PORTARIA N° 199/2019 – DG
O DIRETOR-GERAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 46, inciso XVIII, da Resolução TRE-GO n° 275/2017,
RESOLVE:
Art. 1° INSTITUIR o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás – TREGO para o período de 2019-2020, na forma do Anexo desta Portaria.
Art. 2° O acompanhamento da execução do PDTIC será de responsabilidade do Comitê Técnico de Gestão de Tecnologia da Informação – CTGTI, que apresentará semestralmente o resultado dos indicadores ao Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - GCTIC para análise e deliberação de eventuais ações corretivas.
Art. 3° O PDTIC poderá ser revisado pelo CTGTI em decorrência de alterações no planejamento estratégico corporativo, alterações orçamentárias e em casos excepcionais, com aprovação do CGTIC.
Art. 4° Os casos omissos ou excepcionais serão decididos pelo Diretor-Geral.
Art. 5° Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Goiânia, 02 de outubro de 2019.
CRISTINA TOKARSKI PERSIJN
Diretora-Geral em substituição
ANEXO
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2019/2020
Composição da STI
Secretário de Tecnologia da Informação
Dory Gonzaga Rodrigues
Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão
Paulo Sérgio Taira
Coordenadoria de Sistemas Corporativos
Roberto Lima Manoel da Costa
Coordenadoria de Infraestrutura
Marcílio Zaccarelli Bersaneti
Coordenadoria de Sistemas Eleitorais
Patrício Rios Brandão
Chefes de Seção
Alexandre Einstein Barcelos Cunha
Rafael Dídimo Santos
Leonardo Antônio De Souza
Marcos Rogério Santiago
Alessandro Maurício de Jesus
Renato Oliveira da Silva
Frank Wendell Ribeiro
Otacílio Alves de Castro Neto
Arllys Freire Gomes
Márcio Antônio Duarte Oliveira
Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC
Wilson Gamboge Júnior
Diretor-Geral - DG
José Carlos da Silva
Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral - AAGGE
Leonardo Sapiência Santos
Secretaria Judiciária - SJD
Cristina Tokarski Persijn
Secretaria de Administração e Orçamento - SAO
Adenir José de Sousa
Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Dory Gonzaga Rodrigues
Secretaria de Tecnologia da Informação - STI
Dory Gonzaga Rodrigues
Secretaria de Tecnologia da Informação - STI
Representante INTEGRAZONAS
Equipe de Elaboração
A revisão do PDTI 2019/2020 foi elaborada pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI) em conjunto com as unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação.
O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), instituído pela portaria n° 147/2012, tem como atribuição orientar e aprovar o PDTI. É composto pelo Diretor-Geral, o titular da Assessoria de Apoio à Governança e Gestão Estratégica da Diretoria-Geral, os titulares das Secretarias do Tribunal e um representante do INTEGRAZONAS.
Sumário
Apresentação .................................................................................................. 6
Metodologia Aplicada .................................................................................... 7
Processo de Revisão ..................................................................................... 8
Fatores Críticos para a execução do PDTI.................................................. 9
Documentos de Referência ........................................................................ 10
Princípios e Diretrizes ................................................................................. 11
Organização da STI ..................................................................................... 12
Referencial Estratégico de TI ..................................................................... 13
Objetivos estratégicos de TI ....................................................................... 14
Alinhamento com a Estratégia da Instituição ........................................... 15
Resultados do PDTI anterior ...................................................................... 16
Identificação das Necessidades ............................................................... 17
Levantamento e Priorização das Iniciativas ............................................ 18
Levantamento e Priorização das Iniciativas ............................................ 21
Plano de Iniciativas ..................................................................................... 23
Conclusão .................................................................................................... 27
Anexo I - Ciclo de vida do PDTI ................................................................ 28
Anexo II – Quadro de Pessoal da TI ......................................................... 29
Anexo III - Plano de Capacitações (PAC) ................................................ 32
Anexo IV – Mapa Estratégico de TI .......................................................... 33
Anexo V – Alinhamento PETI X PEI ......................................................... 34
Anexo VI – Relacionamento entre Contratações e Iniciativas .............. 35
Apresentação
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) constitui um importante instrumento de gestão, pois materializa o desdobramento do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) em iniciativas concretas e pertinentes.
Em nível estratégico, o PDTI representa as iniciativas que compreendem ações, programas e projetos, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que conectam os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) aos objetivos do Planejamento Estratégico do Tribunal (PEI), observando as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa integração busca contribuir com o efetivo cumprimento da missão institucional e alcance da visão de futuro por meio da sinergia que pode ser obtida com a formulação das estratégias de TI.
A evolução do posicionamento estratégico da Tecnologia da Informação, na organização, ratifica a expectativa da alta administração de se ter um instrumento que viabilize a inovação e melhoria dos processos de negócio, possibilite maior eficiência na execução dos investimentos do Tribunal e assegure melhor gerenciamento dos recursos críticos de TI – dados, aplicativos, infraestrutura e pessoas.
Este documento atualiza o andamento das iniciativas do PDTI vigente, como também apresenta a nova metodologia de priorização de sistemas, buscando, assim, manter a continuidade e o aprimoramento do PDTI 2016/2018. Com isso, é possível proporcionar benefícios para os usuários dos serviços de TIC, otimização dos recursos disponíveis e aprimoramento da gestão da TI, e, sobretudo, melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Por fim, esta revisão do PDTI vigente está em consonância com as recomendações Resolução CNJ n° 211/2015, além de buscar a observância das recomendações do TCU sobre Governança de TI. Neste processo, compete ao CGTIC coordenar a revisão, e posteriormente, sua aprovação.
