iniciativas, registra-se que 25 (vinte e cinco) foram concluídas (58,14%), 13 (treze) encontram-se em andamento (30,23%), 4 (quatro) em homologação (9,30%) e 1 (uma) iniciativa aguarda definição de grupo de trabalho do TSE (2,33%).

Percentual de execução do PDTI 2016-2018

imagem pizza 1

Identificação das Necessidades

As necessidades identificadas, no PDTI vigente, foram compiladas de modo amplo, observando-se as iniciativas de TI, o Planejamento Estratégico de TIC 2016-2021, o Planejamento Estratégico do TRE-GO 2016-2021, as diretrizes do CNJ e as recomendações do TCU. Desta forma, é construído um relacionamento entre o atendimento dessas necessidades e a contribuição, direta ou indiretamente, para o alcance dos objetivos de TIC e, por conseguinte, do negócio da organização.

Destaca-se, ainda, especial atenção e cuidado no sentido de preservar a continuidade das demais ações em andamento.

Foram levantadas as seguintes necessidades:

Item Necessidade
N01 Garantir a infraestrutura de TIC e o suporte para os usuários, promovendo a segurança da informação e a continuidade dos serviços.
N02 Desenvolver, customizar e adquirir sistemas a fim de viabilizar a prestação de serviços judiciais e administrativos.
N03 Prestar suporte aos eventos institucionais, bem como ampliar os meios de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.
N04  Viabilizar a realização das Eleições informatizadas, buscando garantir eficiência no processo e prestar um serviço de excelência.
N05 Estabelecer estratégias e táticas de TI visando melhor contribuir para atingir os objetivos do Tribunal.

 

Levantamento e Priorização das Iniciativas

Visando atender às necessidades identificadas, foram apresentadas iniciativas, observando-se o PETI 2016-2021, o Planejamento Estratégico do TRE-GO 2016-2021, as iniciativas do PDTI 2016-2018, as novas solicitações das unidades, além das diretrizes do ENTIC-JUD e das recomendações do TCU.

Mediante informação da unidade da STI, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas informatizados deste Regional, explicitando a capacidade técnica da equipe de acordo com o tamanho ou porte dos sistemas, o CGTIC decidiu, no que tange às iniciativas de sistemas, adotar novos critérios de priorização, para que, assim, seja possível contemplar um maior número de unidades demandantes.

Foi criada uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar, visando a agilização da criação ou adaptação dos sistemas demandados. O tamanho ou porte do sistema, como também, a estimativa de prazo de entrega do produto final, foram definidos de acordo com o histórico de projetos similares já desenvolvidos e implantados anteriormente. Desta forma, considera-se:

Porte  Estimativa de tempo necessário para entrega do produto final
Pequeno
 -  Varia de 1 (um) a 3 (três) meses;
- Implantação de sistemas de terceiros, onde não é necessária a realização de manutenção evolutiva;
- Desenvolvimento interno de softwares de escopo mais reduzido e de menor complexidade.
Médio  -  Varia de 4 (quatro) a 12 (doze) meses;
- Implantação de sistemas de terceiros com necessidade de realização de manutenção evolutiva;
- Desenvolvimento interno de softwares de médio escopo e de maior complexidade do que os de pequeno porte.
Grande  ´- Acima de 12(doze) meses;
- Realização de manutenção evolutiva de maior escopo e complexidade em sistemas externos ou internos;
- Integração de sistemas externos, com softwares legados e heterogêneos;
- Desenvolvimento de sistemas que são executados em plataformas distintas, porém integradas como por exemplo: web, mobile e desktop;
 - Desenvolvimento interno de sistema corporativo e de maior complexidade.

 

Critérios de Priorização

O levantamento das iniciativas foi realizado, observando-se:

- Iniciativas do PDTI vigente (2016-2018);

- Novas demandas das unidades;

A priorização foi estabelecida segundo fatores críticos que impactam no bom andamento das ações das unidades do TRE-GO.