Metodologia Aplicada
A elaboração do PDTI vigente foi adaptada do modelo disponibilizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para atender às necessidades específicas do TRE-GO.
A inclusão de novas iniciativas de TI, no PDTI, observa o fluxo a seguir:
- Análise técnica pela área de TI;
- Avaliação e aprovação pelo CGTIC;
- Inclusão no PDTI.
Sendo assim, a revisão do PDTI 2019/2020 foi produzida pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI) baseando-se no acompanhamento das iniciativas estabelecidas no PDTI corrente, juntamente com as novas demandas das unidades. Utilizando-se os novos critérios de priorização, explicitados neste documento, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação analisou e aprovou a nova classificação de iniciativas.
Outrossim, foram apresentados os planos complementares vigentes: Planos de Contratações e Investimentos, de Capacitações, bem como o quadro de pessoal de TI.
Processo de Revisão
A revisão estrutural do PDTI deve acontecer ao final de cada ano, de acordo com o Ciclo de vida do PDTI apresentado de forma sintética na tabela abaixo.
Ciclo de vida do PDTI
Fase | Mês |
Levantamento das necessidades e iniciativas | Janeiro e Fevereiro |
Consolidação das necessidades e iniciativas | Fevereiro |
Priorização das iniciativas pelo CGTIC | Maio |
Proposta orçamentária e Minuta do PDTI | Maio |
Aprovação do PDTI pelo CGTIC | Junho |
Divulgação do PDTI | Junho |
Acompanhamento do PDTI | Trimestral |
Dessa forma, a vigência do ciclo do PDTI abrange o período de junho do ano corrente até maio do exercício subsequente, de modo a proporcionar maior harmonia com o orçamento e o período da transição de gestão do Tribunal.
O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), após apresentação da minuta do PDTI, poderá solicitar ajustes e alterações que forem necessárias, visando à aprovação e publicação do documento. Após aprovação e divulgação, o PDTI é acompanhado ao longo de sua vigência, conforme ilustrado no Anexo I.
Este PDTI poderá ser revisado ou atualizado, extraordinariamente, a qualquer momento que o CGTIC julgar necessário.
Fatores Críticos para a execução do PDTI
A operacionalização do PDTI concretiza-se por meio da execução de ações objetivas. Pressupõe forte apoio das disciplinas da gestão de projetos como referência para uma boa execução. Além disso, outras práticas devem ser implementadas, visando ao sucesso na consecução das iniciativas:
- As iniciativas do PDTI devem ser gerenciadas como um portfólio composto por ações, programas ou projetos;
- Acompanhamento e gestão dos programas e dos projetos em execução, ambos com monitoramento de riscos;
- Designação de um responsável pelo gerenciamento para cada iniciativa/projeto;
- Elaboração de projetos de forma padronizada, ficando a cargo da Assistência de Planejamento e Gestão de TI o assessoramento das unidades da STI;
- Gerenciamento da integração do portfólio;
- Acompanhamento periódico da execução e do progresso dos projetos;
- Gerenciamento da documentação produzida pelos projetos;
- Comprometimento e envolvimento de todos os interessados relevantes;
- Gerenciamento de risco do projeto;
- Boa comunicação com os intervenientes do projeto;
- Comunicação do andamento e dos resultados alcançados no PDTI.
Documentos de Referência
Principais referências utilizadas para a elaboração deste PDTI:
- Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (PEI) 2016-2021, que estabelece os objetivos estratégicos e as metas institucionais do TRE;
- Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETI) 2016-2021 – estratégias de TI, estabelece os objetivos de TI alinhados ao Planejamento Estratégico institucional (PEI);
- Resolução CNJ n° 182 de 17 de outubro de 2013, que dispõe sobre diretrizes para as contratações de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação pelos órgãos submetidos ao controle administrativo e financeiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
- Resolução CNJ n° 211, de 15 de dezembro de 2015, que institui a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD);
- Acórdão TCU n° 2.308/2010 de 8 de setembro de 2010 e Acórdão TCU n° 2.585/2012 de 26 de setembro de 2012, que contêm recomendações e determinações aos órgãos da Administração Pública Federal em relação à governança de TI;
- Acórdão TCU n° 1.233/2012 de 23 de maio de 2012, trata-se de relatório consolidado das ações do TMS 6/2010, cujo objeto foi avaliar se a gestão e o uso da tecnologia da informação estão de acordo com a legislação e aderentes às boas práticas de governança de TI;
- Guia de Elaboração do PDTI do SISP: versão 2.0 - MPOG;
COBIT 5 – Control Objectives for Information and related Technology, 2007.
Princípios e Diretrizes
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação do TRE-GO foi elaborado considerando:
1. Princípio da melhoria contínua;
2. Observância das recomendações e orientações dos órgãos superiores e de controles;
3. Participação da Alta Administração na definição e acompanhamento das políticas de TI;
4. Estabelecimento de iniciativas que promovam o alcance dos objetivos estratégicos institucionais;
5. Elaboração e revisão do Planejamento Estratégico de TI (PETI), mantendo-o alinhado ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI);
6. Desdobramento do Planejamento Estratégico de TI em um plano tático, Plano Diretor de TI (PDTI);
7. Definição de ações a partir de necessidades identificadas pelas áreas de negócio;
8. Aprovação das iniciativas priorizadas pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC);
9. Aprimoramento da gestão orçamentária buscando o alinhamento entre as ações executadas e a proposta orçamentária;
10. Acompanhamento sistemático da execução do PDTI pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), subsidiado pela Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI (AGSTI).
Organização da STI
A Secretaria de Tecnologia da Informação possui a seguinte estrutura organizacional:
Referencial Estratégico de TI
Missão
“Prover e manter soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para apoiar o cumprimento da missão institucional do TRE-GO”.
Visão
“Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de TIC e atender às expectativas de seus clientes”.
Valores do Planejamento Estratégico de TI
- Comprometimento: atuar com determinação, dedicação, empenho e celeridade;
- Segurança: salvaguardar o conjunto de informações institucionais, no sentido de preservar o valor que possuem para a organização ou indivíduo;
- Flexibilidade: compreender a necessidade de mudanças adotando medidas necessárias para promovê-las;
- Qualidade: buscar soluções que atendam às necessidades e expectativas dos usuários;
- Respeito: observar os preceitos, normas e diretrizes institucionais, bem como reconhecer e aceitar as diferenças entre as pessoas.
Objetivos estratégicos de TI
Tema | Item | Descrição |
Resultados | OE.01 | Promover a eficácia na execução das eleições informatizadas. |
OE.02 | Primar pela satisfação do usuário de TIC. | |
OE.03 | Aprimorar processos de gestão de TI orientados às boas práticas. | |
Processos Internos | OE.04 | Promover a segurança da informação. |
OE.05 | Adotar padrões de desenvolvimento e sustentação de software. | |
OE.06 | Garantir a disponibilidade de sistema de TIC essenciais ao judiciário. | |
OE.07 | Gerenciar ações com eficiência e qualidade. | |
Recursos | OE.08 | Garantir a gestão e a execução dos recursos orçamentários de TIC. |
OE.09 | Aperfeiçoar as competências gerenciais e técnicas. | |
OE.10 | Garantir a infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e Administrativas. |
Alinhamento com a Estratégia da Instituição
O propósito do alinhamento estratégico é vincular a estratégia organizacional à estratégia de Tecnologia da Informação, procurando garantir que os objetivos institucionais sejam adequadamente suportados pela TI e que os recursos investidos gerem maior valor ao Tribunal.
A revisão do PDTI é balizada pelas diretrizes do Planejamento Estratégico de TIC 2016-2021, que por sua vez foi elaborado em alinhamento ao Planejamento Estratégico Institucional 2016-2021. No anexo IV, encontra-se o mapa estratégico do PETI. Essa integração oportuniza que se formulem as estratégias de TI apropriadas para alavancar os objetivos estratégicos do Tribunal de forma mais efetiva. O anexo V retrata um quadro resumo com o alinhamento entre os objetivos do PETI e PEI.
A figura, abaixo, demonstra a relação entre o PDTI e os Planejamentos Estratégicos de TIC e o Institucional:
Resultados do PDTI anterior
O PDTI 2016/2018 foi aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), conforme Ata de Reunião ocorrida no dia 28/03/2016. O levantamento das iniciativas foi realizado, observando-se as iniciativas do PDTI 2015-2016, as novas demandas priorizadas pelo CGTIC e as ações determinadas pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), estabelecidas pela Resolução CNJ n° 211/2015.
O PDTI 2016-18 contemplou 43 (quarenta e três) iniciativas classificadas nas categorias de sistemas, infraestrutura, eleições e planejamento e gestão. Desse total, 35 (trinta e cinco) estavam inicialmente previstas em 2018 e 8 (oito) foram incluídas após nova priorização pelo CGTIC em 2018. As iniciativas revisadas constam nos autos do PAD n° 22840/2017.
No que tange ao andamento das iniciativas, registra-se que 25 (vinte e cinco) foram concluídas (58,14%), 13 (treze) encontram-se em andamento (30,23%), 4 (quatro) em homologação (9,30%) e 1 (uma) iniciativa aguarda definição de grupo de trabalho do TSE (2,33%).
Percentual de execução do PDTI 2016-2018
Identificação das Necessidades
As necessidades identificadas, no PDTI vigente, foram compiladas de modo amplo, observando-se as iniciativas de TI, o Planejamento Estratégico de TIC 2016-2021, o Planejamento Estratégico do TRE-GO 2016-2021, as diretrizes do CNJ e as recomendações do TCU. Desta forma, é construído um relacionamento entre o atendimento dessas necessidades e a contribuição, direta ou indiretamente, para o alcance dos objetivos de TIC e, por conseguinte, do negócio da organização.
Destaca-se, ainda, especial atenção e cuidado no sentido de preservar a continuidade das demais ações em andamento.
Foram levantadas as seguintes necessidades:
Item | Necessidade |
N01 | Garantir a infraestrutura de TIC e o suporte para os usuários, promovendo a segurança da informação e a continuidade dos serviços. |
N02 | Desenvolver, customizar e adquirir sistemas a fim de viabilizar a prestação de serviços judiciais e administrativos. |
N03 | Prestar suporte aos eventos institucionais, bem como ampliar os meios de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. |
N04 | Viabilizar a realização das Eleições informatizadas, buscando garantir eficiência no processo e prestar um serviço de excelência. |
N05 | Estabelecer estratégias e táticas de TI visando melhor contribuir para atingir os objetivos do Tribunal. |
Levantamento e Priorização das Iniciativas
Visando atender às necessidades identificadas, foram apresentadas iniciativas, observando-se o PETI 2016-2021, o Planejamento Estratégico do TRE-GO 2016-2021, as iniciativas do PDTI 2016-2018, as novas solicitações das unidades, além das diretrizes do ENTIC-JUD e das recomendações do TCU.