Em relação às iniciativas de sistemas, estas foram divididas de acordo com o tipo (Adaptação, Desenvolvimento e Aquisição), constituindo ciclos de desenvolvimento, compostos por duas equipes, de acordo com o porte e a complexidade. Houve a aprovação das iniciativas pelo CGTIC que, se necessário, pode reordená-las a qualquer momento.

Para as demais categorias, as iniciativas foram ordenadas, em sequência, com previsão de serem executadas dentro do ciclo do PDTI vigente. Em caso de necessidade, também poderão ser avaliadas e priorizadas pelo CGTIC.

Para a operacionalização do PDTI, as disciplinas de gestão de portfólios e projetos são boas práticas a serem seguidas. Neste sentido, no âmbito do PDTI, a previsão dos períodos de início e fim de cada ação, retrata a execução das iniciativas conforme às necessidades dos gestores das unidades. A presença desta informação contribuirá para:

- Gestão do Portfólio eficiente;

- Viabilização do acompanhamento periódico dos projetos;

- Correta disponibilização de recursos financeiros para a execução das ações priorizadas, compatível com o plano de contratações;

- Comunicação do andamento e dos resultados alcançados no PDTI;

- Fortalecimento do comprometimento e envolvimento de todos os interessados relevantes;

- Melhor alocação de equipes.

 

Iniciativas Priorizadas

Em maio 2019, foi realizada uma reunião do CGTIC para a avaliação e priorização das atuais e novas demandas de desenvolvimento dos sistemas (doc. PAD n° 4553/2019), com criação de equipe de desenvolvimento multidisciplinar, visando à agilização da criação ou adaptação dos sistemas demandados.

As iniciativas das áreas da STI foram consolidadas conforme exposto adiante.

Sistemas
Item  Iniciativa Origem Equipe Tipo¹ Prioridade
SIS01  Inventário de Patrimônio  SAO Equipe 1  AD 1
SIS02 Adaptação do Sistema - SGRH SGP Equipe 1 AD 2
SIS03 Sistema informatizado próprio de Ouvidoria  ORE Equipe 1 AD 3
SIS04  Adotar o sistema de Sanções do TRE-SE SJD Equipe 1 AD 4
SIS05  Migração do banco de dados do sistema BurnDown do Runin de urnas eletrônicas para o banco de dados do sistema Logusweb STI Equipe 1 AD 5
SIS06 Disponibilização do novo sistema de Jurisprudência, em funcionamento no TSE SJD e TP  Equipe 1  AD 6
SIS07 Sistema de frequência (integrando frequência nacional e espaço do servidor) SGP  Equipe 2 DS 1
SIS08 Gestão de Serviços Extraordinários - GSE 2.0 DG Equipe 2  DS 2
SIS09  Sistema de Controle e Conferência de Postagem SJD Equipe 2  DS 3
SIS10 GESCOMP - Relatórios  SGP Equipe 2  DS 4
SIS11  Sistema de Informação Gerencial – Módulo Orçamentário DG Equipe 3 DS 1
SIS12  E-social (desenvolvimento colaborativo) SGP Equipe 3 DS 2
SIS13 Sistema de cadastro e controle de reembolso de oficiais de justiça  SGP  Equipe 3  DS 3
SIS14 Controle de Avaliação de Desempenho para Movimentação Funcional SGP Equipe 3 DS 4
SIS15  Sistema de Gestão Estratégica AAGGE - AQ 1

Tipo¹: AD – Adaptação; AQ – Aquisição; DS – Desenvolvimento

 