Mediante informação da unidade da STI, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas informatizados deste Regional, explicitando a capacidade técnica da equipe de acordo com o tamanho ou porte dos sistemas, o CGTIC decidiu, no que tange às iniciativas de sistemas, adotar novos critérios de priorização, para que, assim, seja possível contemplar um maior número de unidades demandantes.
Foi criada uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar, visando a agilização da criação ou adaptação dos sistemas demandados. O tamanho ou porte do sistema, como também, a estimativa de prazo de entrega do produto final, foram definidos de acordo com o histórico de projetos similares já desenvolvidos e implantados anteriormente. Desta forma, considera-se:
Porte | Estimativa de tempo necessário para entrega do produto final |
Pequeno |
- Varia de 1 (um) a 3 (três) meses; - Implantação de sistemas de terceiros, onde não é necessária a realização de manutenção evolutiva; - Desenvolvimento interno de softwares de escopo mais reduzido e de menor complexidade. |
Médio | - Varia de 4 (quatro) a 12 (doze) meses; - Implantação de sistemas de terceiros com necessidade de realização de manutenção evolutiva; - Desenvolvimento interno de softwares de médio escopo e de maior complexidade do que os de pequeno porte. |
Grande | ´- Acima de 12(doze) meses; - Realização de manutenção evolutiva de maior escopo e complexidade em sistemas externos ou internos; - Integração de sistemas externos, com softwares legados e heterogêneos; - Desenvolvimento de sistemas que são executados em plataformas distintas, porém integradas como por exemplo: web, mobile e desktop; - Desenvolvimento interno de sistema corporativo e de maior complexidade. |
Critérios de Priorização
O levantamento das iniciativas foi realizado, observando-se:
- Iniciativas do PDTI vigente (2016-2018);
- Novas demandas das unidades;
A priorização foi estabelecida segundo fatores críticos que impactam no bom andamento das ações das unidades do TRE-GO.
Em relação às iniciativas de sistemas, estas foram divididas de acordo com o tipo (Adaptação, Desenvolvimento e Aquisição), constituindo ciclos de desenvolvimento, compostos por duas equipes, de acordo com o porte e a complexidade. Houve a aprovação das iniciativas pelo CGTIC que, se necessário, pode reordená-las a qualquer momento.
Para as demais categorias, as iniciativas foram ordenadas, em sequência, com previsão de serem executadas dentro do ciclo do PDTI vigente. Em caso de necessidade, também poderão ser avaliadas e priorizadas pelo CGTIC.
Para a operacionalização do PDTI, as disciplinas de gestão de portfólios e projetos são boas práticas a serem seguidas. Neste sentido, no âmbito do PDTI, a previsão dos períodos de início e fim de cada ação, retrata a execução das iniciativas conforme às necessidades dos gestores das unidades. A presença desta informação contribuirá para:
- Gestão do Portfólio eficiente;
- Viabilização do acompanhamento periódico dos projetos;
- Correta disponibilização de recursos financeiros para a execução das ações priorizadas, compatível com o plano de contratações;
- Comunicação do andamento e dos resultados alcançados no PDTI;
- Fortalecimento do comprometimento e envolvimento de todos os interessados relevantes;
- Melhor alocação de equipes.
Iniciativas Priorizadas
Em maio 2019, foi realizada uma reunião do CGTIC para a avaliação e priorização das atuais e novas demandas de desenvolvimento dos sistemas (doc. PAD n° 4553/2019), com criação de equipe de desenvolvimento multidisciplinar, visando à agilização da criação ou adaptação dos sistemas demandados.
As iniciativas das áreas da STI foram consolidadas conforme exposto adiante.