Infraestrutura
Item Iniciativa Origem Prioridade
INF01 Reestruturação da rede lógica de dados TRE 1
INF02 Implementação do domínio. JUS TRE  2
INF03 Servidor de arquivos para os usuários do TRE-GO TRE 3
INF04 Criação do Catálogo de Serviços da STI  CGTIC 4
INF05 Estrutura redundante de serviços de TI CGTIC 5
INF06 Implantação de ferramenta de gestão de serviços de TI CNJ 6
INF07  Implantação de novos postos de atendimento ao Eleitor - Vapt Vupt TRE  7
INF08 Projeto de implantação de rede Wifi TRE  8
INF09  Implantação de nova solução de Backup  TRE 9
INF10  Infraestrutura para as Eleições 2020 TRE 10
INF11  Melhoria na velocidade da internet  PRES 11
INF12 Aquisição de máquinas ou softwares para registro de pesquisa de satisfação do cliente externo na Seção de Protocolo e Expedição SJD 12
INF13  Implantação do PJE no primeiro grau SJD 13

 

Eleições
Item Iniciativa Origem Prioridade
ELE01 Planejamento e acompanhamento das atividades relacionadas às Eleições 2020 TRE 1
ELE02 Gestão do Suporte às Urnas Eletrônicas TRE 2
ELE03 Gestão do Suporte aos Sistemas Eleitorais Informatizados: Cadastro de Eleitores, Registro de Candidaturas, Horário Eleitoral, Geração de Mídias, Totalização e Divulgação TRE  3
ELE04 Treinamentos e Simulados pertinentes às soluções de TI para as eleições 2020  TRE  4
ELE05  Eleições Suplementares  TRE 5
ELE06 Eleições da Comunidade TRE 6

 

Planejamento e Gestão
Item  Iniciativa Origem Prioridade
AGG01 Apoio às atividades relacionadas às Eleições 2020 TRE  1
AGG02 Revisão do PETI TRE  2
AGG03  Revisão do PDTI TRE  3
AGG04 Plano de Continuidade de Serviços essenciais de TIC CNJ 4
AGG05 Normatizar atividades extraordinárias na área de TIC CNJ  5
AGG06 Mapeamento de processos de TIC: PETI, PDTI, Portfólio de projetos e projetos CNJ 6
AGG07  Sistema de Governança Corporativa de TI  CNJ 7
AGG08  Instituir plantão na área de TIC CNJ 8

 

Plano de Iniciativas

O Plano de Iniciativas foi elaborado para suportar as necessidades levantadas, bem como evidenciar o alinhamento aos objetivos estratégicos do PETI, possibilitando, assim, um melhor gerenciamento de esforços e recursos.

N01. Necessidade

Garantir a infraestrutura de TIC e o suporte para os usuários, promovendo a segurança da informação e a continuidade dos serviços.

Item Iniciativa Objetivos PETI Resp.
N01.INF01  Reestruturação da rede lógica de dados  OE.04/OE.06
OE.07/OE.10
CINF
N01.INF02 Implementação do domínio. JUS OE.03/OE.04
 OE.10
 CINF
N01. NF03  Servidor de arquivos para os usuários do TRE-GO OE.02/OE.03
OE.04/OE.10
CINF
N01.INF04  Criação do Catálogo de Serviços da STI OE.02/OE.03
OE.04/OE.06
 OE.07
 CINF
N01.INF05 Estrutura redundante de serviços de TI OE.01/OE.02
 OE.03/ OE.04
 OE.06/ OE.08
 OE.10
 CINF
N01.INF08 Projeto de implantação de rede Wifi OE.02/ OE.04
 OE.10
 CINF
N01.INF09  Implantação de nova solução de Backup OE.03/ OE.04
 OE.07/ OE.10
CINF
N01.INF10  Infraestrutura para as Eleições 2020  OE.01/ OE.04
OE.06/ OE.10
CINF
N01.INF11 Melhoria na velocidade da internet  OE.02/ OE.04
 OE.10
 CINF
N01.INF12 Disponibilização de máquinas ou softwares para registro de pesquisa de satisfação do cliente externo na Seção de Protocolo e Expedição OE.02/ OE.10 CINF
N01.INF13 Implantação do PJE no primeiro grau OE.01/ OE.02
 OE.04/ OE.06
 OE.10
CINF

 

N02. Necessidade

Desenvolver, customizar e adquirir sistemas a fim de viabilizar a prestação de serviços judiciais e administrativos.