Sistemas | |||||
Item | Iniciativa | Origem | Equipe | Tipo¹ | Prioridade |
SIS01 | Inventário de Patrimônio | SAO | Equipe 1 | AD | 1 |
SIS02 | Adaptação do Sistema - SGRH | SGP | Equipe 1 | AD | 2 |
SIS03 | Sistema informatizado próprio de Ouvidoria | ORE | Equipe 1 | AD | 3 |
SIS04 | Adotar o sistema de Sanções do TRE-SE | SJD | Equipe 1 | AD | 4 |
SIS05 | Migração do banco de dados do sistema BurnDown do Runin de urnas eletrônicas para o banco de dados do sistema Logusweb | STI | Equipe 1 | AD | 5 |
SIS06 | Disponibilização do novo sistema de Jurisprudência, em funcionamento no TSE | SJD e TP | Equipe 1 | AD | 6 |
SIS07 | Sistema de frequência (integrando frequência nacional e espaço do servidor) | SGP | Equipe 2 | DS | 1 |
SIS08 | Gestão de Serviços Extraordinários - GSE 2.0 | DG | Equipe 2 | DS | 2 |
SIS09 | Sistema de Controle e Conferência de Postagem | SJD | Equipe 2 | DS | 3 |
SIS10 | GESCOMP - Relatórios | SGP | Equipe 2 | DS | 4 |
SIS11 | Sistema de Informação Gerencial – Módulo Orçamentário | DG | Equipe 3 | DS | 1 |
SIS12 | E-social (desenvolvimento colaborativo) | SGP | Equipe 3 | DS | 2 |
SIS13 | Sistema de cadastro e controle de reembolso de oficiais de justiça | SGP | Equipe 3 | DS | 3 |
SIS14 | Controle de Avaliação de Desempenho para Movimentação Funcional | SGP | Equipe 3 | DS | 4 |
SIS15 | Sistema de Gestão Estratégica | AAGGE | - | AQ | 1 |
Tipo¹: AD – Adaptação; AQ – Aquisição; DS – Desenvolvimento
Infraestrutura | |||
Item | Iniciativa | Origem | Prioridade |
INF01 | Reestruturação da rede lógica de dados | TRE | 1 |
INF02 | Implementação do domínio. JUS | TRE | 2 |
INF03 | Servidor de arquivos para os usuários do TRE-GO | TRE | 3 |
INF04 | Criação do Catálogo de Serviços da STI | CGTIC | 4 |
INF05 | Estrutura redundante de serviços de TI | CGTIC | 5 |
INF06 | Implantação de ferramenta de gestão de serviços de TI | CNJ | 6 |
INF07 | Implantação de novos postos de atendimento ao Eleitor - Vapt Vupt | TRE | 7 |
INF08 | Projeto de implantação de rede Wifi | TRE | 8 |
INF09 | Implantação de nova solução de Backup | TRE | 9 |
INF10 | Infraestrutura para as Eleições 2020 | TRE | 10 |
INF11 | Melhoria na velocidade da internet | PRES | 11 |
INF12 | Aquisição de máquinas ou softwares para registro de pesquisa de satisfação do cliente externo na Seção de Protocolo e Expedição | SJD | 12 |
INF13 | Implantação do PJE no primeiro grau | SJD | 13 |
Eleições | |||
Item | Iniciativa | Origem | Prioridade |
ELE01 | Planejamento e acompanhamento das atividades relacionadas às Eleições 2020 | TRE | 1 |
ELE02 | Gestão do Suporte às Urnas Eletrônicas | TRE | 2 |
ELE03 | Gestão do Suporte aos Sistemas Eleitorais Informatizados: Cadastro de Eleitores, Registro de Candidaturas, Horário Eleitoral, Geração de Mídias, Totalização e Divulgação | TRE | 3 |
ELE04 | Treinamentos e Simulados pertinentes às soluções de TI para as eleições 2020 | TRE | 4 |
ELE05 | Eleições Suplementares | TRE | 5 |
ELE06 | Eleições da Comunidade | TRE | 6 |
Planejamento e Gestão | |||
Item | Iniciativa | Origem | Prioridade |
AGG01 | Apoio às atividades relacionadas às Eleições 2020 | TRE | 1 |
AGG02 | Revisão do PETI | TRE | 2 |
AGG03 | Revisão do PDTI | TRE | 3 |
AGG04 | Plano de Continuidade de Serviços essenciais de TIC | CNJ | 4 |
AGG05 | Normatizar atividades extraordinárias na área de TIC | CNJ | 5 |
AGG06 | Mapeamento de processos de TIC: PETI, PDTI, Portfólio de projetos e projetos | CNJ | 6 |
AGG07 | Sistema de Governança Corporativa de TI | CNJ | 7 |
AGG08 | Instituir plantão na área de TIC | CNJ | 8 |
Plano de Iniciativas
O Plano de Iniciativas foi elaborado para suportar as necessidades levantadas, bem como evidenciar o alinhamento aos objetivos estratégicos do PETI, possibilitando, assim, um melhor gerenciamento de esforços e recursos.
N01. Necessidade
Garantir a infraestrutura de TIC e o suporte para os usuários, promovendo a segurança da informação e a continuidade dos serviços.
Item | Iniciativa | Objetivos PETI | Resp. |
N01.INF01 | Reestruturação da rede lógica de dados | OE.04/OE.06 OE.07/OE.10 |
CINF |
N01.INF02 | Implementação do domínio. JUS | OE.03/OE.04 OE.10 |
CINF |
N01. NF03 | Servidor de arquivos para os usuários do TRE-GO | OE.02/OE.03 OE.04/OE.10 |
CINF |
N01.INF04 | Criação do Catálogo de Serviços da STI | OE.02/OE.03 OE.04/OE.06 OE.07 |
CINF |
N01.INF05 | Estrutura redundante de serviços de TI | OE.01/OE.02 OE.03/ OE.04 OE.06/ OE.08 OE.10 |
CINF |
N01.INF08 | Projeto de implantação de rede Wifi | OE.02/ OE.04 OE.10 |
CINF |
N01.INF09 | Implantação de nova solução de Backup | OE.03/ OE.04 OE.07/ OE.10 |
CINF |
N01.INF10 | Infraestrutura para as Eleições 2020 | OE.01/ OE.04 OE.06/ OE.10 |
CINF |
N01.INF11 | Melhoria na velocidade da internet | OE.02/ OE.04 OE.10 |
CINF |
N01.INF12 | Disponibilização de máquinas ou softwares para registro de pesquisa de satisfação do cliente externo na Seção de Protocolo e Expedição | OE.02/ OE.10 | CINF |
N01.INF13 | Implantação do PJE no primeiro grau | OE.01/ OE.02 OE.04/ OE.06 OE.10 |
CINF |
N02. Necessidade
Desenvolver, customizar e adquirir sistemas a fim de viabilizar a prestação de serviços judiciais e administrativos.
Item | Iniciativa | Objetivos PETI | Resp. |
N02.SIS01 | Inventário de Patrimônio | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS02 | Adaptação do Sistema - SGRH | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS03 | Sistema informatizado próprio de Ouvidoria | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS04 | Adotar o sistema de Sanções do TRE-SE | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS05 | Migração do banco de dados do sistema BurnDown do Runin de urnas eletrônicas para o banco de dados do sistema Logusweb | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS06 | Disponibilização do novo sistema de Jurisprudência, em funcionamento no TSE | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS07 | Sistema de frequência (integrando frequência nacional e espaço do servidor) | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS08 | Gestão de Serviços Extraordinários - GSE 2.0 | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS09 | Sistema de Controle e Conferência de Postagem | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS10 | GESCOMP - Relatórios | OE.02 / OE.03 OE.05 / OE.07 OE.09 / OE.10 |
CESCO |
N02.SIS11 | Sistema de Informação Gerencial – Módulo Orçamentário | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS12 | E-social (desenvolvimento colaborativo) | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS13 | Sistema de cadastro e controle de reembolso de oficiais de justiça | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS14 | Controle de Avaliação de Desempenho para Movimentação Funcional | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N02.SIS15 | Sistema de Gestão Estratégica | OE.02/ OE.05 OE.07/ OE.10 |
CESCO |
N03. Necessidade
Prestar suporte aos eventos institucionais, bem como ampliar os meios de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.
Item | Iniciativa | Objetivos PETI | Resp. |
N03.ELE05 | Eleições Suplementares | OE.01 / OE.02 OE.07 / OE.10 |
CSEL |
N03.ELE06 | Eleições da Comunidade | OE.01 / OE.02 OE.07 / OE.10 |
CSEL |
N03.INF07 | Implantação de novos postos de atendimento ao Eleitor - Vapt Vupt. | OE.02/ OE.06 OE.10 |
CINF |
N04. Necessidade
Viabilizar a realização das Eleições informatizadas, buscando garantir eficiência no processo e prestar um serviço de excelência.
Item | Iniciativa | Objetivos PETI | Resp. |
N04.INF10 | Infraestrutura para as Eleições 2020 | OE.01 / OE.02 OE.04 / OE.10 |
CINF |
N04.ELE01 | Planejamento e acompanhamento das atividades relacionadas às Eleições 2020 | OE.01 / OE.02 OE.03 / OE.04 OE.07 / OE.08 OE.10 |
CSEL |
N04.ELE02 | Gestão do Suporte às Urnas Eletrônicas | OE.01 / OE.03 OE.07 |
CSEL |
N04.ELE03 | Gestão do Suporte aos Sistemas Eleitorais Informatizados: Cadastro de Eleitores, Registro de Candidaturas, Horário Eleitoral, Geração de Mídias, Totalização e Divulgação | OE.01 / OE.02 OE.04 / OE.06 OE.10 |
CSEL |
N04.ELE04 | Treinamentos e Simulados pertinentes às soluções de TI para as eleições 2020 | OE.01 / OE.02 OE.07 / OE.10 |
CSEL |
N05. Necessidade
Estabelecer estratégias e táticas de TI visando melhor contribuir para atingir os objetivos do Tribunal.
Item | Iniciativa | Objetivos PETI | Resp. |
N05.INF06 | Implantação de ferramenta de gestão de serviços de TI | OE.02/ OE.03 OE.07 |
CINF |
N05.AGG01 | Apoio às atividades relacionadas às Eleições 2020 | OE.01 / OE.02 OE.03 / OE.04 OE.07 / OE.08 OE.10 |
AGSTI |
N05.AGG02 | Revisão do PETI | OE.03 / OE.07 OE.10 |
AGSTI |
N05.AGG03 | Revisão do PDTI | OE.03 / OE.07 OE.10 |
AGSTI |
N05.AGG04 | Estabelecer Plano de Continuidade de Serviços essenciais de TIC | OE.01 / OE.02 OE.03 / OE.04 OE.06 / OE.07 OE.10 |
AGSTI CINF |
N05.AGG05 | Normatizar atividades extraordinárias na área de Tecnologia da Informação e Comunicação | OE.02 / OE.03 OE.06 |
AGSTI |
N05.AGG06 | Mapeamento de processos de TI – PETI, PDTI, Portfólio de projetos e projetos | OE.03 / OE.04 OE.07 |
AGSTI |
N05.AGG07 | Sistema de Governança Corporativa de TI | OE.03 / OE.04 OE.06 / OE.08 |
AGSTI |
N05.AGG08 | Instituir plantão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação | OE.02 / OE.03 OE.06 |
AGSTI |
Conclusão
Atualmente, a Tecnologia da Informação assumiu um importante papel no contexto da melhoria da eficiência do desempenho nos processos de negócio das organizações.
Nas instituições públicas, devido ao volume cada vez maior de recursos financeiros investidos em TI, novas regulamentações governamentais foram publicadas. Instrumentos formais inéditos vêm sendo instituídos, visando à melhoria dos controles e acompanhamentos financeiros e orçamentários, principalmente sobre os dispêndios com serviços e recursos de TI.
A busca por uma administração voltada para a melhoria da gestão dos recursos e para ampliação da qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, perpassa vários ciclos de execução de um bom planejamento de TI. Para manter esse propósito, o alinhamento entre as estratégias e ações de TI com as estratégias institucionais constitui-se pilar de sustentação.