Item  Iniciativa Objetivos PETI Resp.
N02.SIS01 Inventário de Patrimônio OE.02/ OE.05
OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS02 Adaptação do Sistema - SGRH OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
 CESCO
N02.SIS03 Sistema informatizado próprio de Ouvidoria OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS04 Adotar o sistema de Sanções do TRE-SE  OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS05 Migração do banco de dados do sistema BurnDown do Runin de urnas eletrônicas para o banco de dados do sistema Logusweb OE.02/ OE.05
OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS06 Disponibilização do novo sistema de Jurisprudência, em funcionamento no TSE OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS07 Sistema de frequência (integrando frequência nacional e espaço do servidor) OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS08 Gestão de Serviços Extraordinários - GSE 2.0 OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS09 Sistema de Controle e Conferência de Postagem OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS10 GESCOMP - Relatórios  OE.02 / OE.03
OE.05 / OE.07
 OE.09 / OE.10
CESCO
N02.SIS11  Sistema de Informação Gerencial – Módulo Orçamentário  OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS12 E-social (desenvolvimento colaborativo) OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS13 Sistema de cadastro e controle de reembolso de oficiais de justiça OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS14 Controle de Avaliação de Desempenho para Movimentação Funcional OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO
N02.SIS15  Sistema de Gestão Estratégica OE.02/ OE.05
 OE.07/ OE.10
CESCO

 

N03. Necessidade

Prestar suporte aos eventos institucionais, bem como ampliar os meios de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.

Item Iniciativa Objetivos PETI Resp.
N03.ELE05  Eleições Suplementares OE.01 / OE.02
 OE.07 / OE.10
CSEL
N03.ELE06 Eleições da Comunidade OE.01 / OE.02
OE.07 / OE.10
CSEL
N03.INF07 Implantação de novos postos de atendimento ao Eleitor - Vapt Vupt. OE.02/ OE.06
 OE.10
CINF

 

N04. Necessidade

Viabilizar a realização das Eleições informatizadas, buscando garantir eficiência no processo e prestar um serviço de excelência.

Item Iniciativa  Objetivos PETI Resp.
N04.INF10  Infraestrutura para as Eleições 2020 OE.01 / OE.02
OE.04 / OE.10
CINF
N04.ELE01 Planejamento e acompanhamento das atividades relacionadas às Eleições 2020 OE.01 / OE.02
OE.03 / OE.04
 OE.07 / OE.08
 OE.10
CSEL
N04.ELE02 Gestão do Suporte às Urnas Eletrônicas OE.01 / OE.03
OE.07
 CSEL
N04.ELE03 Gestão do Suporte aos Sistemas Eleitorais Informatizados: Cadastro de Eleitores, Registro de Candidaturas, Horário Eleitoral, Geração de Mídias, Totalização e Divulgação OE.01 / OE.02
OE.04 / OE.06 OE.10
CSEL
N04.ELE04 Treinamentos e Simulados pertinentes às soluções de TI para as eleições 2020 OE.01 / OE.02
OE.07 / OE.10
CSEL

 

N05. Necessidade

Estabelecer estratégias e táticas de TI visando melhor contribuir para atingir os objetivos do Tribunal.

Item Iniciativa Objetivos PETI  Resp.
N05.INF06  Implantação de ferramenta de gestão de serviços de TI OE.02/ OE.03
 OE.07
CINF
N05.AGG01 Apoio às atividades relacionadas às Eleições 2020 OE.01 / OE.02
 OE.03 / OE.04
 OE.07 / OE.08
OE.10
AGSTI
N05.AGG02 Revisão do PETI  OE.03 / OE.07
OE.10
AGSTI
N05.AGG03 Revisão do PDTI OE.03 / OE.07
 OE.10
AGSTI
N05.AGG04 Estabelecer Plano de Continuidade de Serviços essenciais de TIC OE.01 / OE.02
 OE.03 / OE.04
OE.06 / OE.07
 OE.10
AGSTI
 CINF
N05.AGG05 Normatizar atividades extraordinárias na área de Tecnologia da Informação e Comunicação  OE.02 / OE.03
 OE.06
AGSTI
N05.AGG06  Mapeamento de processos de TI – PETI, PDTI, Portfólio de projetos e projetos OE.03 / OE.04
 OE.07
 AGSTI
N05.AGG07 Sistema de Governança Corporativa de TI OE.03 / OE.04
OE.06 / OE.08
AGSTI
N05.AGG08 Instituir plantão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação OE.02 / OE.03
 OE.06
AGSTI

 

Conclusão

Atualmente, a Tecnologia da Informação assumiu um importante papel no contexto da melhoria da eficiência do desempenho nos processos de negócio das organizações.

Nas instituições públicas, devido ao volume cada vez maior de recursos financeiros investidos em TI, novas regulamentações governamentais foram publicadas. Instrumentos formais inéditos vêm sendo instituídos, visando à melhoria dos controles e acompanhamentos financeiros e orçamentários, principalmente sobre os dispêndios com serviços e recursos de TI.

A busca por uma administração voltada para a melhoria da gestão dos recursos e para ampliação da qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, perpassa vários ciclos de execução de um bom planejamento de TI. Para manter esse propósito, o alinhamento entre as estratégias e ações de TI com as estratégias institucionais constitui-se pilar de sustentação.

Neste sentido, o PDTI possui predicados importantes como instrumento de apoio à gestão, pois permite foco, direcionamento e acompanhamento das diversas iniciativas de TI. Também torna possível conceber e tangibilizar uma política eficiente e eficaz de aplicação dos recursos em TI.

Destaca-se, ainda, que o êxito no alcance da missão da TI encontra-se alicerçado no processo de revisão sistemática do PDTI, pois viabiliza contínua participação da Alta Administração do Tribunal no delineamento mais assertivo das diversas iniciativas.

Por fim, com a manutenção de boas práticas de gestão, além da contribuição para o aprimoramento da governança corporativa de TI, é cada vez maior a perspectiva de gerar benefícios concretos, materializados na excelência da prestação dos serviços eleitorais aos usuários do TRE-GO.

 

Anexo I - Ciclo de vida do PDTI

imagem ciclo de vida do PDTI

 