Neste sentido, o PDTI possui predicados importantes como instrumento de apoio à gestão, pois permite foco, direcionamento e acompanhamento das diversas iniciativas de TI. Também torna possível conceber e tangibilizar uma política eficiente e eficaz de aplicação dos recursos em TI.
Destaca-se, ainda, que o êxito no alcance da missão da TI encontra-se alicerçado no processo de revisão sistemática do PDTI, pois viabiliza contínua participação da Alta Administração do Tribunal no delineamento mais assertivo das diversas iniciativas.
Por fim, com a manutenção de boas práticas de gestão, além da contribuição para o aprimoramento da governança corporativa de TI, é cada vez maior a perspectiva de gerar benefícios concretos, materializados na excelência da prestação dos serviços eleitorais aos usuários do TRE-GO.
Anexo I - Ciclo de vida do PDTI
Anexo II – Quadro de Pessoal da TI
ID | Nome | Unidade | Vínculo |
1 | Dory Gonzaga Rodrigues | GBSTI – Gabinete da STI | Servidor |
2 | Maria Amélia de Azevedo | GBSTI – Gabinete da STI | Servidor |
3 | Marcílio Zaccarelli Bersaneti | CINF – Coordenadoria de Infraestrutura | |
4 | Leandro Pires Rabelo | SESRE – Seção de Suporte as Redes | Servidor |
5 | Marcos Rogério Santiago | SESRE – Seção de Suporte as Redes | Servidor |
6 | Yoshiyuki Kuwae | SESRE – Seção de Suporte as Redes | Servidor |
7 | Alessandro Maurício de Jesus | SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática | Servidor |
8 | Claiton Neto de Araújo | SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática | Servidor |
9 | Nei Tavares Alves | SEMIC – Seção de Suporte a Microinformática | Servidor |
10 | Aline Mikado | SEPRO – Seção de Produção | Servidor |
11 | Renato Oliveira da Silva | SEPRO – Seção de Produção | Servidor |
12 | Roberto César Rodrigues | SEPRO – Seção de Produção | Servidor |
13 | Cristina Aparecida de Oliveira Gomes | SEGEC – Seção de Gestão da Central de Serviços | Servidor |
14 | Frank Wendell Ribeiro | SEGEC – Seção de Gestão da Central de Serviços | Servidor |
15 | Maria de Lourdes José Guedes | AGSTI – Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI | Servidor |
16 | Paulo Sérgio Taira | AGSTI – Assessoria de Planejamento, Governança e Gestão da STI | Servidor |
17 | Augusto César de Castro Ovelar | AAGTI – Assistência de Apoio a Governança da TI | Servidor |
18 | Leila Oliveira da Fonseca | AAGTI – Assistência de Apoio a Governança da TI | Servidor |
19 | Cleyton Luiz de Melo Eufrásio | APGTI – Assistência de Planejamento e Gestão da TI | Servidor |
20 | Luciana Costa Carvalho Félix | APGTI – Assistência de Planejamento e Gestão da TI | Servidor |
21 | Roberto Lima Manoel da Costa | CESCO – Coordenadoria de Sistemas Corporativos | Servidor |
22 | Alexandre Einstein Barcelos Cunha | SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos | Servidor |
23 | Januário Pereira do Couto | SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos | Servidor |
24 | Ramon de Freitas Elias Campos | SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos | Servidor |
25 | Victor Hugo Pinheiro Cunha | SESCO – Seção de Suporte aos Sistemas Corporativos | Servidor |
26 | Abrão Barbosa dos Santos Neto | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
27 | Brayton Marques Santana | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
28 | Chayner Cordeiro Barros | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
29 | Marcos Mamede Ventura | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
30 | Paulo Henrique da Silva | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
31 | Rafael Dídimo Santos | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
32 | Tales Marinho Godois | SEDIS – Seção de Desenvolvimento e Implementação de Sistemas | Servidor |
33 | Leonardo Antônio de Souza | SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados | Servidor |
34 | Luís Cláudio Fernandes | SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados | Servidor |
35 | Marcus Vinicius Britto Klein | SEBDA – Seção de Administração de Banco de Dados | Servidor |
36 | Patrício Rios Brandão | CSEL – Coordenadoria de Sistemas Eleitorais | Servidor |
37 | Antônio Celso Ramos Jubé | SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado | Servidor |
38 | Arllys Freire Gomes | SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado | Servidor |
39 | Wilson Lima de Almeida | SEVIN – Seção de Suporte ao Voto Informatizado | Requisitado |
40 | Luciano Côvolo | SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
41 | Otacílio Alves de Castro Neto | SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
42 | Reinaldo Marques de Souza | SESEL – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
43 | Carina Fascin Berni | SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
44 | Célia Maria Gomes Paixão Borges Vieira | SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
45 | Márcio Antônio Duarte Oliveira | SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
46 | Maria Eliza Goulart Blumenschein | SECAD – Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral | Servidor |
Em: Maio/2019 |
Anexo III - Plano de Capacitações (PAC)
Devido à restrição orçamentária, os cursos previstos estão direcionados para o tema segurança da informação, focando as seguintes áreas:
a) Desenvolvimento de sistemas:
- Desenvolvimento seguro;
- Administração de servidores de aplicação, nível básico;
- Administração de servidores de aplicação, nível avançado.
b) Infraestrutura:
Virtualização de servidores.