Anexo II – Quadro de Pessoal da TI

ID Nome Unidade Vínculo
1 Dory Gonzaga Rodrigues GBSTI – Gabinete da STI Servidor
2  Maria Amélia de Azevedo GBSTI – Gabinete da STI Servidor
3  Marcílio Zaccarelli Bersaneti CINF – Coordenadoria de Infraestrutura  
4 Leandro Pires Rabelo SESRE – Seção de Suporte as Redes Servidor
5 Marcos Rogério Santiago  SESRE – Seção de Suporte as Redes Servidor
6  Yoshiyuki Kuwae  SESRE – Seção de Suporte as Redes Servidor
7 Alessandro Maurício de Jesus SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática Servidor
8 Claiton Neto de Araújo SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática Servidor
9 Nei Tavares Alves SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática Servidor
10  Aline Mikado SEPRO – Seção de Produção Servidor
11  Renato Oliveira da Silva SEPRO – Seção de Produção Servidor
12  Roberto César Rodrigues SEPRO – Seção de Produção Servidor
13 Cristina Aparecida de Oliveira Gomes SEGEC – Seção de Gestão da Central de Serviços Servidor
14 Frank Wendell Ribeiro SEGEC – Seção de Gestão da Central de Serviços Servidor
15  Maria de Lourdes José Guedes AGSTI – Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI Servidor
16 Paulo Sérgio Taira AGSTI – Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI Servidor
17 Augusto César de Castro Ovelar  AAGTI – Assistência de Apoio a Governança da TI Servidor
18 Leila Oliveira da Fonseca AAGTI – Assistência de Apoio a Governança da TI Servidor
19 Cleyton Luiz de Melo Eufrásio APGTI – Assistência de Planejamento e Gestão da TI Servidor
20 Luciana Costa Carvalho Félix APGTI – Assistência de Planejamento e Gestão da TI Servidor
21  Roberto Lima Manoel da Costa CESCO – Coordenadoria de Sistemas Corporativos Servidor
22 Alexandre Einstein Barcelos Cunha SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos Servidor
23 Januário Pereira do Couto SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos Servidor
24  Ramon de Freitas Elias Campos SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos Servidor
25 Victor Hugo Pinheiro Cunha SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos Servidor
26 Abrão Barbosa dos Santos Neto SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
27 Brayton Marques Santana SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
28 Chayner Cordeiro Barros SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
29 Marcos Mamede Ventura SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
30 Paulo Henrique da Silva SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
31 Rafael Dídimo Santos SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
32 Tales Marinho Godois SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas Servidor
33  Leonardo Antônio de Souza SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados Servidor
34 Luís Cláudio Fernandes SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados Servidor
35 Marcus Vinicius Britto Klein SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados Servidor
36  Patrício Rios Brandão CSEL – Coordenadoria de Sistemas Eleitorais Servidor
37 Antônio Celso Ramos Jubé  SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado Servidor
38 Arllys Freire Gomes SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado Servidor
39 Wilson Lima de Almeida  SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado Requisitado
40   Luciano Côvolo SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
41  Otacílio Alves de Castro Neto SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
42 Reinaldo Marques de Souza SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
43 Carina Fascin Berni SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
44 Célia Maria Gomes Paixão Borges Vieira SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
45 Márcio Antônio Duarte Oliveira SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
46 Maria Eliza Goulart Blumenschein SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral Servidor
      Em: Maio/2019

 

Anexo III - Plano de Capacitações (PAC)

Devido à restrição orçamentária, os cursos previstos estão direcionados para o tema segurança da informação, focando as seguintes áreas:

a) Desenvolvimento de sistemas:

- Desenvolvimento seguro;

- Administração de servidores de aplicação, nível básico;

- Administração de servidores de aplicação, nível avançado.

 

b) Infraestrutura:

Virtualização de servidores.

 

Anexo IV – Mapa Estratégico de TI

mapa estrategico

Anexo V – Alinhamento PETI X PEI

IMAGEM PETI X PEI

 

Anexo VI – Relacionamento entre Contratações e Iniciativas

O quadro sintético do Plano de Contratações de TIC a seguir, em consonância com o art. 7° caput da Resolução CNJ n° 182/2013, evidencia a alocação de recursos orçamentários para as iniciativas priorizadas neste documento, bem como o alinhamento aos objetivos estratégicos do Tribunal e de TI.

Os itens apresentados correspondem à última versão do Plano de Contratações revisado e aprovado em maio/2019, conforme consta no procedimento PAD n° 4561/2019.

É importante ressaltar que, além das contratações vinculadas às iniciativas deste PDTI, a tabela abaixo contempla itens referentes à manutenção de serviços em operação, ou seja, não se associam a um projeto estratégico específico.

Item PC Objeto Valor Estimado Alinhamento PETI e PEI Iniciativa



1



Prestação de suporte técnico especializado R$ 2.095.600,00 Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI07 OETI06
OETI03 OETI02
OETI01
Manutenção

2 a 9


Links comunicação de dados
R$ 1.998.838,07
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
OETI03 OETI02
OETI01
Manutenção INF08


10


Internet móvel
R$ 14.376,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
OETI03 OETI02
OETI01
INF11 INF07

11
Contratação dos serviços de suporte e garantia do equipamento de replicação de dados (VPLEX)
R$ 420.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI07
OETI06 OETI03
OETI04
INF05

12

Software (Oracle)

R$ 675.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI10 OETI07
OETI06 OETI03
OETI04
Manutenção

13

Software Aleph

R$ 3.624,98
Objetivo PEI: OE02
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
Manutenção

14

Sistema de Gestão de contratos

R$ 32.980,00
Objetivo PEI: OE02
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
Manutenção

15

Sistema Adobe Creative

R$ 20.000,00
Objetivo PEI: OE02
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
Manutenção

16

Serviços - Certificados Digitais

R$ 23.870,32
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI10 OETI04
INF13

17

Serviço de instalação, configuração e consultoria da solução de gerência de serviços de TI e Consultoria

R$ 114.574,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI07 OETI06
OETI10 OETI03
OETI02
INF04
 INF06

18

Suítes de escritório (Microsoft Office)

R$ 500.000,00
Objetivo PEI: OE02 OE05
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI10
INF10
 INF14
INF13

19

Licenças de acesso de usuários do módulo de gerenciamento de serviços da solução System Center

R$ 2.783,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
OETI03 OETI06
INF04
 INF06

20

Software de Backup

R$ 320.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI03 OETI07
OETI10 OETI06
INF09
21
Sistema operacional Microsoft Server e licenças de usuários
R$ 420.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
OETI10
INF02
 INF03
 INF05
22
Ferramenta de automatização de atividades de programação.
R$ 17.500,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
SIS01 SIS02
SIS03 SIS04
 SIS05 SIS06
 SIS07 SIS08
SIS09 SIS10
SIS11 SIS12
 SIS13 SIS14

23

Aquisição de licenças de software Gestão da Estratégia


R$ 95.000,00

Objetivo PEI: OE02
Objetivo PETI:
OETI02 OETI07
SIS15

24

Impressoras laser

R$ 84.918,90
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
INF14

25

Microcomputador

R$ 800.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
INF 07
INF10
 INF14
INF13

26

Monitores de vídeo para microcomputadores

R$ 160.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI: OETI10
INF14
INF10
 INF13

27

Notebook

R$ 180.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI: OETI10
INF10
INF14

28

Sensor biométrico de impressão digital

R$ 13.200,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI04 OETI10
Manutenção
29
Servidor de rede

R$ 1.600.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI04 OETI10
OETI06
INF05
INF10
30
Switch
R$ 584.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
INF01

31
Multifuncional monocromática de médio porte R$ 200.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
INF 07
INF10
 INF14
 INF13
32
Nobreak
R$ 38.400,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI04 OETI10
OETI06
INF 07
INF10
INF14
INF13

33

Impressora térmica tipo não fiscal para impressão de senhas.
R$ 24.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI:
OETI10 OETI06
Manutenção

34

Câmeras (Webcam)

R$ 8.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI: OETI10
INF14

35

Microfones

R$ 2.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI: OETI10
INF14

36

Materiais de consumo de processamento de dados

R$ 24.900,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI: OETI10
Manutenção

37

Cabos de fibra óptica

R$ 2.878,40
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI06 OETI10
Manutenção

38


Fitas de backup para Tape Library

R$ 53.900,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI:
OETI04 OETI10
OETI06
Manutenção

39

Toners para impressoras

R$ 66.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI: OETI10
Manutenção

40

Pendrives

R$ 60.000,00
Objetivo PEI: OE07
 Objetivo PETI: OETI10
INF10
 Manutenção

41

Disco rígido 1TB e Disco SSD.

R$ 61.000,00
Objetivo PEI: OE07
Objetivo PETI: OETI10
Manutenção

Este texto não substitui o publicado no DJE n° 193, de 16.10.2019, página 39.