Anexo IV – Mapa Estratégico de TI
Anexo V – Alinhamento PETI X PEI
Anexo VI – Relacionamento entre Contratações e Iniciativas
O quadro sintético do Plano de Contratações de TIC a seguir, em consonância com o art. 7° caput da Resolução CNJ n° 182/2013, evidencia a alocação de recursos orçamentários para as iniciativas priorizadas neste documento, bem como o alinhamento aos objetivos estratégicos do Tribunal e de TI.
Os itens apresentados correspondem à última versão do Plano de Contratações revisado e aprovado em maio/2019, conforme consta no procedimento PAD n° 4561/2019.
É importante ressaltar que, além das contratações vinculadas às iniciativas deste PDTI, a tabela abaixo contempla itens referentes à manutenção de serviços em operação, ou seja, não se associam a um projeto estratégico específico.
Item PC | Objeto | Valor Estimado | Alinhamento PETI e PEI | Iniciativa |
1 |
Prestação de suporte técnico especializado | R$ 2.095.600,00 | Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI07 OETI06 OETI03 OETI02 OETI01 |
Manutenção |
2 a 9 |
Links comunicação de dados |
R$ 1.998.838,07 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 OETI03 OETI02 OETI01 |
Manutenção INF08 |
10 |
Internet móvel |
R$ 14.376,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 OETI03 OETI02 OETI01 |
INF11 INF07 |
11 |
Contratação dos serviços de suporte e garantia do equipamento de replicação de dados (VPLEX) |
R$ 420.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI07 OETI06 OETI03 OETI04 |
INF05 |
12 |
Software (Oracle) |
R$ 675.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI07 OETI06 OETI03 OETI04 |
Manutenção |
13 |
Software Aleph |
R$ 3.624,98 |
Objetivo PEI: OE02 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 |
Manutenção |
14 |
Sistema de Gestão de contratos |
R$ 32.980,00 |
Objetivo PEI: OE02 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 |
Manutenção |
15 |
Sistema Adobe Creative |
R$ 20.000,00 |
Objetivo PEI: OE02 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 |
Manutenção |
16 |
Serviços - Certificados Digitais |
R$ 23.870,32 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI04 |
INF13 |
17 |
Serviço de instalação, configuração e consultoria da solução de gerência de serviços de TI e Consultoria |
R$ 114.574,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI07 OETI06 OETI10 OETI03 OETI02 |
INF04 INF06 |
18 |
Suítes de escritório (Microsoft Office) |
R$ 500.000,00 |
Objetivo PEI: OE02 OE05 Objetivo PETI: OETI02 OETI10 |
INF10 INF14 INF13 |
19 |
Licenças de acesso de usuários do módulo de gerenciamento de serviços da solução System Center |
R$ 2.783,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 OETI03 OETI06 |
INF04 INF06 |
20 |
Software de Backup |
R$ 320.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI03 OETI07 OETI10 OETI06 |
INF09 |
21 |
Sistema operacional Microsoft Server e licenças de usuários |
R$ 420.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 OETI10 |
INF02 INF03 INF05 |
22 |
Ferramenta de automatização de atividades de programação. |
R$ 17.500,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 |
SIS01 SIS02 SIS03 SIS04 SIS05 SIS06 SIS07 SIS08 SIS09 SIS10 SIS11 SIS12 SIS13 SIS14 |
23 |
Aquisição de licenças de software Gestão da Estratégia |
R$ 95.000,00 |
Objetivo PEI: OE02 Objetivo PETI: OETI02 OETI07 |
SIS15 |
24 |
Impressoras laser |
R$ 84.918,90 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 |
INF14 |
25 |
Microcomputador |
R$ 800.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 |
INF 07 INF10 INF14 INF13 |
26 |
Monitores de vídeo para microcomputadores |
R$ 160.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
INF14 INF10 INF13 |
27 |
Notebook |
R$ 180.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
INF10 INF14 |
28 |
Sensor biométrico de impressão digital |
R$ 13.200,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI04 OETI10 |
Manutenção |
29 | Servidor de rede |
R$ 1.600.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI04 OETI10 OETI06 |
INF05 INF10 |
30 | Switch |
R$ 584.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 |
INF01 |
31 |
Multifuncional monocromática de médio porte | R$ 200.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 |
INF 07 INF10 INF14 INF13 |
32 |
Nobreak |
R$ 38.400,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI04 OETI10 OETI06 |
INF 07 INF10 INF14 INF13 |
33 |
Impressora térmica tipo não fiscal para impressão de senhas. |
R$ 24.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 OETI06 |
Manutenção |
34 |
Câmeras (Webcam) |
R$ 8.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
INF14 |
35 |
Microfones |
R$ 2.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
INF14 |
36 |
Materiais de consumo de processamento de dados |
R$ 24.900,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
Manutenção |
37 |
Cabos de fibra óptica |
R$ 2.878,40 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI06 OETI10 |
Manutenção |
38 |
Fitas de backup para Tape Library |
R$ 53.900,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI04 OETI10 OETI06 |
Manutenção |
39 |
Toners para impressoras |
R$ 66.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
Manutenção |
40 |
Pendrives |
R$ 60.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
INF10 Manutenção |
41 |
Disco rígido 1TB e Disco SSD. |
R$ 61.000,00 |
Objetivo PEI: OE07 Objetivo PETI: OETI10 |
Manutenção |
Este texto não substitui o publicado no DJE n° 193, de 16.10.2019, página 39.